MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 05-08-2012, 03:29 PM
( E )'s Avatar
( E ) ( E ) is offline
Member
 
Join Date: Dec 2011
Location: RS - Brazil
Posts: 25
Dom Manuel I

Bom dia a todos!

Gostaria de apresentar para voc?s a minha primeira faca. Um pouco demorada, pois, como muitos que come?am, foi feita com arco de serra, lima e lixa apenas. Provavelmente, eu continue fazendo poucas facas e assim, ? base de calo e sangue, rs!, pois seria muito complicado levar certos equipamentos comigo pelas cidades que pretendo morar. O que importa, ? que mesmo da maneira mais simples, foi poss?vel saciar esta velha curiosidade.

Acompanho atentamente as discuss?es neste f?rum, como um aluno de olhos arregalados sentado na primeira fila da sala, e mesmo que voc?s, mestres, n?o admirem meu trabalho, terei sempre um enorme respeito por dividirem abertamente seus conhecimentos e experi?ncias com quem tem interesse em aprender.

Comecei duas facas ao mesmo tempo, pois arrumei dois feixes de molas de larguras diferentes. Pensei, talvez fazendo o TT nas duas juntas, eu tivesse mais chances de pelo menos uma sair inteira e terminar um dos projetos. Felizmente, ocorreu tudo bem com as duas e ap?s o revenimento, me dediquei ao t?rmino de uma de cada vez.

Farei gravura nas duas l?minas, os desenhos j? est?o prontos no papel, por?m, como mudarei de cidade no final desta semana, achei sensato trabalhar esta etapa com calma assim que chegar na nova casa.

Gosto de abusar da fotografia, e como tenho mostrado o processo das facas em outros f?runs, acabei n?o me importando com um pouco mais de express?o nas imagens finais. Me desculpem se isto for um inc?modo, portanto, se for necess?rio, n?o pouparei esfor?os para remediar a situa??o.

N?o sei definir o estilo desta faca que fiz, desenhei livremente para chegar num certo equil?brio. Se souberem e quiserem me ajudar, serei novamente grato. Ent?o, esta primeira, feita por desbaste de feixe de mola de Kombi, com t?mpera seletiva em parafina e duplo revenimento; 115 mm de l?mina, 230 mm de comprimento total e 2 mm de espessura; bolster em lat?o com trabalho de lima; cabo de angelim-pedra com espa?adores em couro tingidos e pinos em lat?o; bainha de couro bovino, tingida na cor nogueira e tratada com ?leo de mocot? (o que a escureceu agradavelmente), costurada a m?o com linha encerada bege.

Batizada de Dom Manuel I - refer?ncia ? um dos barcos de onde moro h? oito meses.

Espero mesmo que gostem. Qualquer coment?rio ? bem-vindo, amigos.

Grande Abra?o!



















__________________
Elias Junior
Reply With Quote
  #2  
Old 05-09-2012, 09:54 AM
Hilton Mendes Hilton Mendes is offline
Steel Addict
 
Join Date: Apr 2010
Location: Monte Verde - MG
Posts: 106
Elias,
Antes que os mestres opinem, deixe-me dar minhas impress?es.

Nota-se um capricho enorme no acabamento da lamina, cabo e bainha.

Parabens... sendo a primeira, 10x parabens !

Gostei do shape do cabo. N?o sei se essa era a inten??o, mas angico foi ingrato com vc pois ficou com mas lascas... nada que tire o merito do seu trabalho.... a ingratid?o foi dele.. :-)

O que me chama a aten??o na l?mina ? o dente entre o fio (choil ?) e o que seria um ricasso....

Opini?o pessoal, o fio poderia ter ido ate o final ou mesmo ter um ricasso...

Nada disso tira o merito da execu??o... que venham mais.


Parabens !!!!


Hilton
Reply With Quote
  #3  
Old 05-09-2012, 10:02 AM
dz farias's Avatar
dz farias dz farias is offline
Guru
 
Join Date: Feb 2006
Posts: 1,365
Parabens pela primeira faca ela ? sempre um marca para cada cuteleiro.

Quanto a bainha nao tenho nada a falar a nao ser que esta muito linda e pelas fotos muito bem feita.

Em referencia a tua faca o que eu vou falar ? so uma questao de estetica mas isto ? uma coisa muito pessoal e por tanto nao leve para o lado pessoal ou como uma critica.

Como ? a tua primeira faca esta muito bem acabada e a combina?ao de materiais ficou muito Harmoniosa.

Mas procure olhar mais o angulo da lamina, achei a parte da ponta da tua faca um tanto bolachuda. E o final do cabo um tanto fino, lembre-se que ele tem que ficar firme na mao e cabos um pouco mais largos na parte de tras dao uma pega melhor.

Continue assim que vai muito bem. Mais uma vez parabens.

Abra?os


__________________
Victor S. Farias

DZ.FARIAS@GMAIL.COM

Visitem meu blog. Abra?os http://dzfarias.blogspot.com/
Reply With Quote
  #4  
Old 05-09-2012, 10:15 AM
( E )'s Avatar
( E ) ( E ) is offline
Member
 
Join Date: Dec 2011
Location: RS - Brazil
Posts: 25
Muito grato pelo seu coment?rio e elogio, Hilton! Usei esta madeira porque queria uma rela??o com o que estou vivendo no momento, ela ? muito usada nas casarias das embarca??es daqui. Com o peda?o que ganhei, antes de colocar no cabo, testei em algumas outras ferramentas para gravura que fiz. Gostei do resultado nestes experimentos, mas no cabo da faca, talvez por causa do p? de lat?o, couro e a?o no lixamento, o resultado n?o saiu como eu esperava. O angelim reagiu de maneira diferente. N?o me desagrada, por?m poderia ter ficado bem mais interessante como nestas outras provas.

Para a outra faca que mencionei usarei rabo-de-macaco, outra madeira muito comum nesta regi?o. At? onde pesquisei, ? uma madeira boa para esta inten??o. Contudo, aceito qualquer opini?o a respeito.

Sobre o ricasso, o fio chega somente at? aquele dente mesmo. No come?o, eu havia feito a marca do vazado direitinho, como no projeto, mas arrumando alguns erros de principiante, ele foi desaparecendo. Depois que defini o desenho da gravura, achei melhor tirar tudo de uma vez e com a grafia, trazer uma certa no??o a respeito.

Obrigado pelo incentivo e conselhos, amigo. Tentarei melhorar muitas coisas nas pr?ximas.

Abra?o!


__________________
Elias Junior

Last edited by ( E ); 05-13-2012 at 06:13 AM.
Reply With Quote
  #5  
Old 05-09-2012, 10:22 AM
VictorCoelho's Avatar
VictorCoelho VictorCoelho is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Apr 2005
Location: Teresopolis/RJ - BRAZIL
Posts: 2,301
Elias,
poucas vzs vi a primeira faca t?o bem feita assim!
Parab?ns!
A bainha ? outro capricho!!!

Quote:
Originally Posted by ( E ) View Post
...
foi feita com arco de serra, lima e lixa apenas.
Vc certamente pagou seus pecados!!!....hehehe
Reply With Quote
  #6  
Old 05-09-2012, 10:45 AM
Tom Silva Tom Silva is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2005
Location: Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Posts: 549
Send a message via MSN to Tom Silva
que beleza. impressionante o teu trabalho Elias.
parab?ns.
falastes que n?o sabe qual ? o estilo, o estilo pra mim ? de faca certa e bem feita.
a bainha tb t? um trabalho muito bom, s? pra n?o fazer apenas elogios eu fa?o parte do grupo dos metido ? besta que n?o curte lat?o por ser f?cil de trabalhar e por perder o acabamento com facilidade.
mas fiquei curioso com uma coisa, tu moras num barco? t?is levando uma vida n?made?


__________________
~site~
Porto Alegre - RS
"What Matters Most Is How Well You Walk Through the Fire" C.Bukowski
Reply With Quote
  #7  
Old 05-09-2012, 10:48 AM
( E )'s Avatar
( E ) ( E ) is offline
Member
 
Join Date: Dec 2011
Location: RS - Brazil
Posts: 25
Ol?, DZ! Antes de tudo, agrade?o pela aten??o e cuidado ao analisar e comentar sobre o meu trabalho. Como postei acima, muitas coisas foram sendo arrumadas: erros de iniciante. a largura do cabo foi uma delas. Antes de colocar as talas, fiquei bem preocupado com isto, se ficaria muito ruim de segurar, por?m acabou que se ajeita bem na m?o. Aprecia??o de quem a segura e se manifesta espontaneamente sobre isto. Eu, particularmente, compartilho da sua opini?o, tanto que me preocupei tamb?m. Por?m, confesso que ela se acomoda muito bem, talvez at? pelo peso da faca estar bem equilibrada. N?o sei. Prestarei mais aten??o nas pr?ximas, pode ter certeza.

Fica mesmo a impress?o da ponta ser bolachuda, quando montei um boneco de papel?o para decidir o formato da l?mina, fiquei duvidoso se a deixaria assim. O fio e o dorso s?o paralelos. Voc? tem toda raz?o, a opini?o fica pessoal; acho que todos os pareceres s?o totalmente v?lidos e me agradam ouvi-los, mesmo n?o sendo a prefer?ncia da pessoa. Acho que ser artista e gostar de provocar n?o escapa nem em situa??es como esta.

Agrade?o demais as suas notas, com certeza ser?o muito bem utilizadas nas pr?ximas facas.

Um forte abra?o!


__________________
Elias Junior
Reply With Quote
  #8  
Old 05-09-2012, 10:54 AM
( E )'s Avatar
( E ) ( E ) is offline
Member
 
Join Date: Dec 2011
Location: RS - Brazil
Posts: 25
Obrigado, Victor! No final, continua percebendo todo o sofrimento no trabalho realizado. ? como dirigir um fusca e sentir cada pedrinha que passa por cima.

Abra??o!


__________________
Elias Junior
Reply With Quote
  #9  
Old 05-09-2012, 10:58 AM
Roberto B. V. Roberto B. V. is offline
Guru
 
Join Date: Jul 2007
Posts: 1,171
Boa tarde!

Bem vindo,Elias!
Parab?ns pela sua pe?a.
Muito bem feita,parabenizo-o por fazer uma primeira pe?a t?o bem feita.
Usar madeira que estava ? m?o,com t?o poucas ferramentas, uma bainha caprichada dessas, perfaz um lindo conjunto!
Espero ver mais pe?as suas por aqui.
Assim como o amigo Tom,fiquei curioso em saber onde voc? mora,ou onde est? ancorado por agora.

Abra?o e boa semana

Roberto Vianna
Porto Alegre - RS
Reply With Quote
  #10  
Old 05-09-2012, 11:05 AM
( E )'s Avatar
( E ) ( E ) is offline
Member
 
Join Date: Dec 2011
Location: RS - Brazil
Posts: 25
Haha! N?o moro num barco, n?o, Tom, moro numa col?nia de pescadores em Florian?polis chamada Costa da Lagoa. Bem conhecida. Hoje, muitos destes pescadores s?o apenas barqueiros, pois aqui s? se chega de barco ou por trilha a p?.

Talvez semin?made. Fico onde ainda encontro inspira??o para escrever. Em uma semana, provavelmente me mudarei para alguma cidade pequena no Rio Grande do Sul.

Abra??o e obrigado pela mensagem.


__________________
Elias Junior
Reply With Quote
  #11  
Old 05-09-2012, 11:17 AM
( E )'s Avatar
( E ) ( E ) is offline
Member
 
Join Date: Dec 2011
Location: RS - Brazil
Posts: 25
Muito obrigado pelo incentivo, Roberto! Como respondi ao Tom, n?o moro em um barco, n?o. Por n?o querer ser explicativo demais no meu texto, acabei dando margem para mal-entendidos. Hahaha! Me desculpe pela confus?o, se puder me apontar o trecho onde se entende que eu moro num barco tentarei corrigi-lo.

Abra??o!


__________________
Elias Junior
Reply With Quote
  #12  
Old 05-09-2012, 11:22 AM
Tom Silva Tom Silva is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2005
Location: Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Posts: 549
Send a message via MSN to Tom Silva
fica tranquilo com isto a? de corre??o e explica??o, caso passes por porto alegre na tua mudan?a prende o grito e te trago aqui pra conhecer a oficina.
mostra aqui tb as fotos do processo da faca.
tuas respostas s? aumentaram minha curiosidade, escreves o que? teu trabalho t? na infernet? mostra a? pra n?s.
baita abra


__________________
~site~
Porto Alegre - RS
"What Matters Most Is How Well You Walk Through the Fire" C.Bukowski
Reply With Quote
  #13  
Old 05-09-2012, 11:23 AM
VictorCoelho's Avatar
VictorCoelho VictorCoelho is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Apr 2005
Location: Teresopolis/RJ - BRAZIL
Posts: 2,301
Quote:
Originally Posted by ( E ) View Post
...
Em uma semana, provavelmente me mudarei para alguma cidade pequena no Rio Grande do Sul.
...
Elias, deixe-me ent?o sugerir um lindo lugar.
Nova Petr?polis!!!!......
Reply With Quote
  #14  
Old 05-09-2012, 01:18 PM
( E )'s Avatar
( E ) ( E ) is offline
Member
 
Join Date: Dec 2011
Location: RS - Brazil
Posts: 25
Tom, irei para POA s?bado, n?o sei se j? partirei no mesmo dia, depender? de algumas coisas que ainda n?o est?o definidas. Gostaria de passar pelo encontro divulgado pelo C?ssio no Vitrine Ga?cha. N?o ? certeza que conseguirei ir. Voc? estar? por l??

Victor, sugest?o anotada! Envie quantas achar pertinente, ser?o sempre de grande ajuda. Muito obrigado!

Abra?os!


__________________
Elias Junior
Reply With Quote
  #15  
Old 05-09-2012, 02:06 PM
Roberto B. V. Roberto B. V. is offline
Guru
 
Join Date: Jul 2007
Posts: 1,171
Boa tarde!

Elias, deduzi que vc era "embarcado" , como dizem os manezinhos,os ilh?us de Floripa daqui:
Batizada de Dom Manuel I - refer?ncia ? um dos barcos de onde moro h? oito meses.
Mas relendo se entende o que vc quis dizer.
Mas o importante ? que sua pe?a ficou muito bem feita,faca e bainha.
O encontro da AGC ? s?bado pr?ximo e l? estaremos, o C?ssio,Tom,Victor Farias e muitas outras feras da cutelaria artesanal Gaucha, que representam a AGC(Associa??o Gaucha de Cutelaria).
Se puderes, apare?a l? no DC Navegantes.
Seria muito bom ver sua pe?a "com as m?os" !
Depois podemos degustar um bom suco de cevada!

Abra?o e boa semana!

Roberto Vianna
Porto Alegre - RS
Reply With Quote
Reply

Tags
cutelaria, encontro, espa?adores, image, material, tanto


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 11:23 PM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved