MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 03-28-2014, 05:35 PM
anesio_farias anesio_farias is offline
 
Join Date: Mar 2014
Posts: 3
Sauda??es a todos, cutelaria em joao pessoa

Sauda??es caros colegas,
Me cadastrei recentemente no forum mas ja acompanhava os t?picos h? bastante tempo,
Gostaria de me apresentar, me chamo An?sio Farias sou cirurgi?o dentista endodontista por profiss?o e f? de de cutelaria nas horas vagas, sempre gostei de l?minas e de colecion?-las (para desespero de minha esposa, pois temos filho pequeno), tenho muita lamina xing-ling, canivetes e facas comerciais mas sempre nutri o sonho e o desejo de produzir minhas pr?prias pe?as, talvez o interessese deva a necessidade de produzir algo que exige habilidade manual e senso artistico tal qual na odontologia, porem fora do ambiente de trabalho...
Dia desses zapeando pela internet vi uma materia sobre o cassio selaimen e que ele era dentista, foi a centelha q faltava e botei na cabe?a que quero praticar a arte da cutelaria... comecei a ler, li bastante o forum e alguns livros em ingles, consegui alguma no??o de como funciona as coisas... Atrav?s desse forum descobri o contato do bragagnoli e o curso de cutelaria da universidade de campina grande -pb, curso que certamente farei um dia, porem n?o agora, pois a sistematica da minha vida n?o permite que eu me ausente da minha cidade de jo?o pessoa...
Tenho vontade de tentar fazer alguma coisa por conta propria, fazendo stock removal, pra ver no que d?, porem aqui em joao pessoa acho dificil encontrar material para cutelaria, muitos desconhecem o termo, ate agora minhas incursoes no com?rcio foram infrutiferas... tem algum usuario que seja de joao pessoae possa me dar dicas de onde encontrar material...
Grato
Reply With Quote
  #2  
Old 03-31-2014, 08:57 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Lojinha do Tio.

Aqui no forum procure pela lojinha do Tio S?rgio.
Tem muito material para a cutelaria.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #3  
Old 03-31-2014, 05:19 PM
Gerson's Avatar
Gerson Gerson is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2006
Location: Campina Grande - PB
Posts: 741
Ol? An?sio
Entre em contato com Ivan a? de Jo?o Pessoa. Ele pode lhe dar algumas dicas.
O e-mail dele ? ivanleopoldo@gmail.com. Diga que foi eu quem o indicou
Reply With Quote
  #4  
Old 04-01-2014, 06:15 AM
JMota's Avatar
JMota JMota is offline
Steel Addict
 
Join Date: May 2005
Location: Acre - BRasil
Posts: 143
Eu moro em Jo?o Pessoa, mas desde que cheguei aqui n?o fiz nenhuma faca.
As que fiz foi pelo sisteminha cuteleiro estreante (stock removal).
Comprei molas de combi - comprei nova, o feixe inteiro, ent?o fiquei com material pra brincar bastante.
Comprei tamb?m lixas 80, 120, 240, 300, e 600, serra 18 dentes, lima, carv?o (que tive que quebrar em peda?os pequenos, mas isso ? simples) grosa bastarda para o cabo, usei furadeira manual e na minha primeira, apenas para brincar, usei palito de churrasco como pino, cabo com retalho de cumaru (sobra de lambril conseguida de gra?a numa serraria) e araldite 24h para o cabo.
Minha primeira faca foi uma pequena hunter e a segunda um tant?, com bainha feita da mesma madeira do cabo. Cabo enrolado com barbante comum tratado posteriormente com goma laca.


__________________
Jo?s Mota
Reply With Quote
  #5  
Old 04-01-2014, 07:32 PM
Gerson's Avatar
Gerson Gerson is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2006
Location: Campina Grande - PB
Posts: 741
Ol? Jo?s
Aproveito ent?o a oportunidade de convid?-lo para ser um dos alunos do pr?ximo curso a ser realizado de 23 a 27 de abril.
Veja o link http://www.cutelariaescola.paqtc.org.br/ e se inscreva.

Fico ? disposi??o meus telefones s?o OI - 8807-2674 ou TIM - 96098554
Reply With Quote
  #6  
Old 04-02-2014, 06:10 AM
JMota's Avatar
JMota JMota is offline
Steel Addict
 
Join Date: May 2005
Location: Acre - BRasil
Posts: 143
Obrigado Bragagnoli!
Infelizmemte estarei em Bras?lia a servi?o nesse per?odo, mas vou me programar para participar de alguma edi??o desse curso.


__________________
Jo?s Mota
Reply With Quote
  #7  
Old 04-03-2014, 09:49 AM
Silvana's Avatar
Silvana Silvana is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Sep 2002
Location: S?o Paulo
Posts: 2,107
An?sio,

Seja bem vindo!

Vi que voc? j? est? sendo acolhido e aproveito para dar um recado ao amigo Joas: permita-me uma corre??o, o "stock removal" n?o ? uma pr?tica de iniciantes, temos excelentes cuteleiros que trabalham por este sistema por op??o e seus trabalhos n?o deixam nada a desejar. S? para exemplificar o que digo vou citar o Jacinto Melo, Ricardo Romano, Ricardo Lala, Fl?vio Ikoma, Gustavo Cecchini ...

A outra dica ? frequentar um curso, isso ajuda muito; quando puderem n?o deixem de participar.

E por fim, o fato de muitos ainda desconhecerem o termo "CUTELARIA", n?o pense que isso acontece somente a? no nordeste, no Brasil todo o termo ? muito pouco conhecido. Ainda n?o desisti da id?ia de mudar isso; persisto!

Sauda??es afiadas,


__________________
Reply With Quote
  #8  
Old 04-05-2014, 07:37 AM
anesio_farias anesio_farias is offline
 
Join Date: Mar 2014
Posts: 3
Agrade?o a todos pela receptividade,
O que eu achei bacana ? que nesse meio todos se portam como uma irmandade, vi muita disposi??o em ajudar os iniciantes...
Com certeza farei o curso do mestre bragagnoli, gostei muito do profissionalismo do curso que foi montado na UFCG... e o melhor de tudo ? que ? aqui pertinho, no meu estado....
Futuramente, creio que valha a pena beber na fontes de varios mestres...
As facas de ponta estilo nordestina do mestre bragagnoli sao primorosas... gostei tbm muito das hunters e militares do serapiao, sem falar no damasco do cassio selaimen.... as obras de arte do R. Sfreddo... cada vez que um de voces postam uma nova pe?a fico admirando... e pensando se chego la um dia.... heheh
Nas minhas andan?as fico olhando para ver se encontro ferros velho, sucata, estou me programando para visitar uma area no distrito industrial e pra semana vou em um posto de molas...
estou tambem procurando manta ceramica para montar uma forja a gas com extintor...
Abra?o a todos,
Anesio Farias
Reply With Quote
  #9  
Old 04-05-2014, 07:44 AM
anesio_farias anesio_farias is offline
 
Join Date: Mar 2014
Posts: 3
Fato engra?ado... cheguei numa loja de ferragens procurando a?o virgem e o vendedor perguntou qual era a finalidade... eu disse que era pra cutelaria... o camarada arregalou os olhos com cara de assustado... e fez... pra onde? Eu respondi rapido, para fazer facas.... imagino o que ele deve ter pensado.... hehehe
Reply With Quote
Reply

Tags
a?o, curso, cutelaria, dicas, encontro, extintor, faca, forja, forja a gas, hunter, material, primeira, primeira faca, stock removal


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump

Similar Threads
Thread Thread Starter Forum Replies Last Post
Cutelaria e S?o Jo Gerson SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 11 07-15-2010 03:10 PM
Tomahawk by Jo?o Pessoa Gerson SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 14 06-14-2009 10:06 PM
Martelan?a em Jo?o Pessoa LCASERAPIAO SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 15 05-09-2008 05:46 PM
Sauda??es a todos lamina1977 SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 2 12-13-2005 04:15 AM
Sauda??es a todos. Hoffmann SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 9 08-02-2002 05:17 PM


All times are GMT -5. The time now is 06:08 PM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved