MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 01-22-2004, 09:29 PM
Ivan Campos's Avatar
Ivan Campos Ivan Campos is offline
Moderator
 
Join Date: Jun 2002
Location: Tatu?, SP, Brazil
Posts: 591
Send a message via MSN to Ivan Campos
Sobre restaura??o e l?minas antigas

Vendo o t?pico do Fabio sobre as facas do Mario de Carvalho, lembrei-me de escrever sobre a quest?o da "restaura??o" de l?minas antigas - brasileiras ou n?o - assunto sobre o qual sou frequentemente questionado.

Minha opini?o sobre isso segue a regra internacional e ? clara: se o profissional que se dispuser a fazer a "restaura??o" n?o souber o que est? fazendo, o dono da pe?a pode jogar uma j?ia rara no lixo para sempre! Coleciono facas brasileiras antigas e j? vi mais sacril?gios desse tipo deo que gosto de lembrar e realmente espero que o que estou escrevendo agora seja levado a s?rio.

Existe uma ENORME diferen?a entre restaurar e consertar, algo que muitos cuteleiros parecem ainda n?o ter percebido.

O crit?rio para restaura??o tem de ser o mesmo usado em, citando um exemplo que ? familiar a v?rios dos perticipantes deste f?rum, armas de fogo: regra n?mero 1 - a pe?a tem de estar plenamente catalogada - jamais se toca numa pe?a desconhecida; regra n?mero 2: ap?s cataloga-la, deve-se avaliar muito criteriosamente se ela deve ser restaurada, consertada (sim, pois h? pe?as cujo valor intrinseco j? foi perdido e que n?o se ressentir?o de um conserto que as deixe mais funcionais ou esteticamente mais agrad?veis) ou deixada como est?, que ? a melhor op??o na maioria das vezes, pois lembrem-se que uma pe?a cansada mas original sempre valer? mais do que aquela pe?a na qual o seu amigo cuteleiro deu uma "mexidinha" para deixar mais "bonitinha".

No caso da Cutelaria - em especial a cutelaria nacional - mexe-se na faca toda por nada e eu j? vi ?timas pe?as serem destruidas por pura xeretice.

Se a l?mina est? um pouco oxidada, vamos dar um acabamento espelhado nela, ou poli-la ? m?o, na horizontal - e ? claro que ningu?m se lembra de tentar descobrir como era o poliembto original. Se tem dentes ou a bainha est? um pouco rota, vamos logo bota-la na lixadeira, afia-la como uma navalha e providenciar uma bainha novinha, sem pensar que estamos adulterando ainda mais as caracter?sticas originais da faca sem motivo algum, pois jamais a usaremos. ? como pegar uma rara pistola Mauser no mesmo estado, dar-lhe uma oxida??o moderna, jogar seu coldre militar original fora e substituir seu cano! Quem vai querer uma pe?a dessas em sua cole??o?

Na maioria das vezes, quem executa a pseudo-restaura??o o faz com a maior boa vontade, mas nem por isso o resultado ? menos desastroso - de boas inten??es o inferno est? cheio, n??

Toda vez que toco nesse assunto fico muito puto da vida ao me lembrar de todas as boas pe?as que vi destru?das por pura ignor?ncia e espero que o que escrevi aqui sirva para que quem o ler - seja colecionador ou cuteleiro - pense com muito cuidado da pr?xima vez que puser as m?os numa faca antiga.


__________________
Ivan Campos
O Gnomo Cuteleiro P? Vermeio
http://www.ivancampos.net

BLADEBAZAR - Quer vender faca??? Converse com a gente!
http://www.bladebazar.com
Reply With Quote
  #2  
Old 01-29-2004, 11:28 AM
Josu?H.M.Araujo's Avatar
Josu?H.M.Araujo Josu?H.M.Araujo is offline
Master
 
Join Date: Jul 2002
Location: Americana - SP - Brazil
Posts: 898
Sempre recomendo ao cliente fazer uma c?pia da faca com os mesmos materiais , mas seguindo o projeto original .
Assim o cliente fica com uma faca igual a antiga, como no dia que saiu da cutelaria ou f?brica.
Tenho observado que museus, quando exibem espadas antigas, as quais s?o fruto de escava??o arqueol?gica apresentam a original e uma c?pia desta como seria antes da a??o do tempo.
Eu mesmo j? consegui reprodusir com couros atuais algumas bainhas e coldres de projetos muito antigos . A partir dos originais cedidos por clientes.


__________________
Josu? Homem de Mello Ara?jo
The Rebel Country Leathercrafts
Holsters, Sheaths , belts, custom maker
josuerebelcoleathercrafts.blogspot.com
josuerebelco@hotmail.com
josuerebelco@ig.com.br
cel fone oXX-19-8126-4025
fixo fone Home recados e contatos 19-3604-4991
Americana -S?o Paulo -Brasil

Last edited by Josu?H.M.Araujo; 01-29-2004 at 11:30 AM.
Reply With Quote
  #3  
Old 01-29-2004, 12:52 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Uma boa quest?o vc levantou Ivan.

Garanto que quase todos os cuteleiros j? se depararam com muitas raridades e "raridades".

Se tem uma coisa que admiro ? o colecionador especializado em pe?as antigas. Deve ser uma boa maneira de sofrer, mas ao mesmo tempo de satisfa??o pessoal.

Facas antigas, com valor colecion?vel ? muito raro...

Faca v?ia tem de monte! e quanta coisa estragada n?o chega nas nossas m?os. Por isso o colecionador tem q ser antes de tudo, um conhecedor daquilo que se prop?e a colecionar.

Last edited by Ferrari; 01-29-2004 at 12:56 PM.
Reply With Quote
  #4  
Old 01-29-2004, 08:18 PM
Ivan Campos's Avatar
Ivan Campos Ivan Campos is offline
Moderator
 
Join Date: Jun 2002
Location: Tatu?, SP, Brazil
Posts: 591
Send a message via MSN to Ivan Campos
Bem falado, Ferrari.
S? para voc? ter uma id?ia, em mais de dez anos de cole??o, tenho menos de vinte boas sorocabanas mas j? v? um sem-n?mero delas em um estado alem de qualquer conserto, que dir? rerstaura??o. Dessas, s? deu para aproveitar o enter?o.
Tamb?m j? perdi a oportunidade de adquirir boas pe?as porque o dono, antes de traze-las para negociar, resolveu dar "um brilhinho" no esmeril...


__________________
Ivan Campos
O Gnomo Cuteleiro P? Vermeio
http://www.ivancampos.net

BLADEBAZAR - Quer vender faca??? Converse com a gente!
http://www.bladebazar.com
Reply With Quote
  #5  
Old 08-30-2004, 12:43 PM
paulorocha's Avatar
paulorocha paulorocha is offline
Guru
 
Join Date: Aug 2004
Location: Sorocaba - SP
Posts: 1,249
Send a message via ICQ to paulorocha Send a message via MSN to paulorocha
Caros Amigos:

Ganhei de um aluno uma faca militar da ?poca em que o mesmo serviu o ex?rcito (ele se aposentou a quase 20 anos, portanto a faca deve ter bem mais do que isto...).
Esta faca est? em p?ssimo estado (oxidada, cabo pl?stico parcialmente destruido - inclusive com parte derretida, sem bainha, etc.).
Como j? fiz restaura??o de antiguidades (trabalhei em um atelier de restaura??o quando jovem - meu primeiro emprego...) creio que teria capacidade t?cnica para realizar esta empreitada.
Por?m este t?pico me chamou a aten??o e me fez pensar: ser? que n?o tenho alguma raridade em m?os e uma tentativa de restaura??o poderia destru?-la?
N?o pretendo vend?-la (afinal trata-se de um presente de um aluno que acaba de se formar e que me presenteou por saber de minha paix?o por facas), mas mesmo assim n?o quero destruir uma pe?a para deix?-la bonitinha.
Apenas para constar, se for realmente executar a restaura??o, meu plano ? efetuar o seguinte: desmontar a pe?a; efetuar um polimento acetinado em sua l?mina (semelhante ?s l?minas militares atuais que tenho visto); criar um novo cabo com arruelas de couro (j? vi facas iguais a esta com este tipo de cabo) com as mesmas dimens?es do original; fazer uma bainha em couro com motivos militares.

O que voc?s me sugerem?

um abra?o a todos


__________________
Paulo Rocha
golpedemartelo@gmail.com
http://diletantecompulsivo.blogspot.com/
Sorocaba - SP - Brazil
Reply With Quote
  #6  
Old 08-30-2004, 01:09 PM
BrB's Avatar
BrB BrB is offline
Living Legend
 
Join Date: Sep 2003
Location: Brazil, Florian?polis SC
Posts: 1,599
Send a message via ICQ to BrB Send a message via MSN to BrB
Eu s? removeria o excesso de oxida??o para estabilizar o processo, removeria o cabo para fazer o mesmo na espiga. Ver as condi??es de reformar o mesmo cabo, caso contr?rio tentaria um novo cabo do mesmo material e forma do original, e uma bainha nova. Depois guardar com MUITO silicone ou vaselina industrial para conserva??o. Eu n?o gosto muito da id?ia de refazer um acabamento acetinado porque, para remover pontos mais profundos de ferrugem, voc? vai ter que tirar muito material da l?mina toda, correndo o risco de deixa-la diferente ou com uma mossa, se lixar muito em uma parte. Al?m disso me parece que isso vai descaracterizar a idade do item, um dos seus principais valores. ? a minha opini?o apenas.


__________________
Jeff Velasco

-------------------------------------------
Pesquise posts antigos antes de perguntar:
Use CKD Search
? mais r?pido e f?cil!
Reply With Quote
  #7  
Old 08-30-2004, 01:24 PM
Rafael.XtZ's Avatar
Rafael.XtZ Rafael.XtZ is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2004
Location: Florianopolis - SC
Posts: 606
Send a message via ICQ to Rafael.XtZ
Bem, so nao se pode esquecer que o filho do Diabo ficou cego, de tanto tentar enfeitar os olhos.....
Pessoalmente, uma faca original, deve manter suas caracteristicas originais, se vc conseguir um cabo igual, eu at? aconselharia, mas trocar o material do cabo..... bem, vai do gosto, mas ao invez de voce ter uma faca antiga original, voce tera uma faca "velha" retocada.
Talvez fosse mais vantagem voce fabricar uma replica, e conservar a original, como o nosso grande mestre de bainhas Josue falou.
Um abra


__________________
Rafael Sch?tz
Palho?a - Praia de Fora
SC - Brasil
rafael.xtz@brturbo.com
www.duckxtz.cjb.net
Reply With Quote
  #8  
Old 08-30-2004, 01:46 PM
paulorocha's Avatar
paulorocha paulorocha is offline
Guru
 
Join Date: Aug 2004
Location: Sorocaba - SP
Posts: 1,249
Send a message via ICQ to paulorocha Send a message via MSN to paulorocha
Bem amigos, vou fazer o seguinte: amanh? estarei tirando fotos desta faca e postarei aqui no forum. Com isto espero que algu?m possa identific?-la. Se for uma pe?a de alto valor (ou at? de baixo valor, mas colecion?vel ...) deixarei como est? (efetuando apenas a limpesa superficial como sugerido). Por?m se for um ?tem comum, irei fazer as altera??es, pois, como disse, n?o pretendo vend?-la e sim utiliz?-la normalmente. Posso ir de encontro a alguns puristas mas, como diz meu pai, presente n?o se vende e n?o se empresta, s? se agradece.

um abra


__________________
Paulo Rocha
golpedemartelo@gmail.com
http://diletantecompulsivo.blogspot.com/
Sorocaba - SP - Brazil
Reply With Quote
  #9  
Old 08-30-2004, 02:51 PM
Rafael.XtZ's Avatar
Rafael.XtZ Rafael.XtZ is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2004
Location: Florianopolis - SC
Posts: 606
Send a message via ICQ to Rafael.XtZ
Quote:
Originally Posted by paulorocha
Bem amigos, vou fazer o seguinte: amanh? estarei tirando fotos desta faca e postarei aqui no forum. Com isto espero que algu?m possa identific?-la.
Quem vai poder te dar uma boa informa??o sobre essa faca ? o grande Ferrari, afinal ele ? militar
Abra


__________________
Rafael Sch?tz
Palho?a - Praia de Fora
SC - Brasil
rafael.xtz@brturbo.com
www.duckxtz.cjb.net
Reply With Quote
Reply


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 04:37 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved