MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 09-07-2004, 01:55 PM
Rafael.XtZ's Avatar
Rafael.XtZ Rafael.XtZ is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2004
Location: Florianopolis - SC
Posts: 606
Send a message via ICQ to Rafael.XtZ
Chumbo nelas

Calma... n?o ? nada disso que voces est?o pensando....
? na tadinha das limas, molas e tudo quanto mais raio de pe?a de metal tiver em casa...

Eu estive conversando com um colega meu, sobre fundi??es, ele faz tecnologia eletro-metal-mecanica, na unisul, e ele me disse que para conseguir um resfriamento mais homogeneo e demorado, em metarlugicas, eles mergulham as pe?as de a?o em chumbo derretido para esfriar. Note que assim, n?o importanto at? qual temperatura a pe?a foi levada, o gr?o n?o estoura ao se resfriar, pois o resfriamento ? muito lento.
n?o seria uma boa ideia criar uma especie de cadinho com chumbo dentro (esse material se consegue de gra?a em qualquer balanceamento de pneus) e colocalo junto na forja, e apos a pe?a atingir a temperatura desejada, mergulhar dentro do chumbo, e deixar repousar dentro da forja at? o outro dia?
assim haveria um alivio das tens?es internas e amolecimento ao limite que o a?o proporciona.
se alguem ja conhece a tecnica, ou ja trabalhou com ela comente os resultados


__________________
Rafael Sch?tz
Palho?a - Praia de Fora
SC - Brasil
rafael.xtz@brturbo.com
www.duckxtz.cjb.net
Reply With Quote
  #2  
Old 09-07-2004, 07:23 PM
Ivan Campos's Avatar
Ivan Campos Ivan Campos is offline
Moderator
 
Join Date: Jun 2002
Location: Tatu?, SP, Brazil
Posts: 591
Send a message via MSN to Ivan Campos
Lembro-me de alguma refer?ncia vaga do uso de chumbo em algum processo de tratamento t?rmico, mas se tratava de um processo industrial, n?o me lembro de qual empresa - talvez a Camillus ou a Buck.
Vale lembrar a quem quiser tentar isso em casa que o chumbo ? MUITO T?XICO.


__________________
Ivan Campos
O Gnomo Cuteleiro P? Vermeio
http://www.ivancampos.net

BLADEBAZAR - Quer vender faca??? Converse com a gente!
http://www.bladebazar.com
Reply With Quote
  #3  
Old 09-08-2004, 06:31 AM
Rafael.XtZ's Avatar
Rafael.XtZ Rafael.XtZ is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2004
Location: Florianopolis - SC
Posts: 606
Send a message via ICQ to Rafael.XtZ
Bem, trabalhar com marfim em cabos tambem ? perigoso (quem trabalha muito com marfim pode desenvolver antraz, so nao sei exatamante o porque), mas faz parte o oficio. o importante ? tomar os cuidados nescessarios para evitar acidentes e problemas futuros
Para retirar a lamina do chumbo sem aquecelo novamente, seria interessante utilizar um macaco hidraulico.


__________________
Rafael Sch?tz
Palho?a - Praia de Fora
SC - Brasil
rafael.xtz@brturbo.com
www.duckxtz.cjb.net
Reply With Quote
  #4  
Old 09-08-2004, 07:40 AM
Lepazini Lepazini is offline
Skilled
 
Join Date: Aug 2002
Location: Foz do Igua?u - PR - Brazil
Posts: 412
trabalhoso

Caro amigo:

Existem inumeras formas de se chegar ao mesmo resultado utilizando t?cnicas diferentes n?o que eu seja contra a utiliza??o do chumbo, apenas acho que ao se trabalhar com cadinho "que no caso deve ter um tamanho n?o t?o pequeno"pode haver uma possibilidade maior de acidentes do que utilizando outros m?todos mais seguros como:
resfriamento em tunel com cal virgem seco, ou at? mesmo a utiliza??o de l? refrataria entorno da pe?a , bem eu conhe?o inumeras formas de homogeniza??o aqui na firma j? utilizamos o chumbo, m?s devido a quest?o de gases danosos e o risco continuo de queimadura trocamos para o cal, qualquer duvida estou ae.

Abra?os

Leandro Pazini
Reply With Quote
  #5  
Old 09-08-2004, 08:04 AM
Rafael.XtZ's Avatar
Rafael.XtZ Rafael.XtZ is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2004
Location: Florianopolis - SC
Posts: 606
Send a message via ICQ to Rafael.XtZ
Com essa sacanagem que tem ai fora, vc tem sertesa que a cal ainda ? virgem?
nem a amazonia ? mais....
brincadeiras a parte...
vc trabalha em metalurgica?


__________________
Rafael Sch?tz
Palho?a - Praia de Fora
SC - Brasil
rafael.xtz@brturbo.com
www.duckxtz.cjb.net

Last edited by Rafael.XtZ; 09-08-2004 at 08:08 AM.
Reply With Quote
  #6  
Old 09-08-2004, 08:59 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Rafael, existem processos e "processos". Concordo com o Pazini sobre este processo ser muito trabalhoso, para um resultado que pode ser alcan?ado por um m?todo em mais simples.

Apesar de nunca ter feito e nunca ter visto este resfriamento em chumbo, ? l?gico que ele ? trabalhoso, dispendioso e caro, principalemtne para quem faz l?minas artesanalmente.

Se vc fizer o recozimento bem feito em uma forja ? carv?o o resultado pode ser o mesmo. No caso de uma ind?stria, ela precisa de velocidade de produ??o, enquanto que o cuteleiro artesanal se preocupa apenas com a l?mina que est? fazendo anquele momento.

Se vc fizer uma brazinha numa churrasqueira e souber avaliar bem a temperatura e a cor, pode fazer um recozimento muito bom.

Depois do forjamento, eu fa?o um s?rie de 3 recozimentos e depois desligo a forja ? g?s e deixo a l?mina resfriar dentro da forja. Nos testes que venho fazendo, obtive ?timos resultados.
Reply With Quote
Reply


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 02:09 PM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved