MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 09-07-2004, 01:44 PM
Rafael.XtZ's Avatar
Rafael.XtZ Rafael.XtZ is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2004
Location: Florianopolis - SC
Posts: 606
Send a message via ICQ to Rafael.XtZ
Bota a mola pra cozinha....

Na 5? feira eu dei a sorte grande, achei um feixe de mola quebrado na estrada, com +- 1,2m 5 cm de largura e cerca de 15 mm de espessura. Pelo local, e pela espessura, acreditol que seja de um onibus (eu estava a cerca de 300 metros do terminal)
Ja coloquei esse feixe de mola pra cozinhar, (infelizmente so deu para fazer isso na ponta, devido ao tamanho) para poder cortar, pq mesmo com uma makita, cortar um trem desses n?o ? brincadeira n?o....
Estou pensando em cortar em tiras de cerca de 1,5 cm de largura, com 60 cm de comprimento (pra economizar na tenaz)
esse projeto sim vai dar certo....


__________________
Rafael Sch?tz
Palho?a - Praia de Fora
SC - Brasil
rafael.xtz@brturbo.com
www.duckxtz.cjb.net
Reply With Quote
  #2  
Old 09-08-2004, 11:37 AM
augusto_dz augusto_dz is offline
Registered
 
Join Date: Sep 2004
Posts: 8
Rafael,

desculpe a minha ignorancia, mas como vc cortou o feixe de molas ? Vc aqueceu elas e depois cortou com uma serra circular ou esmerilhadeira ? ? que Makita eu conhe?o somente como marca de maquinas

PS: Agora com meu novo hobby eh interessante ficar atento quando andar pelas ruas V? que eu acho uma bigorna jogada fora ?
Reply With Quote
  #3  
Old 09-08-2004, 09:35 PM
Rafael.XtZ's Avatar
Rafael.XtZ Rafael.XtZ is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2004
Location: Florianopolis - SC
Posts: 606
Send a message via ICQ to Rafael.XtZ
Ainda nao cortei....
a maquina ta no TRE, vou ter que pegar ela semana que vem para poder cortar a mola, vou usar um disco para metais, na makita (? a marca mesmo) e dai vai pro saco.....
na pior das hipoteses, eu pago umas cervas prum serralheiro e pesso pra ele cortar do jeito que eu quero

PS: Fique atento mesmo, a bigorna acho muito dificil de achar, mas como as BRs, e estradas est?o um lixo, ? facil achar um feixe de molas quebrado.... quer ver no trecho entre SC e RS....
la tu acha at? caminhao jogado num canto da estrada... com a carga virada e o motorista desmaiado.... se tiver uma solda Oxi-acetilena da pra corta em quanto o cara nao acorda :evil


__________________
Rafael Sch?tz
Palho?a - Praia de Fora
SC - Brasil
rafael.xtz@brturbo.com
www.duckxtz.cjb.net

Last edited by Rafael.XtZ; 09-08-2004 at 09:38 PM.
Reply With Quote
  #4  
Old 09-09-2004, 05:57 PM
augusto_dz augusto_dz is offline
Registered
 
Join Date: Sep 2004
Posts: 8
Realmente a ideia eh interessante... podia confeccionar uma mochila com dois cilindros, um de acetileno e outro de oxigenio e ficar de plantao ouvindo a frequencia da policia :evil
Reply With Quote
  #5  
Old 09-11-2004, 10:31 AM
Thiago de Melo's Avatar
Thiago de Melo Thiago de Melo is offline
Steel Addict
 
Join Date: Apr 2004
Location: Bras?lia - DF
Posts: 141
Serra na cegueta!!!!!

Rafael,

Acho que vc n?o vai acreditar nessa hist?ria.....

Seguinte, quando eu comecei a me interessar por cutelaria consegui uma bigorna num ferro velho em Araguari - MG, comprei umas marretas, uma lima, avental de couro e ?culos de prote??o.... pois bem.... estava todo equipado e s? o que faltava era o tal do a?o para come?ar a marretar.
Naqueles primeiros dias eu achava que conseguiria marretar e terminar a minha faca rapidinho.... eu tinha assistido ? demonstra??o de forja do Sfreddo e ele fez uma adaga em mais ou menos uns 20 mins... EU.... ? CLARO, achava que conseguiria em NO M?XIMO uma hora ou um pouquinho mais.... hehehehehe, doce ilus?o....
Liguei para um amigo aqui em bras?lia e pedi para ele comprar pra mim uma mola de caminh?o, (da maior que ele pudesse encontrar!!!!!). Da? ele me apareceu com uma mola do estilo dessas que vc achou no meio da estrada... com 1,5 m de comprimento e nada mais nada menos que 20 mm de espessura.....
Como a mola era muito grande e est?vamos utilizando uma forja a carv?o bem improvisada, n?o consegu?amos colocar a tal mola na parte onde o carv?o estava realmente quente... DA? VEIO A GRANDE ID?IA!!!!!!!! VAMOS CORTAR UM PEDA?O DA MOLA e aih n?s vamos conseguir alcan?ar a parte mais quente do carv?o.... putz... ainda n?o acredito que fui em frente com essa id?ia......
Eu e meu s?cio Matsuda come?amos ent?o a serrar a mola com uma cegueta que encontramos na ch?cara dele (nossa oficina).... CARA, levamos 4 hs (QUATRO HORAS!!!!!! ) para serrar a maldita da mola... revezando entre firmar a mola e botar a m?o na massa... hehehehehe
Depois de tanto trabalho eu aprendi uma coisa hehehehe..... NUNCA MAIS EU VOU SERRAR NADA NA M?O.... utilize mesmo a makita, policorte, qualquer coisa que seja el?trica e n?o d? tanto trabalho como no meu primeiro dia de cuteleiro hehehehehe...
Vou disponibilizar umas fotos dessa aventura para que vcs vejam at? onde pode ir a loucura de um cuteleiro inexperiente.... hehehehhee
Abra?os

Thiago de Melo :cool:


__________________
Reply With Quote
  #6  
Old 09-11-2004, 12:50 PM
augusto augusto is offline
Enthusiast
 
Join Date: Sep 2004
Posts: 49
Caralh*,

4 horas para serrar ? isso sim eh paciencia

Uma pergunta aos amigos cuteleiros:

Eu posso cortar metais assim: Aquece... depois pega outro metal meio afiado (tipo uma talhadeira) e um martelo e martela...martela....afim de fazer uma fissura aonde eu quero que haja o corte, acho que se o metal esta aquecido e podemos molda-lo, entao podemos cort?-lo tambem ? estou certo ?

J? no caso do Thiago, a mola nem cabia na forja...
Reply With Quote
  #7  
Old 09-11-2004, 08:25 PM
sericci's Avatar
sericci sericci is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2004
Location: sao paulo-sp
Posts: 698
Send a message via MSN to sericci
....se servir de ajuda.....

aanexo seguem 3 fotos de (a) um ''instrumento'' que o ricardo vilar usa pra dar o picote num billet e poder corta-lo,(b) detalhe do picote e (c) mostrando a dobra do billet


http://www.terra.com.br/fotos/album.cgi/696432
Reply With Quote
  #8  
Old 09-12-2004, 04:36 PM
rsfjr's Avatar
rsfjr rsfjr is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2002
Location: Brasilia, Brazil
Posts: 626
Quote:
Originally Posted by augusto
Caralh*,

4 horas para serrar ? isso sim eh paciencia

Uma pergunta aos amigos cuteleiros:

Eu posso cortar metais assim: Aquece... depois pega outro metal meio afiado (tipo uma talhadeira) e um martelo e martela...martela....afim de fazer uma fissura aonde eu quero que haja o corte, acho que se o metal esta aquecido e podemos molda-lo, entao podemos cort?-lo tambem ? estou certo ?

J? no caso do Thiago, a mola nem cabia na forja...

Augusto,
Voc? pode fazer desse jeito tamb?m, mas voc? vai precisar de um ajudante para segurar a mola.
E mesmo desse jeito n?o ? nem um pouco f?cil de cortar a mola, principalmente se ela for grossa:
Uma vez a minha forja estava com o motor fraco e como ela demorava para aquecer o metal, fui inventar de cortar um peda?o de mola... Demorei umas meia-hora s? aquecento de lascando a talhadeira...


__________________
Obrigado,
Arakawa.

Bras?lia/DF

- O que seria a vida sem as forjas ? carv?o? -
Reply With Quote
  #9  
Old 09-13-2004, 10:53 AM
Rafael.XtZ's Avatar
Rafael.XtZ Rafael.XtZ is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2004
Location: Florianopolis - SC
Posts: 606
Send a message via ICQ to Rafael.XtZ
Ja cortei em uma serralheria.
Bem, agora os cortes para ter peda?os finos, eu vou dar (a mola) para um colega meu cortar na serra fita.
Mas se eu n?o conseguisse isso, eu iria furar ela com uma broca 5,5 toda, aquecer com meu massarico novo e e tocar a talhadera nos furos dela.
Ah se eu fosse sargento da cavalaria.... iria colocar os peao pra cortar na base da serra pra mim....
alem de eu ter a pe?a eles iriam fazer mais exercidios :evil ( brincadeira ferrari )


__________________
Rafael Sch?tz
Palho?a - Praia de Fora
SC - Brasil
rafael.xtz@brturbo.com
www.duckxtz.cjb.net

Last edited by Rafael.XtZ; 09-13-2004 at 10:56 AM.
Reply With Quote
  #10  
Old 09-13-2004, 12:19 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Rafael, ainda bem que sou de Cavalaria, se fosse infante eu mesmo iria cortar...

Agora falando s?rio, mola de 1/2" de espessura...vcs est?o falando s?rio mesmo?

Gente, tem mola de 1/4" (cerca de 6,5 mm). Essas molas s?o f?ceis de achar em qualquer ferro-velho. Melhor que uma de 12 mm...

Essa de 1/4" d? pra cortar na forja e talhadeira, mas com um pouco de paci?ncia d? pra cortar no policorte tb. Aquela mola que usei para o tutorial tinha 1/4" e foi cortada no policorte.
Reply With Quote
  #11  
Old 09-13-2004, 12:43 PM
paulorocha's Avatar
paulorocha paulorocha is offline
Guru
 
Join Date: Aug 2004
Location: Sorocaba - SP
Posts: 1,249
Send a message via ICQ to paulorocha Send a message via MSN to paulorocha
Infantaria

Puxa vida Ferrari, tenho tanta saudade da infantaria (servi no 20? BIB)... Talvez seja por isso que n?o to esquentando em fazer tudo na m?o...

Uma pergunta: no "olhometro" como identifico a temperatura correta para o "cozinhamento" do a?o de mola?

Um abra


__________________
Paulo Rocha
golpedemartelo@gmail.com
http://diletantecompulsivo.blogspot.com/
Sorocaba - SP - Brazil
Reply With Quote
  #12  
Old 09-13-2004, 12:52 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
N?o esquenta Paulo, ningu?m ? perfeito...

Para vc fazer o recozimento fa?a o seguinte: aque?a a l?mina at? a temperatura n?o magn?tica, no caso do a?o de molas, vai ficar uma cor vermelho cereja escuro, se sua forja estiver num local muito iluminado, provavelmente vc nem vai ver a cor. Espalhe esta cor por toda a l?mina e resfrie ao ar por uns 10 segundos. Fa?a isto 3 vezes e depois desligue a forja e deixe a l?mina descansar ate resfriar totalmente. Se for uma forja ? g?s deve levar umas 3 horas. Se for ? carv?o, deixe a l?mina na brasa e aguarde at? o outro dia.

O recozimento vai aliviar as tens?es geradas pelo forjamento, refinar o gr?o e o a?o vai ficar bem macio para trabalhar.
Reply With Quote
  #13  
Old 09-13-2004, 12:56 PM
Rafael.XtZ's Avatar
Rafael.XtZ Rafael.XtZ is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2004
Location: Florianopolis - SC
Posts: 606
Send a message via ICQ to Rafael.XtZ
Quote:
Originally Posted by Ferrari
Agora falando s?rio, mola de 1/2" de espessura...vcs est?o falando s?rio mesmo?

Gente, tem mola de 1/4" (cerca de 6,5 mm). Essas molas s?o f?ceis de achar em qualquer ferro-velho. Melhor que uma de 12 mm...

Essa de 1/4" d? pra cortar na forja e talhadeira, mas com um pouco de paci?ncia d? pra cortar no policorte tb. Aquela mola que usei para o tutorial tinha 1/4" e foi cortada no policorte.
Bem, Mola achada n?o se olha a espessura....
eu acredito que mesmo sendo um tanto dificil de cortar, ainda assim foi uma baita sorte, e caso eu nao consiga, eu troco num ferro velho por um peda?o menor e mais fino (a naba ? que n?o tem ferro velhor em floripa, so em s?o jose e palho?a)


__________________
Rafael Sch?tz
Palho?a - Praia de Fora
SC - Brasil
rafael.xtz@brturbo.com
www.duckxtz.cjb.net
Reply With Quote
Reply


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 11:29 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved