MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #61  
Old 04-06-2004, 02:45 PM
Thiago de Melo's Avatar
Thiago de Melo Thiago de Melo is offline
Steel Addict
 
Join Date: Apr 2004
Location: Bras?lia - DF
Posts: 141
Thumbs up 3? Sal?o de Cuterlaria de Bras?lia

Ol? para todos,

Meu nome ? Thiago de Melo, moro em Bras?lia e visitei no ?ltimo final de semana o 3? Sal?o de Cutelaria de Bras?lia.
Estou escrevendo essa mensagem para dar os meus parab?ns a todos os expositores e organizadores do evento... realmente foi INCR?VEL!
Foi a primeira vez que tive contato com a cutelaria e, se o objetivo de vcs era fomentar essa arte e estimular cada vez mais pessoas a come?ar a martelar, vcs conseguiram!!!
Acredito que falo pela maioria dos brasilienses (leigos) que visitaram o evento ao dizer que parecia imposs?vel ou extremamente dif?cil FAZER uma faca. A forja, o a?o incandescente e as marteladas sobre uma bigorna pareciam imagens muito distantes e perdidas no tempo, daquelas que se v? somente em filmes da era medieval.
Nas conversas com os expositores todos foram extremamente atenciosos, respondendo a todas as perguntas e mostrando que n?o ? t?o imposs?vel come?ar nessa arte. Somando-se a isso a mesa dos cuteleiros iniciantes e a exposi??o de seus primeiros trabalhos tamb?m deve ter servido de estimulo a todos os visitantes (como serviu para mim).
Dentro em breve farei minha primeira tentativa de fazer uma faca e, para isso, espero contar com a ajuda de vcs para responder ?s muitas d?vidas que, com certeza, aparecer?o.
Parab?ns a todos, me desculpem pelo tamanho da mensagem e at? a pr?xima!

Abra?os

Thiago de Melo
Reply With Quote
  #62  
Old 04-06-2004, 07:50 PM
Ivan Campos's Avatar
Ivan Campos Ivan Campos is offline
Moderator
 
Join Date: Jun 2002
Location: Tatu?, SP, Brazil
Posts: 591
Send a message via MSN to Ivan Campos
Bem-vindo ao clube, Thiago! Mas eu o aviso: uma vez que voc? comece, n?o h? mais retorno! ? um verdadeiro v?cio!
Tenho certeza que o Milton vai poder te ajudar bastante nos primeiros passos e logo voc? estar? fazendo suas primeiras pe?as.


__________________
Ivan Campos
O Gnomo Cuteleiro P? Vermeio
http://www.ivancampos.net

BLADEBAZAR - Quer vender faca??? Converse com a gente!
http://www.bladebazar.com
Reply With Quote
  #63  
Old 04-07-2004, 10:56 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Eu vi!

Realmente foi muito b?o!

Conheci o Rodrigo e o Tino, o que j? valeria a pena! O show esteve muito bom.

Cheguei as 13:30 da sexta, depois de 16 horas de ?nibus e uma baita dor de cabe?a. Mas ao chegar no hotel e rever os amigos, parece que tomei um analg?sico. Da? foram v?rias conversas e muitas risadas.

Pude rever os grandes amigos Vilar, Sfreddo, Milton, Edson, Lala Brothers, Velasco e Gustavo Vilar. Estiveram presentes a Silvana, sempre simp?tica e prestativa com o Paulo, uma pessoa extremamente agrad?vel o que gera boas conversas.

Mais uma vez o Sandro Rossi estava com suas elegantes pe?as, juntamente com o Luciano Chaves, que fez a alegria dos olhos do pessoal.

Roberto Vianna e Jefferson Berr estavam bem a vontade, pois conhecem todos, al?m de aumentarem suas cole??es com v?rias cria??es.

Conhedi o Kad?, pessoa fant?stica e que tem uma cole??o incr?vel, inclusive mostrando a todos os presentes. Gustavo Engels ? um caso a parte: sempre prestativo e bem humorado, uma grande figura da nossa cutelaria.

Presto minha homenagem ao segmento feminino, Cl?udia (esposa do Milton) e Renata (esposa do Vilar). Suas presen?as encheram de simpatia as mesas desses cuteleiros.

Gustavo Vilar ganhou como melhor cuteleiro. Merecidamente, pois suas obras eram de uma precis?o e belezas fora do comum.

V?rias demonstra??es e palestras proferidas, o que fez aumentar ainda mais o interesse do pessoal presente.

Gostaria de agradecer ao amigo e "Brimo" Vilar, pelas valiosas dicas, conselhos e material cedido. Obrigado pela paci?ncia irm?o! Obrigado ao Sfreddo tamb?m pelos macetes!

Obrigado ao Gustavo Engels pela carona salvadora.

Ao Osvaldo Cond?, pela simpatia e pela organiza??o do evento.

Os companheiros de SBC, que tiveram que me aguentar, mesmo na hora do ronco.

Mas principalmente ao Milton Hoffmann e sua esposa Cl?udia, pela calorosa acolhida. Que Deus os ilumine e os guarde!
Reply With Quote
  #64  
Old 04-09-2004, 11:02 PM
Ivan Campos's Avatar
Ivan Campos Ivan Campos is offline
Moderator
 
Join Date: Jun 2002
Location: Tatu?, SP, Brazil
Posts: 591
Send a message via MSN to Ivan Campos
U?, ningu?m se habilita a colocar umas fotos????


__________________
Ivan Campos
O Gnomo Cuteleiro P? Vermeio
http://www.ivancampos.net

BLADEBAZAR - Quer vender faca??? Converse com a gente!
http://www.bladebazar.com
Reply With Quote
  #65  
Old 04-10-2004, 07:39 AM
BrB's Avatar
BrB BrB is offline
Living Legend
 
Join Date: Sep 2003
Location: Brazil, Florian?polis SC
Posts: 1,599
Send a message via ICQ to BrB Send a message via MSN to BrB
Pois as minhas sairam todas com problema... a maquininha digital estava com um problema no foco autom?tico.. tem uma ou duas que prestam.


__________________
Jeff Velasco

-------------------------------------------
Pesquise posts antigos antes de perguntar:
Use CKD Search
? mais r?pido e f?cil!
Reply With Quote
  #66  
Old 04-11-2004, 05:39 PM
Thiago de Melo's Avatar
Thiago de Melo Thiago de Melo is offline
Steel Addict
 
Join Date: Apr 2004
Location: Bras?lia - DF
Posts: 141
Bem, eu at? que tenho muitas fotos, mas infelizmente (ou felizmente) como eu estava alucinado com a beleza de todas as pe?as da exposi??o, e ainda n?o conhecia o pessoal SBC, n?o tirei fotos dos stands ou panoramicas do sal?o... e sim das pe?as que estavam lah...
Se interessar eu posso colocar algumas fotos que tirei do Sfreddo enquanto ele fazia a demonstra??o de forja....

Abra?os
Thiago
Reply With Quote
  #67  
Old 04-12-2004, 07:06 AM
BrB's Avatar
BrB BrB is offline
Living Legend
 
Join Date: Sep 2003
Location: Brazil, Florian?polis SC
Posts: 1,599
Send a message via ICQ to BrB Send a message via MSN to BrB
Thiago,

Entre em contato comigo por favor. Meu e-mail ? info@brazilianbladesmiths.com.br .

Obrigado!


__________________
Jeff Velasco

-------------------------------------------
Pesquise posts antigos antes de perguntar:
Use CKD Search
? mais r?pido e f?cil!
Reply With Quote
  #68  
Old 04-14-2004, 07:07 PM
Hoffmann's Avatar
Hoffmann Hoffmann is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2002
Location: Bras?lia D.F
Posts: 738
Pois ?, pessoal, realmente foi muito bom.
Neste ano tivemos um evento no m?nimo diferente. Novos expositores, muito p?blico, sem mencionar que dividiamos o Hotel com um congresso promovido pelo IBAMA e tamb?m com o concurso Miss Brasil 2004.

Das in?meras curiosidades do evento, uma que me marcou aconteceu durante a entrega dos pr?mios sorteados ao p?blico. Nosso irm?ozinho do peito, 2? Sargento do Ex?rcito Brasileiro, Francisco Ferrari, chamado ao microfone para fazer a entrega de uma skiner de sua fabrica??o, dirigiu-se ? multid?o (entremeada por diversos agentes de fiscaliza??o do IBAMA) e explicou; "... a skiner ? uma faca utilizada para se tirar peles de animais...." e nesse momento se tocou na enrascada em que se metera, mas concertou:".... pele de animais criados em cativeiro, ? claro!". Como n?o poderia deixar de ser, o Sal?o veio abaixo em risos. Essa ficar? nos anais da SBC, Ferrari. Maninho, a Cl?udia mandou dizer que Sal?o sem voc?, n?o ser? Sal?o. Obrigado pela presen?a e pelo apoio.

Neste ano tivemos a debutante, honrosa e prestigiosa presen?a do amigo Roberto Viana que, junto a Jefferson Berr, padrinho do Sal?o de Bras?lia, marcaram presen?a na comiss?o julgadora e trouxeram uma maravilhosa amostra do trabalho do nosso amigo Edson Reis que, felizmente, parece ter voltado ? ativa.

O merecedor do pr?mio "Melhor Cuteleiro", Gustavo Vilar, tamb?m debutante em Bsb e arrasante como sempre, mostrou que o Universo ? pouco para ele. Parab?ns, maninho!

Luciano Chaves, outro debutante poderoso, defendeu a bandeira da cutelaria mineira, conquistando muitos f?s.

Ao amigo Gustavo Engel, sempre presente com sua simpatia, meu muito obrigado pelo apoio.

Os Cuteleiros Iniciantes Ricardo Lima, Hamilton Vogado, Marcelo Nunes, Alceu Castelo Branco, Daniel, Renato Borges, Felipe Cordelino, Sandro Molica, Uch?a. Parab?ns a voc?s.

Professor Miguel Ferreiro, da Faculdade de Artes da UnB, muito obrigado pela presen?a e pelo apoio.

O "Melhor Cuteleiro Iniciante", Fernando Tamanine, quase ficou sem a sua faca campe?, assediada por diversos colecionadores.

Nossa amiga l?lia, dos Canivetes Lan, tamb?m abrilhantou a festa, enriquecendo mais ainda nosso acervo.

O senhor Humberto Marra, de Minas, com sua esposa, dona Am?lia, casal simp?tico e divertido que ajudou no brilho do evento.

H?lio Clemente, debutante em Bras?lia e bastante visitado pelo p?blico, muito obrigado pela presen?a e prest?gio.

Os amigos da Metasil e suas novidades em maquin?rio para cutelaria.

Meus amigos Ruy e Poliana, de Goi?nia, honrando meu querido mestre, seu Dico, obrigado pela presen?a.

Tio Jeff, que muito me honrou com sua vinda, com suas sugest?es e elogios ao evento. Domo Arigato Gosayma####a.

Nossa Primeira Dama, Renata Vilar, muito obrigado pelo carinho e apoio.

Aos demais amigos e participantes, componentes da fam?lia Bras?lia/2004, nossos sinceros agradecimentos e, ao mesmo tempo, nossas desculpas por qualquer falha cometida. Grande abra?o a todos,

Milton Hoffmann e Osvaldo Cond


__________________
Milton Hoffmann
Bras?lia - D.F
Reply With Quote
  #69  
Old 04-14-2004, 09:30 PM
BrB's Avatar
BrB BrB is offline
Living Legend
 
Join Date: Sep 2003
Location: Brazil, Florian?polis SC
Posts: 1,599
Send a message via ICQ to BrB Send a message via MSN to BrB
Voc? ? que me honra Milton oferecendo a sua hospitalidade e carinho. Ir ao Sal?o de Bras?lia me proporcionou excelentes momentos entre amigos, bons neg?cios para o Brazilian Bladesmiths e algumas boas li??es de vida.

N?o tenham d?vida, a SBC ? uma fam?lia carinhosa.


__________________
Jeff Velasco

-------------------------------------------
Pesquise posts antigos antes de perguntar:
Use CKD Search
? mais r?pido e f?cil!
Reply With Quote
  #70  
Old 04-15-2004, 07:57 AM
Jefferson Berr's Avatar
Jefferson Berr Jefferson Berr is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2002
Location: Porto Alegre - RS - Brasil
Posts: 715
Smile Grande Mirt

Mirt?o.


Obrigado pelas palavras carinhosas.
Agrade?o em meu nome e do R.Vianna tamb?m.
Este ano o sal?o realmente superou-se comparado as edi??es anteriores, tanto no quesito expositores e p?blico, quanto na organiza??o e divulga??o.
Parab?ns a voc? e ao Cond? pelo brilhante trabalho realizado em prol da cutelaria artesanal brasileira.

Abra?os


__________________
Jefferson Berr
Porto Alegre - RS - Brasil
jeffberr@gmail.com
Reply With Quote
  #71  
Old 04-15-2004, 12:35 PM
Silvana's Avatar
Silvana Silvana is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Sep 2002
Location: S?o Paulo
Posts: 2,107
Queridos Hoffmann, Cond? e demais amigos da arte,

Tudos os elogios que se fa?am a respeito do evento ainda ser? pouco para descrever a import?ncia do 3? SCB para a cutelaria Brasileira.

? um misto de Show, Escola e Confraterniza??o. Recomendo a todos que n?o puderam estar presentes, se programem para o pr?ximo ano.

Gostaria apenas de acrescentar na fala dos organizadores duas presen?as que n?o poderia deixar de mencionar:

Sandro Rossi, que fez seu "avant premi?re" nos sal?es de Bras?lia e
Rodrigo Souza, que a exemplo da famosa dupla Berr e Vianna, saiu de Santa Catarina participar do evento.

Sauda??es


__________________
Reply With Quote
  #72  
Old 04-15-2004, 01:15 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Mirto, pra cuteleiro n?o sei se levo jeito, mas com certeza nosso futuro est? garantido como humoristas ou cantad? de moda de viola!!

Fala pra Cl?udia que geralmente n?o sou t?o mal humorado...

Mas realmente valeu, cheguei aos cacos aqui em Campo Grande, mas muito satisfeito.

No coment?rio do show esqueci no amigo Jacinto e do Fernando. Vou fazer a receita do queijo que eles ensinaram. Realmente ? estranho o fato de mineiro gostar tanto assim de queijo...
Reply With Quote
  #73  
Old 04-15-2004, 03:24 PM
Silvana's Avatar
Silvana Silvana is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Sep 2002
Location: S?o Paulo
Posts: 2,107
Caros Hoffmann e Cond?

Ano passado, eleito pelo p?blilco como melhor expositor, tivemos as facas Zacarov. Nosso amigo Chic?o ficou em segundo e eu fiz jus ao terceiro lugar.

Neste ano o voto do p?blico n?o era para o melhor expositor, mas sim para "as melhores facas", certo?

Sabia-se no ano passado que o melhor expositor, o escolhido pelo p?blico, teria uma de suas pe?as como cartaz do pr?ximo evento, certo?

Pergunto-lhes:
Como ficou a apura??o dos votos do p?blico presente?
O primeiro colocado ter? a foto de uma de suas pe?as no cartaz do evento?

Minha curiosidade prende-se ao fato at? o momento n?o ter sido divulgado o resultado da apura??o.

Abra?os,


__________________
Reply With Quote
  #74  
Old 04-15-2004, 03:33 PM
BrB's Avatar
BrB BrB is offline
Living Legend
 
Join Date: Sep 2003
Location: Brazil, Florian?polis SC
Posts: 1,599
Send a message via ICQ to BrB Send a message via MSN to BrB
Silvana,

Naquele dia fiquei com a impress?o de que a avalia??o do melhor do show ? que mudou, portanto acho que uma faca do Gustavo ? que vai pro cartaz. Vamos ver o que o Milton nos fala depois.


__________________
Jeff Velasco

-------------------------------------------
Pesquise posts antigos antes de perguntar:
Use CKD Search
? mais r?pido e f?cil!
Reply With Quote
  #75  
Old 04-15-2004, 06:12 PM
Hoffmann's Avatar
Hoffmann Hoffmann is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2002
Location: Bras?lia D.F
Posts: 738
Perdoem-me a falta.
Realmente, esqueci-me de mencionar o amigo Sandro Rossi como debutante de Bras?lia. Obrigado por me lembrar, Silvana. Ali?s, ressalte-se que o Sandro estava com uma mesa bastante repleta de pe?as de alto n?vel profissional. Obrigado por ter vindo, Sandro.
Ao nosso amigo Rodrigo Souza, de Santa Catarina, tamb?m as minhas desculpas. Fomos apresentados durante o Sal?o mas, por ossos do of?cio de organizador, n?o pude dar-lhe a devida aten??o. Muito obrigado pela presen?a, Rodrigo.
Com rela??o ? apura??o dos votos do p?blico, ela ainda n?o foi conclu?da, uma vez que estamos separando aqueles cupons repetidos (algumas pessoas chegam a colocar mais de dez cupons na urna). Adianto, por?m, que o cuteleiro eleito pela maioria dos cuteleiros e que ser? agraciado com o tema do pr?ximo evento foi o Gustavo Vilar, conforme divulgado durante a entrega da premia??o.
O ass?dio continua. Amanh? estarei em Goi?nia dando uma entrevista a um jornal local a respeito de Cutelaria Artesanal no Brasil.
Abra?o a todos,
Milton Hoffmann.


__________________
Milton Hoffmann
Bras?lia - D.F
Reply With Quote
Reply

Tags
knife


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 04:46 PM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved