MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 04-09-2004, 01:28 AM
Thiago de Melo's Avatar
Thiago de Melo Thiago de Melo is offline
Steel Addict
 
Join Date: Apr 2004
Location: Bras?lia - DF
Posts: 141
Question Equipamentos Necess?rios

Ol? para todos,

Estou come?ando a me equipar para fazer minhas primeiras pe?as, j? pesquisei muitas lojas aqui em bras?lia mas, definitivamente, nenhuma loja de ferragens tem aqui em bras?lia uma tenaz!
Estava em uma loja e falei, olha uma ali, e o vendedor me disso isso a gente chama de torquez, mas ela serve ? pra cortar coisas, n?o para segurar e levar a uma forja.
Diante desse probleam, ser? que alguem poderia me dar uma id?ia??? J? pensei at? em comprar um torquez e dobrar as pontas de forma a fazer um torquez pin?a, mas n?o acho que essa seja a melhor sa?da...
Sr. Hoffmann, sabes onde consigo comprar duas tenazes (? assim?) aqui em bras?lia?

Aguardo not?cias
Abra?os a todos

Thiago de Melo
Reply With Quote
  #2  
Old 04-10-2004, 11:17 AM
Daniel Carelli Daniel Carelli is offline
Member
 
Join Date: Jan 2003
Location: SP - Brasil
Posts: 13
Send a message via MSN to Daniel Carelli
Tenaz

Oi Thiago!!!

Eu tamb?m sou iniciante!!! Passei por isso tamb?m. Quando a gente pede este material na casa de ferramentas parece que estamos pedindo carbono pautado ou esquadro redondo n??

Mas a sua id?ia de dobras as pontas ? viavel sim, e acho que a maioria faz isso. Mas tamb?m existe o site www.anvilfire.com que encina a fazer as suas proprias ferramentas. o link das tenazes ? este:
http://www.anvilfire.com/iForge/tutor/tongs/index.htm

Esta em ingles e ? chamada de tongs!

Espero que tenha ajudado.

T+

Daniel
Reply With Quote
  #3  
Old 04-10-2004, 02:24 PM
Ivan Campos's Avatar
Ivan Campos Ivan Campos is offline
Moderator
 
Join Date: Jun 2002
Location: Tatu?, SP, Brazil
Posts: 591
Send a message via MSN to Ivan Campos
Ol?, Thiago

? poss?vel fazer uma tenaz partindo de uma torqu?s mas n?o sei se compensa. Al?m de modificar a torqu?s, voc? teria tamb?m de aumentar o comprimento do cabo - a menos que encontre uma longa o suficiente. J? se voc? partir de uma torqu?s velha, talvez compense. Eu comecei um projeto assim mas nunca terminei, por ter vendido meu equipamenteo de forja na ?poca.


__________________
Ivan Campos
O Gnomo Cuteleiro P? Vermeio
http://www.ivancampos.net

BLADEBAZAR - Quer vender faca??? Converse com a gente!
http://www.bladebazar.com
Reply With Quote
  #4  
Old 04-10-2004, 11:42 PM
rsfjr's Avatar
rsfjr rsfjr is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2002
Location: Brasilia, Brazil
Posts: 626
Realmente,
A melhor coisa ? fazer as pr?prias tenazes.
Ou de torqu?s ou de vergalh?o.
Acho melhor de vergalh?o, pois d? para fazer o cabo do tamanho desejado.

Mas mesmo assim, n?o gosto de usar tenaz, pelo menos para mim, tira toda a minha mobilidade. Eu soldo uma barra de vergalh?o, bem na ponta do "futuro espig?o" da pe?a e forjo.


__________________
Obrigado,
Arakawa.

Bras?lia/DF

- O que seria a vida sem as forjas ? carv?o? -
Reply With Quote
  #5  
Old 04-10-2004, 11:59 PM
Thiago de Melo's Avatar
Thiago de Melo Thiago de Melo is offline
Steel Addict
 
Join Date: Apr 2004
Location: Bras?lia - DF
Posts: 141
Thumbs up equipamentos est?o aparecendo!

Ol? de novo!

Agrade?o imensamente a ajuda de todos... realmente Daniel, o site que vc passou vai me ajudar bastante! como ele mostra passo a passo como fazer a tenaz acredito que eu vou resolver meus problemas sobre o assunto!
Ivan, eu dei uma olhada em um torquez hoje e acho que n?o vale a pena... ? gastar muito dinheiro... vou tentar fazer as minhas pr?prias... (minha primeira experiencia com forja!!!)
Falando nisso, Arakawa, pra soldar um vergalh?o na barra que eu vou forjar eu precisaria de muito material! o que eu ainda estou reunindo, e uma solda iria pesar um pouco no meu or?amento... (quanto custa uma a prop?sito?)

Valeu pelo apoio!
Abra?os!

Thiago de Melo
P.S. acabo de chegar da ch?cara de um colega meu... fomos deixar lah a bigorna que meu pai encontrou em um ferro velho lah em Araguari - MG! Jah dei um nome para a coitada - A Monstra! - ela pesa s? 193 kg pesados na balan?a! uma gra?a! hehehehe em breve eu coloco uma foto da Monstra aqui! []'s T.
Reply With Quote
  #6  
Old 04-11-2004, 07:10 AM
rsfjr's Avatar
rsfjr rsfjr is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2002
Location: Brasilia, Brazil
Posts: 626
Ol?,
Eu soldo no malho mesmo.
Eu dou uma modelada no vergalh?o e s? nessa parte que uso a tenaz para modelar a pe?a. Depois amarro os dois bem forte com arame e soldo eles na forja.
Mas de qualquer modo, uma solda de 150A em BSB deve custar uns R$300-400.
Eu me lembro que eu v? uma em promo??o, era de 250A por R$200, mas l? em Ibitinga/SP.


__________________
Obrigado,
Arakawa.

Bras?lia/DF

- O que seria a vida sem as forjas ? carv?o? -
Reply With Quote
  #7  
Old 04-12-2004, 02:44 PM
tomauricio's Avatar
tomauricio tomauricio is offline
Skilled
 
Join Date: Sep 2003
Location: Belo Horizonte - MG - Brasil
Posts: 395
Pessoal,

Fiz hoje na oficina do meu irm?o algumas tenazes com alicates e torquezes. Acho que ficaram boas. Vou fotografar e amanh? coloco as fotos.

Abra?os,


__________________
A. Maur?cio Albuquerque
Belo Horizonte - MG
E-mail: tomauricio@terra.com.br
Skype: tomauricio
Reply With Quote
  #8  
Old 04-12-2004, 03:07 PM
Thiago de Melo's Avatar
Thiago de Melo Thiago de Melo is offline
Steel Addict
 
Join Date: Apr 2004
Location: Bras?lia - DF
Posts: 141
Prezado Maur?cio,

Estou muito curioso para ver essas fotos, principalmente porque n?o achei que tenazes feitas de torquezes modificados n?o ficariam boas.
Aproveitando a oportunidade quero te perguntar uma coisa. Peguei um torquez nesse final de semana e tentei segurar uma chave de fenda. Senti que os cabos ficaram muito afastados e n?o tive firmeza porque n?o conseguia fechar a m?o. Acho que as fotos poder?o explicar melhor mas vc tamb?m teve esse problema? Como fez pra resolv?-lo?

Abra


__________________
Reply With Quote
  #9  
Old 04-12-2004, 03:31 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Uma coisa que acontece com frequencia com quem come?a a forjar ? achar que 1 ou duas tenazes j? d?o conta do recado.

Na minha opini?o o forjador tem que ter um bom jogo de tenazes. Eu tenho umas 5 e acho pouco. Acho que mais umas 10 v?o dar. Cada uma ? projetada pra um servi?o e para a dimens?o do material a ser manuseado.

Outra coisa ? fazer a ajustagem da tenaz antes de come?ar o servi?o. Como no exemplo que vc deu, eu aqueceria a tenaz, faria a ajustagem, deixaria ela esfriar e a? sim iria partir para o trabalho.
Reply With Quote
  #10  
Old 04-12-2004, 03:54 PM
tomauricio's Avatar
tomauricio tomauricio is offline
Skilled
 
Join Date: Sep 2003
Location: Belo Horizonte - MG - Brasil
Posts: 395
Pessoal,

As fotos est?o no endere?o:

http://fotos.terra.com.br/album.cgi/563457

Thiago, o problema da pega muito larga ? facilmente resolvido se voc? desbastar as pontas da torqu?s no esmeril ou com um disco de corte. Eu n?o testei estas das fotos, mas parece que ficaram boas. A pega est? bem confort?vel. Voc? pode notar que tem uma feita a partir de uma torqu?s preta, que teve as pontas desbastadas em formato de "V", para que fosse soldada uma cantoneira, para pegar barras redondas. Voc? vai desbastando e testando com a chapa que voc? vai colocar na ponta para aumentar a ?rea de contato, para ver se a pega est? boa. Outra coisa que eu acho que deve se tomar cuidado, ? colocar uma chapa no meio como se fosse um sanduiche, entre as duas que ser?o soldadas na ponta, para que elas fiquem mais paralelas ao segurar uma pe?a que voc? esteja forjando.
Gostaria da opini?o dos mestres.
Espero ter ajudado.

Abra?os,


__________________
A. Maur?cio Albuquerque
Belo Horizonte - MG
E-mail: tomauricio@terra.com.br
Skype: tomauricio
Reply With Quote
  #11  
Old 04-13-2004, 09:34 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Maur?cio, legal vc estar j? fazendo suas tenazes.

A de cantoneira ficou legal, mas eu faria a seguinte modifica??o nela: aqueceria as pontas, depois colocaria uma chapa de a?o com a espessura (cerca de 1/4") e a largura ( + ou - 1"). Essa chapa deve estar fria, pois ela vai modelar a boca da tenaz. Com as pontas quentes, bata com o malho nas laterais para a boca da tenaz pegar a forma da chapa.

Deste jeito voc? ter? uma pega bem firme, com menor risco da barra escapar da tenaz durante o forjamento.
Reply With Quote
  #12  
Old 04-13-2004, 10:57 AM
tomauricio's Avatar
tomauricio tomauricio is offline
Skilled
 
Join Date: Sep 2003
Location: Belo Horizonte - MG - Brasil
Posts: 395
Ferrari,

Mas eu fiz uma de cantoneira exatamente porque eu acho que d? uma pega melhor em barras redondas. Com as duas cantoneiras, eu tenho quatro pontos de contato com a barra redonda, o que eu acho que me d? uma maior seguran?a. Para o trabalho com barras chatas, eu fiz as outras com v?rios tipos de "bicos" diferentes.

Abra?os,


__________________
A. Maur?cio Albuquerque
Belo Horizonte - MG
E-mail: tomauricio@terra.com.br
Skype: tomauricio

Last edited by tomauricio; 04-13-2004 at 03:31 PM.
Reply With Quote
  #13  
Old 04-14-2004, 12:06 PM
fernando.4f's Avatar
fernando.4f fernando.4f is offline
Enthusiast
 
Join Date: Oct 2003
Location: S?o Paulo - Jabaquara
Posts: 64
Tipos de Tenaz e suas aplica??es

No link http://www.anvilfire.com.br/eventos.htm de nosso site voc? encontra alguns Tenazes e suas aplica??es.

Sucesso,
Fernando.


__________________
Fernando e Andrea
Anvilfire Brasil
http://www.anvilfire.com.br
Reply With Quote
Reply


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 01:55 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved