MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 04-14-2004, 12:37 PM
Thiago de Melo's Avatar
Thiago de Melo Thiago de Melo is offline
Steel Addict
 
Join Date: Apr 2004
Location: Bras?lia - DF
Posts: 141
Question Forja A Gas Ou A Carvao???

Ol? para todos!

Do alto de meus vast?ssimos conhecimentos sobre cutelaria, acumulados ao longo de muitos......... dias (umas 2 semanas + ou -), e visando sempre aument?-los cada vez mais, gostaria de colocar uma quest?o nesse forum para que os grandes mestres da cutelaria possam mostrar seus conhecimentos.

Como qualquer leigo no assunto eu imaginava que as forjas a carv?o, com um grande fole soprando a brasa, eram coisa do passado (idade m?dia) e que com o advento da tecnologia estas estariam fadadas ? extin??o.

Contudo, vendo o tutorial do ferrari, a assinatura do Arakawa, o site da Silvana e outros ind?cios, percebi que as forjas a carv?o s?o ainda bastante usadas. Daih vem minha pergunta.

Qual ? o melhor tipo de forja? A carv?o ou a G?s????
Existem pr?s e contras que fazem com que uma ou outra seja a melhor para a cutelaria????

Aguardo manifesta??es!
Grande abra


__________________
Reply With Quote
  #2  
Old 04-14-2004, 01:12 PM
BrB's Avatar
BrB BrB is offline
Living Legend
 
Join Date: Sep 2003
Location: Brazil, Florian?polis SC
Posts: 1,599
Send a message via ICQ to BrB Send a message via MSN to BrB
Eu uso uma forja a G?s... acho mais f?cil controlar a temperatura e a coisa ? mais limpa, mais f?cil de manejar. Voc? precisa alimentar a forja a carv?o o tempo todo, tem muita sujeira, cinzas, etc. Por outro lado acho que ? mais f?cil montar uma forja a carv?o, e ela pode alcan?a temperaturas mais elevadas (n?o que isso tenha muita utilidade para o simples forjamento) al?m de possibilitar uma vantagem para tratamento t?rmico diferencial que ? a possibilidade de pousar o fio da l?mina no carv?o deixando o dorso de fora. Entre pr?s e contras, minha prefer?ncia ? a forja a g?s.


__________________
Jeff Velasco

-------------------------------------------
Pesquise posts antigos antes de perguntar:
Use CKD Search
? mais r?pido e f?cil!
Reply With Quote
  #3  
Old 04-14-2004, 02:25 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Thiago, essa forja que utilizo no tutorial ? uma forja improvisada e visa mostrar uma forja mais f?cil para o iniciante fazer.

J? usei as duas e posso afirmar que a forja a g?s leva grande vantagem: ? mais limpa, ocupa menor espa?o e ? relativamente barata. Com certeza ? a preferida por grande parte dos cuteleiros

A forja a carv?o faz uma sujeira horr?vel, isso sem dizer que o carv?o est? bem caro. Mas ? uma forja bem f?cil de fazer e muito boa pra quem est? come?ando.

Vale dizer tamb?m que qualquer que seja a forja, o que realmente importa ? fazer bom uso dela, independente se for ? carv?o ou ? g?s.
Reply With Quote
  #4  
Old 04-14-2004, 02:31 PM
Ricardo Lala's Avatar
Ricardo Lala Ricardo Lala is offline
Moderator
 
Join Date: Jul 2002
Location: P. Prudente-Brazil
Posts: 1,016
Eu prefiro o Carv?o!!!

Eu prefiro carv?o, para churrasco, ? insubstitu?vel, mas para forjas, use sempre o g?s, e como dizia um s?bio chin?s:
"O que seria do mundo sem as forjas ? carv?o?... Um mundo menos polu?do, horas bolas".
8o


__________________
Ricardo Lala
Korth Knives
http://www.ikbsknifetech.com
korthknives@terra.com.br
Reply With Quote
  #5  
Old 04-14-2004, 02:42 PM
Thiago de Melo's Avatar
Thiago de Melo Thiago de Melo is offline
Steel Addict
 
Join Date: Apr 2004
Location: Bras?lia - DF
Posts: 141
Ferrari,

N?o tenho muita experi?ncia com a forja a g?s, ali?s, minha ?nica experi?ncia com esse tipo de forja foi assisitir a demonstra??o do Sfreddo no 3? Sal?o de Cutelaria aqui em Bras?lia.
A julgar por essa demonstra??o, sinceramente achei que a forja a gas seria muito mais cara do que uma forja a carv?o. N?o sei se por causa do barulho que o fogo faz em virtude da a??o da ventoinha, mas aquilo parecia consumir uma quantidade enorme de g?s... Um colega que estava comigo chegou a comentar que aquela forja deve consumir um botij?o de g?s inteiro em mais ou menos uma hora, duas no m?ximo....
Quanto tempo um botij?o de gas dura em uma forja desse tipo, n?o muito grande? O consumo ? t?o elevado assim? Um botij?o est? custando uma nota e, se na forja a gas ele durar t?o pouco n?o acho que $vale a pena$.

Abra?os
(At? agora o placar est? 3X0 para as forjas a g?s)


__________________
Reply With Quote
  #6  
Old 04-14-2004, 03:26 PM
rsfjr's Avatar
rsfjr rsfjr is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2002
Location: Brasilia, Brazil
Posts: 626
Eu prefiro as forjas ? carv?o:
- N?o h? perigo de vazamento de g?s/ explos?es.
- Carv?o ? mais barato que g?s.
- Pode-se atingir temperaturas altas.
- ? mais prazeroso forjar no carv?o (ao meu ver).

Ricardo... Eu estou achando esta frase muito familiar, por acaso, n?o foi um japon?s que disse?


__________________
Obrigado,
Arakawa.

Bras?lia/DF

- O que seria a vida sem as forjas ? carv?o? -
Reply With Quote
  #7  
Old 04-14-2004, 03:44 PM
Amaral Amaral is offline
Member
 
Join Date: Feb 2004
Location: SC - Brazil
Posts: 12
rsfjr
Vc ? o maior amante de carv?o que eu conhe?o. Realmente ? mais rom?ntico (?) forjar uma faca numa forja tocada a carv?o.
Vc no m?nimo deve gostar de armas de p?lvora negra
Amaral
Reply With Quote
  #8  
Old 04-14-2004, 03:45 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Thiago, outro dia fiz algumas contas e para o mesmo tempo de uso de um botij?o de 13 Kg, que custa R$ 31,00 aqui em Campo Grande, eu gastaria 3 sacos de carv?o de R$ 11,00, que d? um total de R$ 33,00, portanto no final sai quase a mesma coisa.

Agora pergunto: voc? j? forjou por tr?s horas seguidas em uma forja ? carv?o? No final voc? virou carv?o!

Portanto o consumo da forja ? o que menos importa, pois no custo da faca ele fica bem reduzido. Mesmo que gastar um botij?o de R$ 31,00 inteiro, numa faca de R$ 600,00 ? um custo de 5% no produto final, que convenhamos ? baixo, al?m da gente sair limpo.
Reply With Quote
  #9  
Old 04-14-2004, 04:23 PM
rsfjr's Avatar
rsfjr rsfjr is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2002
Location: Brasilia, Brazil
Posts: 626
Amaral,
Acertou na mosca!
Eu ainda uso uma garruchinha, 10 mm de calibre, carregada pela boca. Rapaz, ? gostoso de mais atirar com ela, parece barulho de canh?o . E o recuo ? bom tamb?m.

Ferrari,
Realmente, vira-se um carv?o depois de algum tempo na forja ? carv?o.
Mas o saco que voc? comprou, era de quantos quilos?


Mais uma coisa, que eu descordo: Forjas ? carv?o poluem o mesmo que forjas ? g?s, como a alimenta??o de oxig?nio ? intensa, devido ao fole, ocorre uma combust?o completa:

? g?s:
Supondo que seja s? propano, no butano forma-se os mesmos produtos.

C3H8 + 5 O2 -> 3 CO2 + 4 H2O

? carv?o:

C(carv?o) + O2 -> CO2


8o


__________________
Obrigado,
Arakawa.

Bras?lia/DF

- O que seria a vida sem as forjas ? carv?o? -
Reply With Quote
  #10  
Old 04-14-2004, 07:32 PM
Matsuda Matsuda is offline
Registered
 
Join Date: Apr 2004
Location: Bras?lia, Brasil
Posts: 5
Eu, como eterno admirador das artes medievais, prefiro forjas a carv?o! Por?m, estou tentando montar um projeto de oficina junto ao meu amigo Thiago, isto significa que tenho tanta experi?ncia quanto ele na arte da cutelaria!
Mas o cora??o bate mais forte quando a forja que vejo ? a carv?o!!

Abra?os do Matsuda
Reply With Quote
  #11  
Old 04-14-2004, 07:47 PM
Lepazini Lepazini is offline
Skilled
 
Join Date: Aug 2002
Location: Foz do Igua?u - PR - Brazil
Posts: 412
Thumbs up bom t?pico

Caros Amigos:


Bem usei por muito tempo a forja a carv?o e sempre falei que era a melhor, teimei muito at? estragar um damasco composto nela, infelizmente tenho que admitir que a forja a gas ? mais economica, muito mais limpa, alem do fator controlhe de temperatura coisa muito complexa e que demora um certo tempo para dominar na forja a carv?o, alem de que tem certos tipos de carv?o que ao serem colocadas na forja parecem fogos de artificio, huahuahua, outro fator ? que para damasco a forja a g?s leva uma vantagem disparada no fator higiene e precis?o, tente fazer um damasco de cable em uma forja a carv?o e vc tente fazer na forja a g?s depois, a diferen?a ? brutal, quanto ao quesito seguran?a, j? vi nego fritar a sola do p? com peda?o de carv?o que caiu no ch?o , bem eu hj acho que por todas as quest?es ? melhor forja a g?s.
Reply With Quote
  #12  
Old 04-15-2004, 11:14 AM
rsfjr's Avatar
rsfjr rsfjr is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2002
Location: Brasilia, Brazil
Posts: 626
Hehehe,
Parece que a japonesada gosta de forjas ? carv?o.

Matsuda-san,
Voc? mora em Bras?lia mesmo, ou em alguma cidade sat?lite?


__________________
Obrigado,
Arakawa.

Bras?lia/DF

- O que seria a vida sem as forjas ? carv?o? -
Reply With Quote
  #13  
Old 04-15-2004, 12:42 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Experimenta! Experimenta!

O neg?cio ? experimentar.

? um pouco dif?cil passar a sensa??o de estar todo borrado de carv?o dos p?s ? cabe?a pelo computador.

Tenho 4 alunos. Todos j? forjaram muito minha forja ? carv?o e todos est?o querendo uma ? g?s, sem ao menos terem enfrentado uma. Eles reclamam das mesmas coisa que eu: sujeira e toda hora ter que ir colocando carv?o na forja.

Outra coisa tamb?m ? que na forja voc? vai ter que colocar carv?o toda hora, e quando isto acontece o carv?o novo rouba calor da brasa, baixando a temperatura. Na forja ? g?s a temperatura ? mais constante.

Ah, o saco de carv?o que uso ? de 13 Kg.
Reply With Quote
  #14  
Old 04-15-2004, 04:35 PM
rsfjr's Avatar
rsfjr rsfjr is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2002
Location: Brasilia, Brazil
Posts: 626
Entendo...
Gosto n?o se discute. :cool:
Como o amigo Ferrari disse, para quem nunca tentou, neg?cio ? experimentar.

Eu compro sacos de 20Kg e 25Kg, por R$12,00 e R$15,00, ent?o para mim, acaba sa?ndo mais barato o carv?o.


__________________
Obrigado,
Arakawa.

Bras?lia/DF

- O que seria a vida sem as forjas ? carv?o? -
Reply With Quote
  #15  
Old 04-15-2004, 05:06 PM
Matsuda Matsuda is offline
Registered
 
Join Date: Apr 2004
Location: Bras?lia, Brasil
Posts: 5
Quote:
Originally posted by rsfjr
Hehehe,
Parece que a japonesada gosta de forjas ? carv?o.

Matsuda-san,
Voc? mora em Bras?lia mesmo, ou em alguma cidade sat?lite?
Bras?lia mesmo! Setor Sudoeste.
Reply With Quote
Reply


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 05:03 PM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved