MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #16  
Old 01-31-2007, 03:00 PM
cintiafalk cintiafalk is offline
Steel Addict
 
Join Date: Jan 2006
Posts: 226
oi mauricio

para os mineiros est? bem f?cil, o famoso ?xido de ferro que em ouro preto o pessoal usa pra tudo, ou na forma comercial, o p? xadrez da constru??o, mas s? as cores quentes, do ocre (um tipo de amarelo), vermelho, marrom e preto, o famoso negro de fumo pigmento natural, tudo isso ? garantido, veja mauricio, as anilinas dao resultado e cores lindas, mas no atelie, as tintas que ficam expostas a luz, em tres meses descoram, mas eu nao tenho experiencia com o couro, l? pode funcionar diferente, mas pigmento ? pigmento, anilina ? anilina, os azuis e verdes do xadrez, nao prestam, sao anilina. mauricio este pigmento ? um pouco grosso, ou voce afina num grau de porcelana, aquele pil?o que o dentista faz a massa pra fechar o dente, ou coa num vidro passando v?rias camadas de meia de nylon, aquelas de mulher, na boca do vidro, para selecionar apenas os graos mais finos qdo virada de cabe?a pra baixo, os graos grandes fazem uma tinta meio grossa, n?o importa o meio que se use, agua, oleo ou acrilico(cola branca e similares).
e nao fica fluida como queremos.
o azul que usamos, ? o azul cobalto, que ? um pigmento est?vel e pode ser usado puro ou misturado com garantia a qualquer outra cor.
agora fixador para o couro...bem parece que o paulo conhece um como j? citou, mas quando se usa verniz, pode ser at? cola granca diluida de 10de alcool, para um de cola, mistura , tampa e deixa repousar algumas semanas, a cola vai desfiando ? um verniz fino, transparente de f?cil aplica??o, mas cria a capa pl?stica que eu n?o gosto mesmo, mas essa camada impede a luz de agir sobre o pigmento, ele conserva-se por mais tempo, mas eu nao uso sint?ticos em produtos naturais como j? disse.
bem mauricio, eu nao sei se isso d?, porque a literatura ? extensa sobre o assunto,
e a lixadeira.... eu j? estou com as minhas polias, mas a minha vai demorar.
ajoelhei, rezei, passei a ora??o.... agora quero minhas ben??os....
sauda??es
cintiafalk
Reply With Quote
  #17  
Old 01-31-2007, 03:47 PM
Ricardo Albuque Ricardo Albuque is offline
Steel Addict
 
Join Date: Sep 2006
Location: Imperatriz - Maranh?o - Brasil
Posts: 177
Send a message via MSN to Ricardo Albuque Send a message via Yahoo to Ricardo Albuque
C?ntia,
Voce se antecipou a mim, ia exatamente perguntar agora sobre o p? xadrez.
Obrigado

Ricardo Albuquerque
Imperatriz-MA
rhykardvs@yahoo.com.br
Reply With Quote
  #18  
Old 01-31-2007, 05:27 PM
tomauricio's Avatar
tomauricio tomauricio is offline
Skilled
 
Join Date: Sep 2003
Location: Belo Horizonte - MG - Brasil
Posts: 395
C?ntia,

Deus te aben?oe.

Abra?os,


__________________
A. Maur?cio Albuquerque
Belo Horizonte - MG
E-mail: tomauricio@terra.com.br
Skype: tomauricio
Reply With Quote
  #19  
Old 01-31-2007, 06:14 PM
cintiafalk cintiafalk is offline
Steel Addict
 
Join Date: Jan 2006
Posts: 226
obrigada s?o mauricio, cintio que terei uma boa noite de sono.
saudasonos
cintiafalk
Reply With Quote
  #20  
Old 01-31-2007, 08:16 PM
Luis Paulo's Avatar
Luis Paulo Luis Paulo is offline
Skilled
 
Join Date: Feb 2005
Location: S?o Paulo - Brasil
Posts: 430
Interessante esse forum argentino.
Passa o link dele.
Abs.


__________________
Luis Paulo Leonardo
Bainhas, Cintos, Coldres e Afins
S?o Paulo - SP
Brasil
luis_paulo_work@hotmail.com
lpleo@ig.com.br
Reply With Quote
  #21  
Old 02-01-2007, 04:02 AM
paulorocha's Avatar
paulorocha paulorocha is offline
Guru
 
Join Date: Aug 2004
Location: Sorocaba - SP
Posts: 1,249
Send a message via ICQ to paulorocha Send a message via MSN to paulorocha
Amigos

Consultando meus alfarrabios vi que comet? um GRANDE erro: O leite azedo ? componente de uma das tinturas e n?o o seu fixador. O fixador (ou "mordente") utilizado ? o vinagre. Outro mordente citado ? o tanino, encontrado na casca de algumas ?rvores como o carvalho, sendo que este ? utilizado tamb?m no curtimento de couros. Al?mem tamb?m funciona como mordente. Tudo isto, que fique bem claro, ? para tingimento de TECIDOS.
Para couros eu n?o sei se iria funcionar pelo fato destes mordentes serem ?cidos. Eventuais res?duos iriam acabar com a l?mina. Acho que o m?todo da anilina seja mais seguro.

Lu?s Paulo, o link do f?rum argentino ? http://www.portonartesano.com.ar/ (clique em FOROS)


Um abra?o a todos


__________________
Paulo Rocha
golpedemartelo@gmail.com
http://diletantecompulsivo.blogspot.com/
Sorocaba - SP - Brazil
Reply With Quote
  #22  
Old 02-01-2007, 12:33 PM
cintiafalk cintiafalk is offline
Steel Addict
 
Join Date: Jan 2006
Posts: 226
oi paulo


olha eu acho que vinagre n?o ? fixador, vinagre e sal s?o usados para lavar coisas tingidas para evitar que a tinta solte demais na ?gua, mas ainda assim ela solta, qualquer dona de casa sabe disso, ? receita da minha av?, mas que eu saiba n?o ? fixador, agora... na literatura sobre tapetes persas pode-se saber como se obtem pigmentos vegetais e minerais e fixadores apropriados, mas estes tingem algod?o, l? e seda. os fabricantes de papel artesanal tamb?m conhecem bem esta ?rea porque tingem papel, e papel ? celulose, o que d? pra papel d? pra madeira tamb?m, porque papel ? madeira mas para o couro, parece que ningu?m sabe, todos os fixadores que conhe?o s?o vernizes, mas ? claro que devem existir outros que desconhe?o.
sauda??es
cintiafalk
Reply With Quote
  #23  
Old 02-01-2007, 12:46 PM
paulorocha's Avatar
paulorocha paulorocha is offline
Guru
 
Join Date: Aug 2004
Location: Sorocaba - SP
Posts: 1,249
Send a message via ICQ to paulorocha Send a message via MSN to paulorocha
Bem C?ntia, a informa??o que eu postei foi tirado do livro "Guia Pr?tico da Auto-sufici?ncia", e nele ? descrito o uso do vinagre como mordente mesmo... Por?m ? utilizado durante o processo de tingimento, talvez por isto funcione. Nunca experimentei. Como dizem: estou vendendo o peixe do jeito que comprei...

Um abra


__________________
Paulo Rocha
golpedemartelo@gmail.com
http://diletantecompulsivo.blogspot.com/
Sorocaba - SP - Brazil
Reply With Quote
  #24  
Old 02-01-2007, 05:14 PM
Luis Paulo's Avatar
Luis Paulo Luis Paulo is offline
Skilled
 
Join Date: Feb 2005
Location: S?o Paulo - Brasil
Posts: 430
Obrigado pela dica Paulo.
Imitando voc?, tamb?m vou vender o peixe do jeito.... rs
No forum de bainhas, foi colocada uma receita pra tingimento de coura na cor negra que ? uma mistura de limalha de ferro -acho que Bom Bril resolve (Mil e uma utilidades... rs)-
deixado de molho numa solu??o de vinagre. Tamb?m nao testei e acho que deve ter o velho problema de acidez....


__________________
Luis Paulo Leonardo
Bainhas, Cintos, Coldres e Afins
S?o Paulo - SP
Brasil
luis_paulo_work@hotmail.com
lpleo@ig.com.br
Reply With Quote
  #25  
Old 02-02-2007, 06:15 AM
Ricardo Albuque Ricardo Albuque is offline
Steel Addict
 
Join Date: Sep 2006
Location: Imperatriz - Maranh?o - Brasil
Posts: 177
Send a message via MSN to Ricardo Albuque Send a message via Yahoo to Ricardo Albuque
Senhores,
Como diz um colega, s? tem um jeito de saber, e lendoseus posts estou come?ando a pensar neste jeito.

Ser? que n?o haveria uma maneira de neutralizar esta acidez, antes de usar o corante?



Ricardo Albuquerque
Imperatriz-MA
rhykardvs@yahoo.com.br
Reply With Quote
  #26  
Old 02-02-2007, 06:37 AM
cintiafalk cintiafalk is offline
Steel Addict
 
Join Date: Jan 2006
Posts: 226
oi ricardo

bem ricardo existe sim, n?s neutralizamos os ?cidos aqui com bicabornato de s?dio, ...percloreto, nitrico, clor?drico, aquele que vende em farm?cia, mas a? teremos um outro problema a meu ver, ...se o vinagre ? um " mordente" , e ? mesmo porque ? acido ac?tico dilu?do de 10 para 1 e os ?cidos s?o os mordentes....ent?o o problema ? com a quimica porque um ?cido ? um ?cido at? ser neutralizado e a?, ele n?o ? mais um ?cido, ele est? neutro, ph7, ent?o ele n?o morde mais, se a rea?ao a? ? baseada na mordedura, j? era.
sauda??es
cintiafalkl
Reply With Quote
  #27  
Old 02-02-2007, 05:09 PM
Geraldo Le Geraldo Le is offline
Enthusiast
 
Join Date: Aug 2002
Location: Curitiba, Brazil
Posts: 36
Al? pessoal,
s? para tentar ajudar na conversa, a C?ntia fez uma interven??o super informativa no post #16, e eu apenas poderia sugerir que a pel?cula do verniz n?o deve funcionar como prote??o contra a luz nos pigmentos, que continuam atacados por ela. A resina ajuda bastante no isolamento do pigmento e evitando a deteriora??o por rea??o qu?mica entre os v?rios elementos que comp?e as tintas (mesmo os outros pigmentos) e umidade, etc.
O leite azedo ? sim um fixador ou aglutinante. ? a fonte da case?na e foi usado por eras com adesivo para caia??o e, creio, o vinagre a? deve funcionar mais com conservante ou fungicida.
Para quem quer comprar ou saber da durabilidade e resist?ncia de pigmentos e anilinas, em S?o Paulo tem a Corin Corantes, que vende de tudo no ramo: 6244-3233. (Eles t?m um site e d? pr? pesquisar bastante pela rede).
Agora, de couro eu n?o entendo nada mesmo...


__________________
G.L.
Reply With Quote
  #28  
Old 02-02-2007, 05:25 PM
cintiafalk cintiafalk is offline
Steel Addict
 
Join Date: Jan 2006
Posts: 226
oi geraldo

poxa, voc? trouxe todas as informa??es que estavam faltando, esclareceu tudo e ainda com endere?os, ah... isso ? que foi uma interven??o bacana.
sauda??es a todos
cintiafalk
Reply With Quote
  #29  
Old 02-02-2007, 06:30 PM
Geraldo Le Geraldo Le is offline
Enthusiast
 
Join Date: Aug 2002
Location: Curitiba, Brazil
Posts: 36
Grato, C?ntia.
A id?ia foi tentar retribuir o que tenho aprendido com todo mundo aqui.
Sauda??es *desde* Curitiba, como diz, desde Porto Alegre, o grande Vianna...


__________________
G.L.
Reply With Quote
  #30  
Old 02-19-2007, 06:12 AM
Josu?H.M.Araujo's Avatar
Josu?H.M.Araujo Josu?H.M.Araujo is offline
Master
 
Join Date: Jul 2002
Location: Americana - SP - Brazil
Posts: 898
Caros Amigos andei lendo as discu??es e troca de receitas.
N?o vou traser muita novidade mas para pintar couro ou tingir ? obvio que tem que ser tinta para material poroso, dai que pque servir para algod?o, l? e linho , vai servir para o couro.
uma serie de temperos e corantes de cosinha, o ch? bem forte ( T?o forte como uma tinta) , urucum ( diluido na ?gua e pego fresco direto da fruta d?um vermelho forte e bonito, curry, a?afr?o ( anarelos ou amarelados), pau brasil ( a raspa em alcool, curtir durante 48 horas) Acido oxalico ( clarear, branqueia o couro)
Bom tem mais mas estou sem tempo.
" Ainda estou reparando o veleiro, faltam os reparos no casco, mastros e velas, dentro em pouco volto a navegar"
Desde Americana
Josu? H.M. Araujo.
Vou ver nos meus guardados mais umas coisas a respeito do assumto.


__________________
Josu? Homem de Mello Ara?jo
The Rebel Country Leathercrafts
Holsters, Sheaths , belts, custom maker
josuerebelcoleathercrafts.blogspot.com
josuerebelco@hotmail.com
josuerebelco@ig.com.br
cel fone oXX-19-8126-4025
fixo fone Home recados e contatos 19-3604-4991
Americana -S?o Paulo -Brasil
Reply With Quote
Reply


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 02:43 PM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved