MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 12-13-2010, 02:37 PM
grampolla grampolla is offline
Enthusiast
 
Join Date: Oct 2010
Location: Imbituva-Pr
Posts: 99
Question Roda Expansiva

Eu vi umas dicas do Paulo e outras de rodas expansivas feitas de EVA e vou testar...

Sera que com uma roda expansiva eu conseguiria um resultado satisfatorio ou ainda seria dificil, e conseguiria desbate so em flat ou com uma roda menor ou maior, conseguiria em hollow tambem???

E com diferentes gr?os de lixas isso me ajudaria com o cabo ou seria melhor um grosa(acho que ? assim)???

A velocidade do emeril nao teria que ser reduzida com polias ou a principio nao haveria nescessidade ????
Reply With Quote
  #2  
Old 12-13-2010, 03:02 PM
VictorCoelho's Avatar
VictorCoelho VictorCoelho is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Apr 2005
Location: Teresopolis/RJ - BRAZIL
Posts: 2,301
Ol? Grampola!
Minha sugest?o ? q vc, o Purgato e outros q pretendem iniciar na cutelaria, antes de comprar qlqr coisa, visitem a oficina de um cuteleiro ou participem de encontros, como Conversa Afiada, Vitrine Ga?cha, etc. e escutem tudo q for poss?vel.
Sen?o, v?o gastar dinheiro ? toa.
M?quinas s?o caras, m?quinas porcarias s?o mais caras ainda!!
Reply With Quote
  #3  
Old 12-13-2010, 04:17 PM
grampolla grampolla is offline
Enthusiast
 
Join Date: Oct 2010
Location: Imbituva-Pr
Posts: 99
ta bem!!! mas e se eu nao tiver um cuteleiro por perto, e nem puder ir a uma reuni?o ou mesmo nao ter grana suficiente para investir logo de come?o, porem eu tiver vontade em aprender e come?ar devagar.... nao posso perguntar ent?o ???
Reply With Quote
  #4  
Old 12-13-2010, 04:42 PM
VictorCoelho's Avatar
VictorCoelho VictorCoelho is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Apr 2005
Location: Teresopolis/RJ - BRAZIL
Posts: 2,301
Grampola,
Acho q vc me entendeu mal!
? bom perguntar, ? assim q todos n?s aprendemos.
Foi querendo ajud?-lo q dei a sugest?o.....mas pensando melhor, tlvz vc tenha raz?o e uma roda expansiva seja uma boa.
Reply With Quote
  #5  
Old 12-13-2010, 04:52 PM
Ismael B's Avatar
Ismael B Ismael B is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2009
Location: Feliz- RS
Posts: 727
Um dos melhores jeitos de Aprender, sempre foi FAZENDO!!
Acho que deves come?ar com uma roda, com um esmeril, com limas, grosas, lixas, furadeira simples....etc
Vai fazendo, Grampolla!!! Voc? vai aprender com voc? mesmo!! Arrisque!!
Mas se dedique.....Muito!! Todos os dias trabalhe um pouco!!
Quando sentires a necessidade de comprar melhores equipamentos ? por que j? dominaste os que voc? tem!!! E assim suas facas ir?o evoluindo!!
N?o tenha medo de comprar algo que achas que vai usar. Compre!!
Comece desbastando uma Mola. Vai 'fu?ando' at? surgir uma faca dela!!!
A segunda ser? bem melhor!!
Mas n?o pare!! ? assim que se vai ao longe!!
Conhe?o v?rios que se dizem cuteleiros....com a oficina completa....e as facas??? CAD????
AAHH!! Est?o sem tempo....

Ent?o amigo!! Se est? afim comece!! Compre logo seu esmeril e fa?a uma roda de EVA.
Grandes cuteleiros come?aram com bem menos!!
Mas comece!!!
E sempre pergunte. Algu?m aqui sempre te ajudar?!!
E poste suas facas!!
Um Abra?o!!


__________________
Reply With Quote
  #6  
Old 12-13-2010, 04:57 PM
lgatg's Avatar
lgatg lgatg is offline
Enthusiast
 
Join Date: Aug 2009
Location: S?o Paulo - SP - Brazil
Posts: 88
Grampolla, como voc? pode ver no video do Paulo, voc? pode fazer tanto flat como hollow. Os problemas que vejo: hollow muito acentuado por causa do pequeno diametro da roda e a dificuldade de fazer um flat realmente flat, ja que vai depender de voce usinar a pe?a usando a tangente da roda de forma a desbastar por igual todo o comprimento da lamina.
Mas ja ? um come?o, comparado ao uso apenas de limas e lixas manuais.
abra


__________________
Luiz Gustavo Gon?alves
http://www.LGEstudio.com.br
Reply With Quote
  #7  
Old 12-13-2010, 05:04 PM
lgatg's Avatar
lgatg lgatg is offline
Enthusiast
 
Join Date: Aug 2009
Location: S?o Paulo - SP - Brazil
Posts: 88
Concordo com o Ismael, o mais importante ? come?ar.

Grampolla, te mandei uma mensagem privada, da uma olhada.

abra


__________________
Luiz Gustavo Gon?alves
http://www.LGEstudio.com.br
Reply With Quote
  #8  
Old 12-13-2010, 06:47 PM
Gerson's Avatar
Gerson Gerson is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2006
Location: Campina Grande - PB
Posts: 741
Ol? iniciantes e veteranos
Vou contar como comecei:
Eu tinha uma morsa de prender na mesa como maquina de moer carne, e uma furadeira comum.
Comprei uma lima bastarda (n?o conhecia a mursa) e um punhado de lixas (10 folhas de gr?o 100, 220, 320, 400) e com esse equipamento fiz tr?s facas (Skinner) POR DESBASTE
A segunda compra foi uma bancada de madeira. J? estava com dores nas costas de tanto trabalhar envergado fora de posi??o.
Eu conhecia as lixadeiras da escola de Bras?lia, mas n?o tinha, naquele momento, como adquirir uma. Como minha furadeira tinha um suporte que fazia dela um esmeril, a solu??o que encontrei foi comprar 4 discos de pl?stico e em cada um eu colei uma lixa com gr?os diferentes; colocava esses discos no mandril, prendia a furadeira na morsa e tome trabalho. Se quiserem posso mandar uma foto da geringonsa.
Neste per?odo, arrendava por uma manh?, a forja a carv?o de um ferreiro, forjava duas a tr?s facas (o bra?o do?a pra car...) e o restante do trabalho era em casa.
Pr?xima aquisi??o foi uma forja a g?s, ?liberdade para as marteladas?. A essa alturas cheguei a umas 10 a 15 facas.
Eu j? estava contaminado pelo V?rus metalicus cutelariensis, com diagn?stico de ?SEM CURA?. Com esse diagn?stico s? me restava tratar a doen?a e o rem?dio foi uma lixadeira KMG e uma furadeira de bancada. A doen?a saiu da fase aguda para a fase cr?nica, neste momento foi receitado pra mim mais dois rem?dios ? um martelete pneum?tico e uma m?quina de solda.
Para que a doen?a possa manter-se controlada s? me resta um ?ltimo rem?dio ? uma prensa hidr?ulica de 30 toneladas.
? essa doen?a que voc?s querem? Ent?o compre um rem?dio de cada vez.
Cada um tem uma a??o num determinado momento. Se a dose, ou o rem?dio, for errada no inicio da doen?a voc? pode se ferir, ou pior vir a ?bto, isto ?, perder o interesse pela arte e morrer para essa maravilhosa vida primitiva, SER FERREIRO DE FACAS.
Fui
Reply With Quote
  #9  
Old 12-13-2010, 07:46 PM
cassio cassio is offline
Guru
 
Join Date: Jan 2003
Location: south of brazil
Posts: 1,004
Send a message via MSN to cassio
Concordo com o Ismael.
Admiro muito o rabalho dele, que reflete a pessoa que ele ?. Depois que ele me contou como e pq ele come?o passei a admir?-lo mais ainda.
As facas PACA sempre s?o sucesso de venda por sua simplicidade, funcionalidade e pre?o.
Ou?as os conselhos dele..ele conhece o caminho das pedras...
Use EPI e pergunte sempre, tem muita gente boa que pode te dar dicas importantes, mas d? uma procurada no forum antes, provavelmente sua pergunta ja foi respondida aqui mesmo...todos temos as mesmas d?vidas em algum momento.!!
tenha prazer em ver e fazer as suas facas!!
ab?
cassio
Reply With Quote
  #10  
Old 12-14-2010, 09:08 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Tbc

T? todo mundo se esquecendo de falar o principal. O come?o de tudo, o comecinho mesmo, depois de ler topicos e mais t?picos do forum, de pesquisar e ler muito voc? tem que aplicar o princ?pio do TBC.
Sem ?le nada acontecer?!!
Se voc? ainda n?o sabe o que ? o TBC chegou o momento da grande revela??o...
Ela pode ser dolorida mas ? necess?ria, esta revela??o ? a luz que ir? lhe guiar pela cutelaria no resto de seus dias. S? se faz cutelaria aplicando o TBC.
Por este forum j? passaram dezenas ou centenas de pretendentes a cuteleiros que n?o fizeram uso do simples e eficiente princ?pio do TBC e acabaram desistindo antes de come?ar.
TBC ? tudo, ? o come?o o meio e o fim.
TBC ? aplicado desde a antiguidade, creio que desde a idade da pedra, passando pela do cobre, do bronze, do ferro e finalmente chegando ? idade do a?o e ? hera da internet.
TBC, TBC, TBC, devo tudo a ?le.

E ?le ? t?o simples que ?s vezes nos esquecemos d?le.
T? bom, vou explicar o que ? o TBC:
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
TBC significa Tirar a Bunda da Cadeira!
Quando as pessoas tomam esta atitude tudo acontece!!
O resto ? resto, ou melhor, ? consequ?ncia do TBC.
Voc? vai e faz a tal roda expansiva, n?o ? l? nada excepcional, mas com ela far? varias facas, aprender? o que ? bom e o que ? ruim na tal roda expansiva e com o dinheiro das facas que far? poder? partir para outras ferramentas mais eficientes e logo logo voc? dar? para um bom cuteleiro... mas somente se aplicar o TBC!!!


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #11  
Old 12-14-2010, 10:13 AM
grampolla grampolla is offline
Enthusiast
 
Join Date: Oct 2010
Location: Imbituva-Pr
Posts: 99
Boa Cabete!!!! s? n?o gostei da parte de "dar para um bom cuteleiro". Mas nem que ele seja lindo!!!!!!

Vitor me desculpe se n?o soube me expressar e pareci um pouco rude, voc? tem raz?o, a principio, j? descobri um velho ferreiro em uma cidade vizinha a +ou- 30km vou tentar falar com ele,soube que ele tamb?m arrisca umas faquinhas, tamb?m descobri que em Ponta Grossa-Pr a 60km tem o Mauricio Dobruski (?) e o Jaroski, n?o sei se s?o acess?veis mais vou tentar contato, ouvi falar que o Dobruski ? fera.

Ismael, voce tamb?m esta certo tenho come?ar na teimosia e ir errando e acertando aos poucos, com o tempo isso sera uma boa escola, como foi para voce e para muitos outros.

Os demais me desculpem se pareci meio arrogante e rude com o Vitor ? que eu sou meio chato e persistente e voc?s ir?o ver isso com o tempo aqui no f?rum, por que pergunto demais, e sou muito curioso.....

Quanto a cutelaria, minha vontade inicial e apenas como hobby para poder presentear amigos (sei da lenda que faca nao se da, tem que cobrar, nem que seja simb?lico)e talvez vender algo, mas n?o nego que se com o tempo eu pegar gosto pela coisa (mais do que ja tenho) e ver que pode ser uma boa fonte de renda, por que trabalhar se poderei fazer o que gosto???

A roda expansiva me pareceu algo simples e acess?vel para um come?o, pois pretendo lidar apenas com desbaste e somente depois que me sentir confiante partirei para forja.



MAS E DAI, NINGUEM ME RESPONDEU SE PARA HOLLOW SERIA PRECISO UMA RODA MENOR OU MAIOR.


?I A FACA!!!!
Reply With Quote
  #12  
Old 12-14-2010, 01:45 PM
LCASERAPIAO's Avatar
LCASERAPIAO LCASERAPIAO is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Mar 2006
Posts: 2,157
Grampola,

O "problema" do hollow com roda expansiva ? que este tipo de desbaste exige uma transi?a? muito definida entre o plano paralelo do lado da faca e o vazado propriamente dito. Veja bem... As rodas de contato s?o feitas com uma borracha apropriada e bem dura que "aguenta" que vc empurre a superf?cie do metal sem que ela (a roda) deforme. Assim a lixa sobre ela produz do desbaste moldada pela roda de contato. Com a roda expansiva isso n?o ocorre pois, normalmente, usa-se borracha macia na sua constru??o (sen?o ela n?o "expande" e prende a lixa na rota??o). Quanto ao di?metro da roda pra fazer desbaste hollow acho que 8" ? uma boa medida. O caso ? que se vc usar roda expansiva n?o chegar? ao resultado de uma lixadeira. Mas fa?a seus pr?prios testes. Acredito que uma roda expansiva vai ajudar mas use-a n?o cedendo ? tenta??o de empurrar demais o a?o na lixa, pois a cinta pode partir e vc levar uma lapada de lixa.

Um abra?o.


__________________
"Jurei, perante o altar de Deus, hostilidade eterna a toda forma de tirania sobre o esp?rito do homem."

SERAPIAO FACAS ARTESANAIS
Garanhuns-PE
lcaserapiao@gmail.com msn: lcaserapiao@gmail.com
VEJA O BLOG http://www.serapiaofacas.blogspot.com/
Reply With Quote
  #13  
Old 12-15-2010, 04:54 AM
grampolla grampolla is offline
Enthusiast
 
Join Date: Oct 2010
Location: Imbituva-Pr
Posts: 99
seguinte pessoal, tem duas fabricas de cal?ado de seguran?a aqui na minha cidade vou ver se consico com eles um peda?o de sola que ? bem resistente por sinal, as solas sao injetadas direto nas botinas e sao feitas em PU (acho que ? poliuretano) existem as botas mono-densidade e bi-densidade na mono como o proprio nome ja diz ? s? um tipo de solado porem na BI ? a jun?ao de dois tipos um mais macio e outro mais rigido e resistente.

vou ver se consigo com o pessoal uma doa??o desses materiais e se ficar boa posso mandar p quem quiser.
Reply With Quote
  #14  
Old 12-15-2010, 07:22 AM
MarcosProen MarcosProen is offline
Steel Addict
 
Join Date: May 2010
Posts: 115
? isso ai grampolla faser facas vicia,vai comprando as ferramentas de acordo com as tuas nessecidades,a primeira faca que forjei, usei uma churrasqueira adaptada com secador de cabelo,minha bigorna ?ra uma marreta fixada no ch?o e usava um martelo de carpimteiro,forjei uma molinha de fusca,pra faser o acabamento eu tinha uma lima de enchada velha de varios anos,uma lima redonda velha,uma c?rrinha de cortar ferro(s? a c?rra sem o arco) e fixava a lamina com um sargento no canto de um armario v?lho(n?o tinha mor?a nem bancada)a furadeira de m?o foi emprestada,levei mais de um mes pra terminar a faca,sofri pra caramba e penssa que desisti por isso?s? me deu vontade de faser outra.

m?os a obra e mostra as facas pra gente.
Reply With Quote
  #15  
Old 01-03-2011, 11:15 AM
wpurgatto's Avatar
wpurgatto wpurgatto is offline
Enthusiast
 
Join Date: Jul 2009
Posts: 55
Alguem aqui do forum j? tinha visto esta tecnica para debastar a lamina???
Reply With Quote
Reply

Tags
cutelaria, hobby, knives


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump

Similar Threads
Thread Thread Starter Forum Replies Last Post
Lixadeira X Roda Expansiva adririba SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 27 03-08-2009 04:11 PM
Tutorial em v?deo sobre o uso da roda expansiva paulorocha SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 27 09-12-2008 12:47 PM
Duvida roda expansiva Jo?o S. Filho SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 13 06-09-2008 08:24 AM
Motoesmeril p/ roda expansiva renatocjr SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 15 03-02-2008 03:19 PM
Roda expansiva Carlos Goulart SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 3 04-26-2007 06:26 AM


All times are GMT -5. The time now is 08:49 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved