MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 01-06-2011, 10:21 AM
kewyn kewyn is offline
Steel Addict
 
Join Date: Feb 2010
Location: Itápolis - Sp
Posts: 123
Roda Expansiva (Ruminando)

Hehehe, desculpem o t?tulo e por criar novamente um t?pico com este tema, mas o problema ? que j? revirei o forum atr?s de "instru??es" de montagem, ou at? mesmo algum pulo do gato, s? que n?o encontrei nada sobre como contruir uma roda expansiva. Ent?o venho humildemente aos sabios da cutelaria nacional que frequent?o este forum, que provavelmente j? tiveram experi?ncias no assunto, se poss?vel dessem uma "receita", bem "mastigadinha", de como proceder.

Sei que ? pedir muito, mas o ?nico passo-a-passo que encontrei foi um v?deo no youtube, que n?o deu para entender bulhufas.

Minha maior d?vida ? o sentido da rota??o, em seguida vem onde encontrar o material, e como proceder a montagem.

Muito obrigado pela paci?ncia, e desculpem a minha ignorancia, se esta quest?o j? estava respondida, me desculpem, n?o queria encomodar, ? que depois de um acidente ou outro n?s passamos a ficar mais "cag?es". rsrsrs.
Reply With Quote
  #2  
Old 01-06-2011, 10:57 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
kewyn, j? que vc quer uma roda expansiva, compra uma. Vc vai ter que entrar em contato para comprar as lixas mesmo em alguma loja de abrasivos, ent?o j? compra a roda de uma vez.
Reply With Quote
  #3  
Old 01-06-2011, 11:22 AM
Ismael B's Avatar
Ismael B Ismael B is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2009
Location: Feliz- RS
Posts: 727
E se tu quiseres uma roda boa, tenho uma sobrando. Te fa?o pre?o de custo (? nova, nunca usada)
Me mande um email se quiser.
Abra?o!


__________________
Reply With Quote
  #4  
Old 01-06-2011, 11:42 AM
grampolla grampolla is offline
Enthusiast
 
Join Date: Oct 2010
Location: Imbituva-Pr
Posts: 99
disso.eu.sei.um.pouco!
de.tanto.fu?ar.consegui.

eu.tenho.um.tutorial.completo.so.que.?.no.word.
me.manda.um.e-mail.....diego_grampolla@hotmail.com
quanto.a.comprar.uma,sai.muito.caro.e.futuramente. vai.querer.uma.lixadeira.maior



desculpem.escrever.assim,.pois.estragou.a.saida.do .teclado.to.usando.tecldo.virtual.

desculpas.
Reply With Quote
  #5  
Old 01-06-2011, 01:02 PM
kewyn kewyn is offline
Steel Addict
 
Join Date: Feb 2010
Location: Itápolis - Sp
Posts: 123
Ferrari, primeiramente obrigado por responder, mas comprar uma n?o cabe dentro do meu or?amento hehehe. Mas obrigado assim mesmo.

Ismael me interesso e muito em comprar a pre?o de custo, seria muito interessante j? que a grana ta curta, vlw mesmo, vou entrar em contato por e-mail, o ?nico problema ? o transporte desta pe?a, resido no interior de SP, uma cidadezinha chamada It?polis 14900-000

Grampolla, quem deve desculpas sou eu pela minha ousadia, e ? claro, ficaria deveras satisfeito em colocar minhas m?os sobre este tutorial rsrsrs.

Obrigado a todos por responderem, e quem quiser fique a vontade para publicar links, ou deixar alguma nota, assim j? fica um t?pico para saciar a d?vida dos que vierem por ventura a precisar destas informa??es.

Ps.: Estava me referindo aquela roda de EVA, "Home Made"

Kewynmazer@hotmail.com

Last edited by kewyn; 01-06-2011 at 01:16 PM.
Reply With Quote
  #6  
Old 01-06-2011, 02:14 PM
grampolla grampolla is offline
Enthusiast
 
Join Date: Oct 2010
Location: Imbituva-Pr
Posts: 99
pois entao!!!

? justamente sobre rodas de EVA que eu tenho e ja te mandei....

fa?a bom uso
Reply With Quote
  #7  
Old 01-06-2011, 02:45 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Kewyn, depende muito do que vc quer fazer.

Se vc quer fazer uma faca e acabou, legal, isso uma lima resolve.

Se vc quer fazer uma d?zia em um ano, ent?o uma roda dessa improvisada at? quebra um galho.

O problema ? que uma hora vc vai ter que tomar uma decis?o, ou toca a coisa pra frente ou abandona. Se a gente olhar esse f?rum desde o come?o vai ter uma centena de pessoas que come?aram, fizeram muito barulhos e simplesmente sumiram.

Uma roda expansiva custa em m?dia 200 reais. Minha primeira lixadeira custou uma fortuna na ?poca e comprei com o dinheiro que n?o tinha. Paguei ela com as facas vendidas e muito suor.

Vc pode at? fazer uma roda improvisada, mas depois de um tempo vai ver que ela ? um quebra galho, e vai querer comprar uma melhor, depois vai perceber que roda expansiva n?o d? bons resultados e vai querer uma lixadeira... A vida do cuteleiro ? assim: uma intermin?vel busca de ferramentas, e isso custa dinheiro.
Reply With Quote
  #8  
Old 01-06-2011, 08:33 PM
kewyn kewyn is offline
Steel Addict
 
Join Date: Feb 2010
Location: Itápolis - Sp
Posts: 123
Diego, vlw mesmo por me passar o tutorial, ? did?tico e muito esclarecedor. j? estou atr?s do material para a montagem da roda. Espero que seja pratico, quando ficar pronta eu posto as fotos.
Ferrari, ? exatamente isso que acontece, uma faca s? tudo bem de ser na lima, mas a uma m?dia de 3 facas por m?s ( s? pratico nos fins de semana ), fica dif?cil de fazer na lima. Uma porque demora, outra porque cansa, e eu j? pratico esporte.
Essa roda vai vir bem a calhar. Dinheiro para comprar uma de fabrica eu n?o tenho, para uma lixadeira muito menos, o que me sobrou como alternativa foi a roda expansiva.
Mas ? isso a?, estamos procurando sempre evoluir, pra mim vai ser meio caminho andado.

Obrigado a todos.
Reply With Quote
  #9  
Old 01-10-2011, 02:12 PM
drgneto's Avatar
drgneto drgneto is offline
Enthusiast
 
Join Date: Nov 2010
Location: Ituiutaba, MG
Posts: 47
Kewyn, sobre o que o Ferrari falou, eu acabei seguindo mais ou menos isto, fiz uma lixadeira com pouco mais de 200,00, talvez n?o tenha ficado uma "KMG" mas parece e funciona, o que ? mais importante!
Ralei muito pra fazer, gastei um bocado de ferro velho que tinha guardado, cortador de grama, pe?as velhas de maquinas agricolas etc...
Minha dica ?: v? ajuntando as pe?as devagar, um rolete, uma polia, chapas grossas ... Sempre seguindo um projeto e de preferencia come?ando pelo motor, pois pela sua rota??o vc calcula o tamanho da polia e do rolete motriz. Se fizer soldas facilita muuuito, eu n?o fazia, e depois da lixadeira posso dizer que fa?o!

Boa sorte!
Se precisar de ajuda tem uma galera bem disposta, inclusive eu que apesar de ter feito s? uma posso tentar ajudar.

David
drgneto@gmail.com
Reply With Quote
  #10  
Old 01-10-2011, 09:26 PM
kewyn kewyn is offline
Steel Addict
 
Join Date: Feb 2010
Location: Itápolis - Sp
Posts: 123
drgneto, primeiramente venho te saudar, hehehe. N?o ? qualquer um que faz uma lixadeira com R$ 200,00. Uma roda expansiva industrial fica nesse pre?o rsrs. Cara, m?o de obra eu tenho, na verdade consigo at? quem monte a m?quina. Tenho um amigo que ? soldador, e ele trabalha em sociedade com um rapaz que fabrica equipamentos de treino. Eu j? tenho o servi?o ganho, s? imaginei que o caro fossem as pe?as.
Abra?os colega, bom saber que tem com quem contar.
Minha maior d?vida ? quanto ao motor, o resto j? ta mais f?cil. ( apesar de que eu n?o vou montar uma lixadeira agora, ? legal saber como funciona )
Vlw.
Reply With Quote
  #11  
Old 02-02-2011, 04:30 PM
kewyn kewyn is offline
Steel Addict
 
Join Date: Feb 2010
Location: Itápolis - Sp
Posts: 123
Gente, consegui um peda?o de EVA, de 28x23x2
Uma roda expansiva com 14 cm de diametro ? pouco ? (para ficar com 40mm de expessura)
Ou voc?s acham melhor conservar os 23 de largura e ficar com uma roda de 20mm de expessura ?
Para colar as "chapas" no caso de usar duas, s? tenho a disposi??o cola de sapateiro, serve ?
E as lixas, como n?o posso mais investir dinheiro, j? que comprei o b?sico para come?ar, e s? me faltou a lixadeira, optei pela constru??o da roda expansiva, por?m s? disponho de lixa comum, dessas para ferro, e gostaria de colar duas tiras, s? assim conseguiria uma lixa para o diametro m?nimo de 14, at? os 23.
Li em um dos t?picos, onde n?o aconcelharam a emendar as lixas, por?m, gostaria assim mesmo de temtar, se eu conseguir lucrar com as primeiras pe?as, eu vejo de comprar uma ferramenta descente, masss, por enquanto essa ? a unica op??o que tenho, j? que vai ficar na gambiarra, iria evitar gastar a muito a lixa para n?o levar uma lambada no peito. Minha d?vida ? como eu consigo emendar ela. ( se for possiv?l usar a cola de contato melhor ainda )
Obrigado pessoal.

Last edited by kewyn; 02-02-2011 at 04:38 PM.
Reply With Quote
  #12  
Old 02-02-2011, 05:12 PM
paulorocha's Avatar
paulorocha paulorocha is offline
Guru
 
Join Date: Aug 2004
Location: Sorocaba - SP
Posts: 1,249
Send a message via ICQ to paulorocha Send a message via MSN to paulorocha
kewyn, eu posso te falar algumas coisas a respeito de roda expansiva, pois fiz MUITAS facas usando este trem. O v?deo que voc? achou no youtube provavelmente ? meu, desbastando um faca estilo "tant? americano" (um falso tant?...).

O Ferrari t? coberto de raz?o: pra produ??o mesmo, n?o presta, nem mesmo uma industrial. Para hobbie, d? pra usar de boa, mesmo a home-made. Mas j? vou te adiantar, n?o sai t?o barato quanto parece... O problema ? que a roda de EVA n?o aguenta por muito tempo, ficando deformada. Dai precisa fazer outra.

Quanto ?s lixas, esquece esse neg?cio de emendar. N?o funciona, voc? vai jogar dinheiro fora e ainda vai se machucar.

Se realmente quiser tentar as rodas de EVA eu posso te ajudar.



Grande abra


__________________
Paulo Rocha
golpedemartelo@gmail.com
http://diletantecompulsivo.blogspot.com/
Sorocaba - SP - Brazil
Reply With Quote
  #13  
Old 02-02-2011, 08:12 PM
kewyn kewyn is offline
Steel Addict
 
Join Date: Feb 2010
Location: Itápolis - Sp
Posts: 123
Boa noite,
Paulo, primeiramente fico agredecido por se colocar a disposi??o! Estou com um tutorial em m?os fornecido pelo amigo diego, que me ajudou muito a entender como funcionava o trem. Tamb?m li que a roda deveria variar de diametro algo em torno de 19 a 25 cm. O problema ? que n?o disponho material para construir nessa medida. Eu usaria a roda s? para fazer a usinagem final, a partir da lixa 140, e tamb?m para amolar alicate. Penssei em contruir com 14 cm, se vai funcionar ou n?o ? a minha d?vida. Quero deixar bem claro, ? s? um quebra galho, para no m?ximo umas 12 facas, a partir da? posso penssar em uma lixadeira.
Como n?o tenho fornecedor de matarial abrasivos, a ?nica solu??o e fazer a imenda, mesmo contra a minha vontade. pensei em gastar uma das pontas, colocar com super bonder, brampiar, e por ?ltimo colar tamb?m a sobra junto a lixa, para virar uma coisa s?. Creio n?o ter problema usar uma lixa por mais de 10 minutos. Mais uma vez obrigado.
Reply With Quote
  #14  
Old 02-02-2011, 08:19 PM
Ismael B's Avatar
Ismael B Ismael B is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2009
Location: Feliz- RS
Posts: 727
Quote:
Originally Posted by kewyn View Post
Gente, consegui um peda?o de EVA, de 28x23x2
Uma roda expansiva com 14 cm de diametro ? pouco ? (para ficar com 40mm de expessura)
Ou voc?s acham melhor conservar os 23 de largura e ficar com uma roda de 20mm de expessura ?
Para colar as "chapas" no caso de usar duas, s? tenho a disposi??o cola de sapateiro, serve ?
E as lixas, como n?o posso mais investir dinheiro, j? que comprei o b?sico para come?ar, e s? me faltou a lixadeira, optei pela constru??o da roda expansiva, por?m s? disponho de lixa comum, dessas para ferro, e gostaria de colar duas tiras, s? assim conseguiria uma lixa para o diametro m?nimo de 14, at? os 23.
Li em um dos t?picos, onde n?o aconcelharam a emendar as lixas, por?m, gostaria assim mesmo de temtar, se eu conseguir lucrar com as primeiras pe?as, eu vejo de comprar uma ferramenta descente, masss, por enquanto essa ? a unica op??o que tenho, j? que vai ficar na gambiarra, iria evitar gastar a muito a lixa para n?o levar uma lambada no peito. Minha d?vida ? como eu consigo emendar ela. ( se for possiv?l usar a cola de contato melhor ainda )
Obrigado pessoal.
Bem, Parcero!
Se quiser emendar lixas, sem se matar...... ent?o tens que comprar uma prensa pr?pria para isso. R$ 2.000,00
Compre um rolo de fita Mayller (fibra) R$ 400,00
e Compre a cola especial para colar R$ 85,00
Usando o m?todo correto d? certo!
Mas se quiser colar com cola de contato.....tente.... na terceira volta que a roda der, se foi...
Emendar lixa ? coisa s?ria.Muitos aqui j? tentaram e se lascaram.
Uma lixa de cer?mica para roda expanciva custa no max. R$ 4,50. E vamos combinar, 4,50... vai querer se arrebentar as m?os....

Boa sorte.


__________________
Reply With Quote
  #15  
Old 02-02-2011, 09:58 PM
kewyn kewyn is offline
Steel Addict
 
Join Date: Feb 2010
Location: Itápolis - Sp
Posts: 123
Putss, s?rio mesmo. Nossa to gastando R$ 12 aqui para fazer gambiarra ! Alguem pode me informar onde adquirir ? E neste caso, eu encomendo em qualquer tamanho, digo comprimento ? Obrigado.
Reply With Quote
Reply

Tags
cutelaria


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump

Similar Threads
Thread Thread Starter Forum Replies Last Post
Roda Expansiva grampolla SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 21 02-11-2011 05:23 PM
Lixadeira X Roda Expansiva adririba SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 27 03-08-2009 04:11 PM
Duvida roda expansiva Jo?o S. Filho SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 13 06-09-2008 08:24 AM
Motoesmeril p/ roda expansiva renatocjr SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 15 03-02-2008 03:19 PM
Roda expansiva Carlos Goulart SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 3 04-26-2007 06:26 AM


All times are GMT -5. The time now is 12:31 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved