MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 02-11-2011, 06:42 PM
kewyn kewyn is offline
Steel Addict
 
Join Date: Feb 2010
Location: Itápolis - Sp
Posts: 123
D?vida simples linha de t?mpera

Boa noite.
Tenho uma d?vida simples que me deixou inquieto por n?o encontrar nada a respeito no f?rum
Direto ao assunto, ainda tenho alguns dias de prazo (anivers?rio do meu pai) e queria fazer uma faca a partir de um rolamento que tenho em casa, e acho muito bonito a linha de tempera que fica em pe?as com t?mpera seletiva, e gostaria de saber se a parafina iria me proporcionar esta caracter?stica. E s? para completar, o processo de tempera/revenimento ? o mesmo do 5160 para o a?o de capa de rolamento ?

Hist?ria para se divertirem e relembrarem o come?o de voc?s, se por um acaso foi dram?tico como o meu est? sendo hehehe.

Hoje comprei uma vela de 7 dias, derreti dentro de uma lata de cereais, para utilizar a parafina como meio resfriante para a tempera. Bom, tinha um peda?o de mola de tor??o de caminh?o, e com ele forjei uma faca, na minha inoc?ncia de pensar que era um 5160, pois tentei furar e nem a pau. Pois bem, fiz a faca, a guarda toda trabalhada, na esperan?a de apresent?-la a v?s, e tamb?m para servir de presente ao meu pai. Com tudo as mil maravilhas, chegou a hora da tempera, aqueci na forja at? um vermelho cereja, e mergulhei s? o fio no vasilhame e depois de frio passei para a ?gua. Fui conferir para ver se a carepa se soltava, e que decep??o a minha ao ver a faca toda chamuscada, e sem nenhuma marca de tempera, isto ?, sem soltar a carepa e consegui entortar a ponta na unha . Na verdade era um 1045 querendo se passar por 5160. kkkkkkkkkk

Ps.: Ferrari tu ficou de me ensinar a forjar os ponteiros de flechas (triangulares). =D

Abra?os a todos, desculpem erros de gram?tica n?o tive tempo de revisar.
Reply With Quote
  #2  
Old 02-12-2011, 04:23 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Kewyn, d? pra fazer linha de t?mpera na parafina, mas o ideal seria vc apenas aquecer o fio para obt?-la. Se vc quer ter certeza de uma linha de t?mpera, use um ma?arico.


Reply With Quote
  #3  
Old 02-12-2011, 03:30 PM
kewyn kewyn is offline
Steel Addict
 
Join Date: Feb 2010
Location: Itápolis - Sp
Posts: 123
Boa noite. muito obrigado ferrari, respondeu de forma simples e clara a minha pergunta. Obrigado por ensinar a forjar o ponteiro. Muito sucesso pra voc?. Abra?os. E mais uma vez obrigado.
Reply With Quote
Reply


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump

Similar Threads
Thread Thread Starter Forum Replies Last Post
Forja, d?vida simples Lobo Negro SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 11 01-18-2006 08:45 AM
D?vidas sobre linha de t?mpera Luciano SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 22 01-27-2005 04:54 PM
Mostrando A Linha De T?mpera. Andreotti SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 11 08-31-2004 05:41 PM


All times are GMT -5. The time now is 09:19 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved