MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 02-15-2011, 02:19 PM
vazilli's Avatar
vazilli vazilli is offline
Enthusiast
 
Join Date: Mar 2010
Posts: 81
Saiu a Forja a carv

Esta pronta a forja a carv?o! N?o fiz ela plana e sim com um declinio no centro, no centro dela vai um tijolo refratario com furos, (ao lado da forja) Espero que ela funcione bem! abra?o!

http://img52.imageshack.us/i/1010350j.jpg/
http://img835.imageshack.us/i/1010352.jpg/
http://img404.imageshack.us/i/1010353.jpg/
Reply With Quote
  #2  
Old 02-15-2011, 02:39 PM
kewyn kewyn is offline
Steel Addict
 
Join Date: Feb 2010
Location: Itápolis - Sp
Posts: 123
Boa noite, parab?ns a? cara pela atitude!
Ficou muito bonita, e isto me lembra de postar a minha forja tamb?m rsrsrs.
Viu s? um detalhe que eu observei, me parece que voc? n?o deixou uma c?mara abaixo da entrada de ar para coletar as cinzas. Ent?o o que pode acontece ? de entupir e voc? ter de parar no meio do forjamento, ou ent?o vai fazer muita sujeira jogando toda a cinza para fora ( isto ? norma hehehe ), e tamb?m que de uma utiliza??o para outra voc? ter? de fazer uma limpeza.
Uma boa id?ia seria voc? abrir um buraco logo embaixo e criar um reservat?rio, e no lugar do tijolo usar uma grade, ou ent?o um ralo de banheiro daqueles antigos que s?o de ferro, assim voc? n?o se preocupa em ficar sem forjar por conta de quebrar o tijolo, e tamb?m cria um foco maior de calor. S? estou dizendo isto porque eu j? fiz gambiarra pior ta rsrs. N?o precisa se preocupar em derreter o ralo porque o ar resfria ele, assim s? a parte de cima fica em contato direto com o carv?o.

Abra?o, muitas marteladas pra voc?. Se precisar de alguma coisa pode contar. E mais uma vez parab?ns a forja ficou arretada, mas quem sou eu para dizer.
Reply With Quote
  #3  
Old 02-15-2011, 02:47 PM
vazilli's Avatar
vazilli vazilli is offline
Enthusiast
 
Join Date: Mar 2010
Posts: 81
a? que ta o problema, esse ferro tem 1,5 cm de espessura! para abrir um buraco vai ser dificil, mas o tijolo ele nao vai fica preso na forja... da pra remover ele a hora que quiser.. hehehe se eu tiver sorte n?o vai entupir... espero que com a ventuinha a cinza voe pra fora.... a sugeira nao me importo muito.... tenho um patio grande com bastante arvores, e um gramado.. ent?o se cair cinza ou carv?o na grama n?o tem problema! hehehe
Quando colocar ela pra funcionar dou a resposta se ela vai funcionar ou n?o! hehehe
Reply With Quote
  #4  
Old 02-15-2011, 02:57 PM
kewyn kewyn is offline
Steel Addict
 
Join Date: Feb 2010
Location: Itápolis - Sp
Posts: 123
Se voc? tem espa?o e tempo para isso, o resto n?o importa kkkk, Nem leve a s?rio o que eu disse ent?o. Mas caso sua ventuinha seja de pl?stico ? bom colocar um t neste cano para evitar refluxo, o secador de cabelo de casa sabe muito bem disso. rsrsrs
At? mais.
Reply With Quote
  #5  
Old 02-15-2011, 03:01 PM
vazilli's Avatar
vazilli vazilli is offline
Enthusiast
 
Join Date: Mar 2010
Posts: 81
essa dica eu n?o sabia! vou fazer um cano com um T ent?o! Tenho que conseguir um secador de cabelo. s? n?o sei aonde! hehehehe
Reply With Quote
  #6  
Old 02-15-2011, 03:30 PM
kewyn kewyn is offline
Steel Addict
 
Join Date: Feb 2010
Location: Itápolis - Sp
Posts: 123
Aprendi com o pessoal aqui do f?rum, na verdade o "T", ? s? para criar o reservat?rio, e assim impedir que a brasa incandecente alcance a ventuinha, como para realizar a limpera com maior facilidade. N?o precisa ser necessariamente um T, ? como se fosse um sif?o, onde pela for?a da gravidade os restos de cinza, brasa que passam da forja para o cano se depositam, e n?o conseguem atingir e posteriormente estragar a sua ventuinha.
O Que voc? pode fazer ? o seguinte

....................... _........ _......
.......**............ ======......
......***..+.......... .+.............
.......**.....+........+...............
................+.....+.................
....................T.....................
....................U.....................

Legenda:

* Secador de cabelo
+ Cano
T emenda de cano "T"
U Reservat?rio ( pode ser um peda?o de cano remov?vel com um cap na ponta )
= Forja
. Fundo

Procure o secador no ferro velho, e ent?o corte a resist?ncia el?trica para poupar energia el?trica.
Voc? tamb?m pode ir em at? um desmanche e procurar por uma ventuinha de painel automotivo, e para ligar ela voc? adpta uma fonte de computador. ( Geralemente o fiu vermelho ? o positivo 12v ) Por?m ? sempre bom testar com um voltimetro.

Abra?os.
Reply With Quote
  #7  
Old 02-15-2011, 05:02 PM
vazilli's Avatar
vazilli vazilli is offline
Enthusiast
 
Join Date: Mar 2010
Posts: 81
Sim tinha pensado nisso, mas como a entrada de ar eh do lado da forja fica complicado...
Mas eu do um jeito de nao enra brava para dentro do secador! hehehe
Vo num ferro velho atraz de um secador de 2 velocidades fica mais facil e pratico!

Abra
Reply With Quote
  #8  
Old 02-16-2011, 09:00 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Gastona

Funcionar sempre funciona mas vai gastar um monte de carv?o desnecessariamente e s? vai dar pra fazer pe?as pequenas, n?o vai ter como enfiar uma espada a? dentro. O melhor seria vo?? colocar um tubo de 1 1/2" ou maximo 2" at? o n?vel da borda e encher tudo em volta do tubo com tijolos e cimento refrat?rio a? voc? ter? uma mesa plana com uma saida pequena de ar o que faria uma forja muito econ?mica pois voc? n?o forja mais que umas duas ou tr?s polegadas de l?mina em cada aquecimento ent?o pra que aquecer a l?mina toda? Isto s? a ajuda a descarbonetar mais rapidamente.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #9  
Old 02-16-2011, 10:02 AM
kewyn kewyn is offline
Steel Addict
 
Join Date: Feb 2010
Location: Itápolis - Sp
Posts: 123
Boa tarde,
Acho que o fato de ela gastar ou n?o vai depender do tamanho da lamina que ele tentar forjar, se forem facas pequenas eu prefiro uma base c?ncava (minha antiga forja), al?m de conter o carv?o no centro e impedir que ele caia, o refrat?rio vai aproveitar um pouquinho mais do calor, o que talvez diminuo o tempo de aquecimento. Mas sei l?, deve ser meio dif?cil de manipular.

Se for fazer uma lamina grande a? complica forjar, seguindo o coment?rio do cabete, voc? vai acabar por aquecer uma ?rea grande, e na hora de forja entorta pra tudo o que ? lado hehehe.

S? mesmo vendo para saber como ? que funciona. Mas n?o tem dessa, se voc? conseguiu construir a forja isto ? o que mais importa. Voc? pode tentar com uma esmirilhadeira e um corta m?rmore, criar um rebaixo de um dos lados, assim fica mais f?cil de introduzir a lamina, e d? at? para soldar uma dobradi?a.

Abra?o, manda uma foto da forja funcionando.
Reply With Quote
  #10  
Old 02-16-2011, 11:25 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Kg / hora

Quando falamos em forja gastona estamos falando no consumo de carv?o ou de g?s por hora: Kg/h pois ? evidente se a pe?a ? grande ir? demorar mais forjando e gastar? mais carv?o mas isto n?o significa que a forja seja gastona.
Se a forja ? carv?o gastar mais de 2Kg de carv?o por hora ela ser? gastona em minha opini?o mas para ela atingir um n?vel de gasto deste precisa ter alguns cuidados de constru??o e de opera??o, ao se retirar a pe?a para malhar deve-se diminuir o volume de ar que est? sendo injetado no carv?o, ao voltar a pe?a ? forja volta-se a aumentar o volume de ar, para isto ? bom que o regulador de ar tenha algum tipo de marca??o ( escala ) para o forjador se orientar e voltar sempre ? regulagem original.
Forjas de mesa plana gastam menos pois s? aquecem e queimam o carv?o que est? diretamente sobre o buro onde saio o ar e este furo ? de pequeno di?metro. J? v? forja com furo de apenas uma polegada. Uma forja como esta ou aquelas feitas ? partir de churrasqueiras com um cano furado no interior gastam muuiiiito carv?o e isto n?o ? ecol?gico e nem bom para o bolso.
Sempre ? bom fazer-se um bom estudo, uma boa pesquisa, antes de se construir o equipamento. Nesta de se fazer para ver no que d? j? joguei muita forja fora e isto significa jogar dinheiro e tempo fora por isto fa?o estes alertas, quem quiser aproveitar...


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil

Last edited by cabete; 02-16-2011 at 11:28 AM.
Reply With Quote
  #11  
Old 02-16-2011, 12:04 PM
kewyn kewyn is offline
Steel Addict
 
Join Date: Feb 2010
Location: Itápolis - Sp
Posts: 123
? isso a? cabete. Por isso que existem voc?s, nossos anjos da guarda hehehe. Infelizmente minha primeira forja eu fiz sem conhecimento nenhum, e al?m do mais foi projetada para fundir ligas de alum?nio, e n?o forjar, o que acabou me levando a construir outra forja. Mas o forno de fundi??o funcionava que era uma beleza (depois que conheci a cutelaria desisti de alum?nio e joguei-a fora).
N?o estava me referindo apenas ao consumo/hora. Digo que o tamanho da l?mina importa neste caso, porque a base ? c?ncava, ent?o se ele quiser malhar o meio de uma espada, por exemplo, ter? que apoiar a espada na borda da forja, e empilhar o carv?o verticalmente para conseguir cobrir a espada, e assim chegar ? temperatura de forjamento, o que significa dizer que ele, sem a inten??o, vai acabar por queimar mais carv?o do que o necess?rio para isso, pois n?o haver? outra forma de fazer-lo, n?o ser? poss?vel de atingir o fundo da forja, pr?ximo a entrada de ar com a parte da l?mina a ser trabalhada, isto porque a forja ? c?ncava e a l?mina grande.
O que pode ser feito ? seguir a sugest?o do cabete, e montar no fundo da forja um cubo com tijolos, e para cobrir, utilizar este que voc? furou para o ar passar. Desta forma voc? aproxima o fundo da forja da lamina, e n?o precisa fazer a pilha de carv?o. Isto no caso de espadas, para pe?as pequenas creio ser poss?vel utilizar do jeito que est?. Agora s? basta ver quanto gasta sua forja, criar um foco de calor (pode ser feito com menos furos na extens?o do tijolo) e descer a lenha, ou melhor, carv?o.
Abra?os.

Last edited by kewyn; 02-16-2011 at 02:45 PM.
Reply With Quote
  #12  
Old 02-16-2011, 12:20 PM
vazilli's Avatar
vazilli vazilli is offline
Enthusiast
 
Join Date: Mar 2010
Posts: 81
Ol?, Irei forjar apenas facas pequenas, o rebaixo da forja n?o ? t?o profundo, pelas fotos aparenta mas n?o ?.. Quanto aos furos acho que vou fazer outra plaqueta de massa refrataria mas com apenas alguns furos no centro dele! abra
Reply With Quote
  #13  
Old 02-17-2011, 06:37 PM
vazilli's Avatar
vazilli vazilli is offline
Enthusiast
 
Join Date: Mar 2010
Posts: 81
Ol?, percebi que a massa refrataria est? apresentando pequenas rachaduras equanto cura! n?o sei se isso ? normal...
O que devo fazer? utilizar a forja assim mesmo?
Reply With Quote
  #14  
Old 02-18-2011, 07:28 PM
kewyn kewyn is offline
Steel Addict
 
Join Date: Feb 2010
Location: Itápolis - Sp
Posts: 123
Boa noite,
O ideal ? deixar secar bem lentamente e na sombra. Caso Se observe que uma ?rea ainda esteja ?mida enquanto todo o resto est? seco, deve-se umedecer uniformemente toda a extens?o coberta pelo refrat?rio, mas bem de leve, para que a massa seque por igual, e assim n?o apresente fissuras.
Por?m n?o se apegue muito a isso, se forem pequenas as fissuras, n?o ir?o atrapalhar, mesmo porque depois de um tempo elas aparecem querendo ou n?o rsrs. Chega uma hora que ? necess?rio trocar o refrat?rio da forja por uso, ent?o se n?o for afetar o funcionamento, ta de boa, na minha opini?o.
Abra?o.
Reply With Quote
  #15  
Old 02-18-2011, 09:18 PM
vazilli's Avatar
vazilli vazilli is offline
Enthusiast
 
Join Date: Mar 2010
Posts: 81
logo posto fotos, as rachaduras almentaram, mas acho que vou tapar elas com massa refrataria s? e ja era! Deixei ela secar na sobra... Vou usar assim mesmo! ainda n?o usei ela pq ta demorando a secar completamente! abra?o!
Reply With Quote
Reply

Tags
carvão, cutelaria, forja


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump

Similar Threads
Thread Thread Starter Forum Replies Last Post
Forja a carv Araki SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 10 03-25-2009 09:39 PM
Saiu Mais Uma Forja A g aguia_rafael SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 3 08-13-2007 05:56 PM
Saiu A Forja !! reginaldoRBS SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 12 07-13-2007 06:23 AM
Forja a g?s ou carv?o ? Eduardo Meira SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 12 08-12-2006 11:48 AM
Forja : A G?s ou a Carv?o ??? Thiago de Melo SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 27 04-19-2004 08:39 AM


All times are GMT -5. The time now is 10:10 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved