MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 07-17-2002, 09:30 AM
Dobruski Dobruski is offline
Member
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ponta Grossa - Paran
Posts: 16
Question Escurecendo Chifres de Cervo

Ol? Amigos,

H? alguns anos atr?s um amigo meu emprestou-me uma revista Blade, a qual recordo sobre uma materia que falava sobre ecurecer chifres de cervo.
Eram varias tecnicas, somente recordo uma bem rudimentar que era ferver o chifre em CH? PRETO. Testei e somente amarelou um pouco.

Ser? que algu?m poderia esclarecer algo sobre o assunto??:confused:


Grato

Mauricio
Reply With Quote
  #2  
Old 07-17-2002, 10:47 AM
Ivan Campos's Avatar
Ivan Campos Ivan Campos is offline
Moderator
 
Join Date: Jun 2002
Location: Tatu?, SP, Brazil
Posts: 591
Send a message via MSN to Ivan Campos
Ol?, Mauricio

Voc? pode colocar o chifre em um copo com permanganato de pot?ssio que ele escurece rapidinho, mas ? bom fazer isso com a pe?a j? quase acabada, ajustar ? faca e depois aplicar o permanganato novamente nas parets que tierem de ser lixadas, pois o banho de imers?o tende a fazer o chifre inchar e depois encolher significativamente.
Uma outra t?cnica - muito usada por falsificadores, ali?s - ? usar graxa de sapato marrom e depois aquecer, mas n?o conhe?o maiores detalhes deste processo nem sei se ? exatamente como descrevi.


__________________
Ivan Campos
O Gnomo Cuteleiro P? Vermeio
http://www.ivancampos.net

BLADEBAZAR - Quer vender faca??? Converse com a gente!
http://www.bladebazar.com
Reply With Quote
  #3  
Old 07-18-2002, 04:46 PM
Dobruski Dobruski is offline
Member
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ponta Grossa - Paran
Posts: 16


Agrade?o pelas dicas, vou iniciar alguns testes e depois informo os resultados.

Abra?os

Mauricio
Reply With Quote
  #4  
Old 07-18-2002, 10:28 PM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
E PARA REJUVENESCER O CHIFRE ?

Tenho uma "Solingen" que herdei de meu pai cujo chifre est? bem ressecado querendo escamar em alguns locais. Que produto usar para rehidrat?-lo? Tamb?m ? com c?ra?


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #5  
Old 07-19-2002, 06:08 AM
callega's Avatar
callega callega is offline
Banned
 
Join Date: Jul 2002
Location: Bento Goncalves RS Brasil
Posts: 1,904
Lightbulb

Seguindo o raciocinio da msg anterior, do Codignoli.
A araldite pode ser aquecida para diminuir sua viscosidade. Eu costumo colocar a dita cuja no local e aquecer com o estanhador, ela fica bem liquida.
A lenta ? a melhor delas, a rapida ? muito "seca" e nao penetra nas micro porosidades das pecas. Durante muito tempo, reforcei os coletores de motores de carrinhos de autorama com um fio de fibra de vidro e araldite..Fucionava... O motoplanador Ximango, fabricado no RS (como quase tudo que de primeira,tche) tem a longarina principal feita em madeira e reforcada com um fio de fibra de carbono e araldite.
Na Tramontina, qdo o lote de estampagem era muitopequeno, faziam a matriz com um tipo de araldite.. Existem v?rios e muitos tipos, al?m dos que estamos acostumados.
Qto ao polywood, lembro da epoca que trabalhei na Tramontina fui uma vez ate o local onde fabricam as chapas de polywood. O responsavel me fez subir no tanque que aramzenava o produto e olhar pra dentro. Qdo cheguei la no topo e botei o car?o pra dentro, quase cai discosta.. Eles usam um produto a base de algum formol ou formalgumacoisalouca.. Acho que o deve ser algum formo-aldeido. Depois de aplicado nas chapas, vai pra uma prensa a quente..

Jean H Callegari
Bento Goncalves RS
Reply With Quote
  #6  
Old 07-19-2002, 01:48 PM
Jeff Velasco's Avatar
Jeff Velasco Jeff Velasco is offline
Steel Addict
 
Join Date: Jul 2002
Location: Florian?polis, Brasil
Posts: 184
Send a message via AIM to Jeff Velasco
O que os gringos fazem

Andei perguntado nos outros forums aqui do CKD para saber como os americanos fazem e disseram que d? certo com o permanganato de pot?ssio, mas tem que regular a solu??o para ficar no ponto certo. Como o permanganato ? muito forte, pode ser que uma solu??o muito concentrada deixe uma tonalidade meio roxa. Acho que o ideal ? fazer testes com solu??es bem fracas e ir adicionando material, ou usar alguns cacos quebrados e fazer v?rios testes.


__________________
Jefferson Lewis Velasco
Florian?polis - BR
Reply With Quote
  #7  
Old 07-19-2002, 02:04 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Manuten?

Apesar do t?pico ser de como escurecer chifres de cervo, aqui vai uma dica que o pr?prio Ricardo Lala j? havia dado na casa velha e o pr?prio Jerry Fisk nos passou:

Em empunhaduras de Marfim, chifre ou osso, ? necess?rio a cada 6 meses que ela seje impregnada com ?leo para beb?s, tendo em vista a reidrata??o do material, para que n?o se resseque com o tempo, pois ap?s o animal morto, a pe?a n?o recebe mais a hidrata??o natural, por isso devemos fazer uma hidrata??o artificial.

O tingimento com pergamanato pode rachar a pe?a de chifre ap?s o processo. Eu particularmente coloco uma p?lula de pergamanato para 1 litro d'?gua e deixo o chifre um dia nesta solu??o. Ap?s isto deixo secar e coloco no ?leo para evitar que a pe?a rache ou apare?a fissuras indesej?veis.
Reply With Quote
  #8  
Old 07-25-2002, 01:07 PM
Jeff Velasco's Avatar
Jeff Velasco Jeff Velasco is offline
Steel Addict
 
Join Date: Jul 2002
Location: Florian?polis, Brasil
Posts: 184
Send a message via AIM to Jeff Velasco
http://ckdforums.com/showthread.php?...3844#post53844

A resposta dos nossos amigos americanos sobre o mesmo assunto.


__________________
Jefferson Lewis Velasco
Florian?polis - BR
Reply With Quote
  #9  
Old 07-26-2002, 11:33 PM
Josu?H.M.Araujo's Avatar
Josu?H.M.Araujo Josu?H.M.Araujo is offline
Master
 
Join Date: Jul 2002
Location: Americana - SP - Brazil
Posts: 898
Ops!
Jean seu sumido !!!
O arnes e o coldre est?o Aguentando?

Desculpem mas o Ricardo Lala tem um livrinho que se Chama "Mil segredos de oficinas" . Eu tambem tenho um, e que me lembre tem uns 4 ou 5 jeitos de escurecer chifre nesse livrinho antigo .
Vou dar uma esquisada e o achar de diferente eu ponho aqui para voces.
At? mais.
ass Josu? .
Reply With Quote
  #10  
Old 07-28-2002, 08:35 AM
ikoma ikoma is offline
Enthusiast
 
Join Date: Jul 2002
Posts: 93
Oi
Josu? o livrinho do Lala ? meu (a n?o ser que ele tenha comprado um tamb?m), dei uma olhada nele e n?o achei nada espec?fico sobre escurecimento de chifre de cervo, o que eu ache foi o seguinte (copiei na integra):
"Para dar a c?r negra ? subst?ncia cornea:

Mete-se numa solu??o d'acido nitrico, lave-se depois em agua pura e mergulha-se numa solu??o de polisulfuro de potassio, que lhe da a cor negra d'azeviche. Tira-se d'?ste banho, lava-se de novo, polindo-a, por fim, a maneira ordinaria."

Sei que a linguagem ? meio estranha, m?s ? que esse livro foi impresso em Lisboa a muito , muito tempo atr?z.

Eu particularmente prefiro o m?todo que aprendi com o Ricardo Lala, a gente pinta o chifre com tinta para couro "Enigma" geralmente eu prefiro a cor marrom para escurecer o chifre, esse m?todo ? bastante simples, e at? onde eu pude ver n?o apresenta contra indica??es.

Ali?s Josu?, em ingl?s "ass" significa bunda, por isso um conselho de amigo, ? melhor assinar s? o seu nome ao inv?s de "ass Josu?" pois j? que estamos em um site americano, talvez algun deles possa ler isso e achar que o seu primeiro nome ? "bunda", Abra?os

Last edited by ikoma; 07-28-2002 at 08:40 AM.
Reply With Quote
  #11  
Old 07-28-2002, 05:01 PM
Ricardo Lala's Avatar
Ricardo Lala Ricardo Lala is offline
Moderator
 
Join Date: Jul 2002
Location: P. Prudente-Brazil
Posts: 1,016
tinta

Pois como disse o Ikoma, eu uso a tinta Enigma, que ? um verdadeiro enigma conseguir, mas pode-se usar anilina diluida em alcool, primeiro encharca-se a pe?a com esta tinta, depois p?e fogo e sai correndo... , quando apagar, pega-se um pano grosso ou lona e esfrega at? sair o exesso, nem todo chifre fica bom assim, por isto ? bom testar em um retalho antes.


__________________
Ricardo Lala
Korth Knives
http://www.ikbsknifetech.com
korthknives@terra.com.br
Reply With Quote
  #12  
Old 07-28-2002, 09:52 PM
Josu?H.M.Araujo's Avatar
Josu?H.M.Araujo Josu?H.M.Araujo is offline
Master
 
Join Date: Jul 2002
Location: Americana - SP - Brazil
Posts: 898
Opsss!!!!
Ainda bem que sei rir de mim mesmo
N?o to pagando mico, to pagando um Gorila, ? o segundo .

Obrigado Ikoma.

Vou tomar cuidado com isso , e com outras coisas.
Eu ainda n?o olhei o livrinho, mas, acho que se trata de escurecer chifre, mas chifre de boi. Ser? que n?o funcionaria com o de veado. Mesmo sabendo serem diferentes enfeites de cabe?a.
Tamb?m li oque o Ricardo Lala escreveu...
Tinta Enigma ? isso ai, ? preciso cuidado para n?o ter surpresas at? quando estou tingindo couro. Mas que ? uma tinta exelente n?o temos d?vidas.

Pude ver que Voc?s se deram muito bem e se divertiram muito.
? bom ver isso. Reflete positivamente para todos que trabalham no ramo , direta ou indiretamente.
Um abra?o para todos.

De Josu? H.M.Araujo

(Ta bom assim Turminha.)
Reply With Quote
  #13  
Old 07-29-2002, 10:30 PM
gilson christov gilson christov is offline
Member
 
Join Date: Jul 2002
Location: Tabo?o da Serra - Brasil
Posts: 18
codignoli
boa noite
para fazer o processo de impregna??o em madeira pode ser usado acrilico auto polimerizante (usado em consultorios odontologicos)?
este processo pode ser feito sem bomba a vacuo?

:confused:

obrigado
Gilson


__________________
Gilson Christovan
gchristovan@ig.com.br
4771-1632
9728-4398
Reply With Quote
  #14  
Old 07-30-2002, 05:41 AM
callega's Avatar
callega callega is offline
Banned
 
Join Date: Jul 2002
Location: Bento Goncalves RS Brasil
Posts: 1,904
E ai turma...
Ola Josue H M A
Tudo 3kg.. Apesar de estar desempregado.. Mas sem stress, agora estou podendo dedicar um tempinho a mais para minhas facas..
cara, o coldre e a ines (que tbem ? o nome da minha v?) ficaram excelentes.. Todo mundo que ve, baba.. Parabens pelo lindo servico..
Turma das facas, o Josue faz um trabalho em couro de primeira.. As bainhas dele eu so vi por foto, mas o coldre ficou lindo.
Ele tem um certo problema auditivo, eu pedi um coldre e falei " capricha". Como eu sou gaucho, ele deve ter entendido "pra bixa"... Mandou um negocio cheio de florzinha... Brincadeiras a parte, realmente gostei do trabalho dele. O transporte de 1 kilo e meio em baixo do sovaco ficou mais facil e mais belo...
Abracos gauchescos..

Jean H Callegari
Bento Goncalves RS
Reply With Quote
  #15  
Old 07-30-2002, 10:38 PM
gilson christov gilson christov is offline
Member
 
Join Date: Jul 2002
Location: Tabo?o da Serra - Brasil
Posts: 18
mais duvidas

codignoli

meu vizinho ? protetico, vou fazer as talas em madeira para o meu canivete (tramontina) e perguntar para ele se no laboratorio que ele trabalha tem banho UV, depois eu posto no forum as conclus?es e as fotos

abra?os




__________________
Gilson Christovan
gchristovan@ig.com.br
4771-1632
9728-4398
Reply With Quote
Reply

Tags
blade, knife


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 08:15 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved