MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 06-21-2006, 06:22 AM
LCASERAPIAO's Avatar
LCASERAPIAO LCASERAPIAO is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Mar 2006
Posts: 2,157
MANUTEN??O DE A?OS (como conservar)

Caros Colegas,

Sei que este assunto j? deve ter sido discutido em outras ocasi?es mas como estou vivenciando o problema resolvi tentar, mais uma vez, esfaquear a minha galopante ignor?ncia que cada vez galopa mais r?pido. Tenho feito algumas facas em a?o carbono de proced?ncias diversas. Desde molas de caminh?o adquiridas em ferro velho a molas de fusca (5160). Ainda n?o tive a oportunidade de forjar o 52100. Eis algumas quest?es:
Uma faca de a?o carbono, devidamente polida e sem riscos, oxidar? ocasionalmente, entretanto tenho observado que algumas l?minas depois de prontas come?am a oxidar (pequenos pontos escuros) uma semana de depois dentro da bainha...
Em mat?ria de resist?ncia ? oxida??o qual a?os-carbono s?o mais resistentes (em ordem crescente). ? um pouco frustante observar a oxida??o de uma faca que ficou apenas na bainha sem ter sido usada. Quais o produtos que minimizar os efeitos da oxida??o em a?os-carbono? Sei que existem v?rios cuteleiros aki que fazem muitas l?minas de a?o-carbono. Se algu?m tiver alguma dica pode passar por MP se for o caso.

Obrigado.

Lu?s.
Reply With Quote
  #2  
Old 06-21-2006, 06:28 AM
paulorocha's Avatar
paulorocha paulorocha is offline
Guru
 
Join Date: Aug 2004
Location: Sorocaba - SP
Posts: 1,249
Send a message via ICQ to paulorocha Send a message via MSN to paulorocha
Luis, meu amigo, este assunto j? foi discutido aqui no f?rum. Fazendo uma busca voc? vai encontrar bastante informa??o.
Mas j? te adiantando: uma faca (mesmo sendo de inox) n?o deve ser guardada NUNCA na bainha, a n?o ser que esta seja de material inerte: pl?sticos como kydex ou PVC, couro impermeabilizado, etc. O problema do couro normal ? que ele ? curtido em banhos de sais e ?cidos (principalmente ?cido t?nico) e mesmo depois de seco mant?m uma pequena quantidade destes produtos, que s?o muito corrosivos.

Um abra


__________________
Paulo Rocha
golpedemartelo@gmail.com
http://diletantecompulsivo.blogspot.com/
Sorocaba - SP - Brazil
Reply With Quote
  #3  
Old 06-21-2006, 07:31 AM
LCASERAPIAO's Avatar
LCASERAPIAO LCASERAPIAO is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Mar 2006
Posts: 2,157
Paulo,

Eu resolvi, parcialmente, este problema forrando as minhas bainhas internamente com borracha ou couro cromado. O usuário comum (aquele tem uma faca a apenas) vai guardar a lâmina na bainha e, se supoe, ficará muito frustrado quando aquela lâmina de aço-carbono que comprou ou ganhou estiver toda oxidada sem nunca ter sido usada... Queria saber, resumidamente qual dos aços-carbono normalmente usados são menos suscetíveis à oxidação e que produtos químicos, comprovadamente, podem ser usados para mimizar o problema.
Reply With Quote
  #4  
Old 06-21-2006, 07:46 AM
leofonte leofonte is offline
Skilled
 
Join Date: Jan 2006
Location: Campinas - S?o Paulo - Brasil
Posts: 315
Quote:
Originally Posted by LCASERAPIAO
Caros Colegas,

Sei que este assunto j? deve ter sido discutido em outras ocasi?es mas como estou vivenciando o problema resolvi tentar, mais uma vez, esfaquear a minha galopante ignor?ncia que cada vez galopa mais r?pido. Tenho feito algumas facas em a?o carbono de proced?ncias diversas. Desde molas de caminh?o adquiridas em ferro velho a molas de fusca (5160). Ainda n?o tive a oportunidade de forjar o 52100. Eis algumas quest?es:
Uma faca de a?o carbono, devidamente polida e sem riscos, oxidar? ocasionalmente, entretanto tenho observado que algumas l?minas depois de prontas come?am a oxidar (pequenos pontos escuros) uma semana de depois dentro da bainha...
Em mat?ria de resist?ncia ? oxida??o qual a?os-carbono s?o mais resistentes (em ordem crescente). ? um pouco frustante observar a oxida??o de uma faca que ficou apenas na bainha sem ter sido usada. Quais o produtos que minimizar os efeitos da oxida??o em a?os-carbono? Sei que existem v?rios cuteleiros aki que fazem muitas l?minas de a?o-carbono. Se algu?m tiver alguma dica pode passar por MP se for o caso.

Obrigado.

Lu?s.

Caro LCASERAPIAO,

Como disse o Paulo, os problemas de corros?o causada pelo couro j? foram discutidos aqui no site. Se bem me lembro, o grau de corros?o depende do tipo de a?o e do couro.

Eu gostaria de contar o que aconteceu comigo. H? cerca de dois meses, fiz uma faca com a?o de mola de porta ? 1070 ou 6150. Com exce??o de uns poucos defeitos do a?o, que eu n?o consegui retirar, a l?mina tinha ficado um verdadeiro espelho.

Levei para um seleiro fazer a bainha de sola crua. Ele fez a bainha numa quinta-feira no final da tarde. No s?bado pela manh? eu fui buscar a faca. A l?mina estava arruinada. Em todos os pontos de contato do couro com a l?mina a corros?o foi t?o grande, que mesmo lixando e polindo n?o foi poss?vel retirar as marcas.

Eu nunca tinha visto uma corros?o t?o intensa, num espa?o de tempo t?o curto. Acredito que o couro deve ter sido tratado com sais muito agressivos. Ou o metal era muito sens?vel ao tratamento dado ao couro.

Penso que o ideal seria colocar um material inerte na parte interna da bainha. A solu??o que voc? encontrou de colocar uma borracha me parece bou. Talvez o Josu? possa sugerir alguma outra coisa. ? tinta, ep?xi.


Abra?os

Leo
Reply With Quote
  #5  
Old 06-21-2006, 08:33 AM
LCASERAPIAO's Avatar
LCASERAPIAO LCASERAPIAO is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Mar 2006
Posts: 2,157
Leo,

Também já aconteceu comigo. Fiz uma utilitária pra dar de presente ao meu irmão c/uma bainha de couro de bode totalmente trabalhada. Coloquei a faca à tarde e no dia seguinte tinha umas marcas que não consegui tirar. Depois fiquei sabendo que o tratamento que eu tinha dado ao couro provocou uma reação com o ácido tânico e produziu um sal que "comeu" o aço. Não perdi a faca por pouco mas ela ficou com umas marcas. A borracha que uso é o EVA. Até o momento parace ser a solução mais viável e ainda tem a vantagem de "segurar" melhor a faca... O Josa deve ter alguma coisa pra dizer sobre isso...
Reply With Quote
  #6  
Old 06-21-2006, 09:48 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
De que regi?o da vaca ? couro?

Tenho uma teoria de que o couro que oxida a lamina foi retirado de certas regi?es insal?bres da vaca ou do boi.

Sempre que recebo minhas bainhas as encharco ? vontade com silicone ou com um bom ?leo de mocot? que amacia a bainha por hidrat?-la e tamb?m protege um pouco contra este efeito devastador do couro sobre a lamina.

O mais grave ? o couro + ?gua o que acontece quando o seleiro molha a sola para mold?-la na faca. Tem ent?o que proteger muito bem a lamina durante a confec??o da bainha.
Passe fita crepe em toda a lamina e ainda por cima unte-a com vaselina s?lida.

J? que falei na vaselina a? est? outra coisa boa para encharcar a bainha: vaselina l?quida de boa qualidade ( algumas s?o fedidas ).

Com estes cuidados e mais uma untada de silicone nas laminas eu SEMPRE deixo minhas facas nas bainhas sejam de a?o carbono ou de a?o inox e n?o tenho problemas com corros?o.

N?o recomendo este procedimento quando o usu?rio mora em regi?o de ar muito ?mido como o litoral. Nestes locais al?m da oxida??o existe a tend?ncia das bainhas embolorarem. Aqui em Ribeir?o o ar ? bem seco, quase des?rtico em algumas ?pocas e na ?poca da chuva procuro retirar as bainhas e dar uma manuten??o com o ?leo de mocot?.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
Reply


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 05:10 PM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved