MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #16  
Old 07-03-2014, 02:26 PM
Silvana's Avatar
Silvana Silvana is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Sep 2002
Location: S?o Paulo
Posts: 2,107
Ol? amigos,

Feliz pelo sucesso em Ribeir?o e triste com o desabafo do Gerson, acompanhei sua luta para que o curso em Campina Grande fosse uma realidade.

Meu caro Gerson, n?o seria o caso de "pegar carona" no que o Cabete vem fazendo e divulgar o curso a grupos de escoteiros ai na sua regi?o?

Vou pensar em alguma maneira de revertermos este quadro, precisamos divulgar mais o curso, n?o apenas na internet.


Sauda??es Afiadas,


__________________
Reply With Quote
  #17  
Old 07-03-2014, 08:39 PM
Gerson's Avatar
Gerson Gerson is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2006
Location: Campina Grande - PB
Posts: 741
Ol? Amigos Afiados
Eu divulguei duas datas de dois novos cursos de cutelaria artesanal. O primeiro ocorrer? ?s noites da 18 as 23 horas, s?bado e domingo o dia todo. Este est? previsto para ocorrer de 14 a 20 de julho. O segundo curso acontecer? em Agosta no per?odo de 28 a 31 - de quinta a domingo nos tr?s expedientes.
Estamos esperando os interessados, j? tem alguns. Esses cursos ir?o acontecer de todo jeito. S? n?o acontecer? com aus?ncia de alunos.
Por enquanto n?o posso dispor do s?bado como faz nosso amigo Cabete, estendendo um curso por um m?s, mas ? uma possibilidade futura.
Reply With Quote
  #18  
Old 07-04-2014, 04:56 PM
Brasiel Brasiel is offline
Enthusiast
 
Join Date: Mar 2012
Posts: 42
Prezado Gerson, acho que o grande problema da falta de alunos ? exatamente a falta de informa??o por parte do publico que na maioria n?o tem conhecimento desta arte que ? a cutelaria. Exemplificando , em se tratando do meu caso, eu sempre gostei de facas, mas at? pouco tempo atr?s eu tinha muito pouco conhecimento sobre o que era a cutelaria artesanal e que existia pessoas aqui no Brasil trabalhando com isso. Quando se fala em a?o damasco, quantos tem conhecimento do que seja isso?? eu mesmo n?o fazia ideia. Acho que uma boa id?ia seria fazer workshops, mostrando o b?sico. Quando as pessoas possuem conhecimento acredito que elas tem uma tendencia natural a se interessarem mais e valoriar melhor o trabalho do cuteleiro. Outra coisa que pesa ? o descredito do publico em parte dos cuteleiros em seu ar mistico de segredinhos, acho isso p?ssimo, n?o ganha nada com isso. (sei que isto nem ? o caso do pessoal aqui do forum)

Concordo que o ensino n?o precisa ser de gra?a e de coitadismo... outro grande problema ? a quest?o de querer investir nisso. No meu caso por exemplo, gosto, na fase atual da minha vida ? impossivel algo neste sentido, tanto em quest?o de espa?o (moro em apartamento), tempo, querer investir nisso, pensando que cutelaria al?m de curso exige equipamentos que para que gosta de cutelaria como hobby
acaba sendo impratic?vel, a n?o ser que a pessoa ja esteja com a vida financeira resolvida, o que n?o ? o caso da maioria dos estudantes do ambiente academico.
Abs.
Reply With Quote
  #19  
Old 07-04-2014, 08:14 PM
Gerson's Avatar
Gerson Gerson is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2006
Location: Campina Grande - PB
Posts: 741
Oi Brasiel
Concordo com tudo que voc? exp?em.
Agora imagine que todas as condi??es s?o favor?veis, e a? ? que aparece o cara perguntando: ? gr?tis? tem abatimento? a universidade n?o ? p?blica? e por a? vai.
? disso que eu tenho protestado.
Reply With Quote
  #20  
Old 07-07-2014, 09:17 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Cada um cada um ...

Cada lugar tem sua realidade, temos que ver que hoje n?o faltam interessados em minha cutelaria mas ela existe desde 2003, portanto s?o 11 anos de boca a boca. ? de gra?a ( o aluno paga apenas os materiais que gastou ) e muitas vezes forne?o a refei??o tamb?m.

Do total de alunos que j? ensinamos ( uns cinquenta ou pouco mais ) creio que uns 10% ou pouco mais montou oficina e continuou fazendo facas. A maioria faz por curiosidade e por gostar do assunto mas tamb?m ? muito v?lido, ser?o pessoas que ir?o passar adiante informa??es corretas sobre a cutelaria e ajudar?o a desmistificar o assunto.

Atualmente cada aluno leva tr?s ou quatro sabados para sair com a faca ( forjada ) pronta. Depende um pouco da habibilidade manual e do quanto o aluno conversa. Os mais quietos saem mais r?pido pois perdem menos tempo no tro-lo-l?.

Quer ver aumentar barbaridade a procura pelo curso? ? s? lan?arem um novo filme em que a faca seja um personagem de destaque como os Rambos, o ca?ado e outros...


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #21  
Old 08-04-2014, 07:29 PM
Devanir Devanir is offline
Steel Addict
 
Join Date: Jun 2005
Posts: 119
Parab?ns Marc?o pelo belo curso que voc? com o aux?lio do Rog?rio ofereceram ao escoteiros.

Fazia tempo que n?o entrava no f?rum, sabia deste curso porque voc? j? havia me falado.

Com certeza foi um ambiente muito agrad?vel e de muito aprendizado.

Nossa esperan?a e que os alunos continuem investindo tempo no aprendizado.


__________________
Devanir BRAGA
devabraga@uol.com.br
Ribeir?o Preto - SP
Reply With Quote
Reply

Tags
a?o, curso, cutelaria, demo, desbaste, faca, hobby, l?mina, luta, sbc, tanto


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump

Similar Threads
Thread Thread Starter Forum Replies Last Post
Curso de cutelaria! F.B. SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 6 01-19-2011 07:58 PM
Curso de cutelaria alexandre SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 3 12-21-2007 10:46 AM
curso de cutelaria no RJ! RicardoSaldanha SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 1 09-27-2007 07:30 AM
Curso de cutelaria - UnB. Hoffmann SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 1 02-13-2007 04:28 PM
2? Curso de Cutelaria na UnB. Hoffmann SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 5 09-26-2005 11:55 AM


All times are GMT -5. The time now is 12:12 PM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved