MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 08-24-2002, 02:03 PM
leandro pazini leandro pazini is offline
Member
 
Join Date: Jul 2002
Location: Foz do Igua?u Pr Brasil
Posts: 22
A?o Cirurgico

Amigos, tenho uma duvida , qual seria o verdadeiro a?o cirurgico, pois desconhe?o qual ? o verdadeiro a?o muitos citam o 440, alguns falam que ? 420, mais seria muito bom apenas por curiosidade saber qual ? o real a?o cirurgico.

Leandro Pazini
Reply With Quote
  #2  
Old 08-24-2002, 03:03 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
? 440 ou 420? ?? d?vida???

Realmente esta talvez seja uma das lendas da cutelaria. Apesar de ter lido bastante e ter contato com muitas pessoas da ?rea m?dica posso afirmar categoricamente que: N?O SEI!

Em minha opini?o deve ser 420, pois ? um a?o acess?vel, barato e de grande produ??o. Bisturis e outros instrumentos de corte s?o utilizados poucas vezes, o que habilitaria plenamente o 420, pois n?o haveria necessidade de uma reten??o maior de corte. Tb tem q se ver que o 420 ? o a?o inox mais usado em escala industrial para a ?rea de cutelaria, enquanto o 440C foi projetado inicialmente para ind?stria aeron?utica e depois foi introduzido na cutelaria pelos cuteleiros artesanais.

Estas s?o apenas suposi??es. Pe?o a algu?m que me corrija se estiver errado ou falei alguma besteira. Um abra?o Leandro!

Last edited by Ferrari; 08-24-2002 at 03:05 PM.
Reply With Quote
  #3  
Old 08-24-2002, 03:15 PM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Com o cara anestesiado serve qualquer um

Tenho um co-cunhado que ? cirurgi?o pl?stico. Quando encontrar com ele vou ver se ele pesquisa para n?s. Ele j? me disse que a qualidade dos bistur?s varia enormemente e que alguns mesmos Zero Km n?o cortam bem.

Eu tenho curiosidade em saber como era antes dos descart?veis, no tempo em que tinha que reafiar e esterilizar. Acho que cromeavam a?o carbono pois a?o inox nem tinha, alguem sabe em que ano surgiu o inox ?


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #4  
Old 08-24-2002, 05:57 PM
Ricardo Lala's Avatar
Ricardo Lala Ricardo Lala is offline
Moderator
 
Join Date: Jul 2002
Location: P. Prudente-Brazil
Posts: 1,016
Mitos e mais mitos

Meus colegas que me desculpem, mas chega a me doer os ouvidos, quando ou?o esta express?o "a?o cirurgico", este termo n?o exite na pr?tica e ? il?gico pensarmos desta maneira, deve ter sido mais uma cria??o de algu?m parecido com o tio que queria se livrar logo de um cliente que o questionara muito sobre a qualidade de seu a?o....
No mercado existem dezenas de tipos de a?o que se prestam perfeitamente ? produ??o de bisturis e instrumentos cir?rgicos, n?o existe um a?o determinado a ser o "?nico" para esta fun??o, e a cada dia surgem outros, portanto especificar este ou aquele, somente se for o caso de uma empresa que opte por algum deles e determine que o seja, mas no geral, qualquer a?o pode ser usado em uma cir?rgia, desde que seja o que se tenha ? m?o, no momento.
Portanto vamos desmitificar esta id?ia, quem n?o conhece fica pensando em algo inating?vel, como se fosse a oitava maravilha da cutelaria, depois das facas russas que n?o precisam ser afiadas nunca.....
E eu descobri algo interessante sobre os russos entre n?s, "Ivan" ? um nome de origem russa, mantenham-se atentos com ele, pode ser espi?o.....


__________________
Ricardo Lala
Korth Knives
http://www.ikbsknifetech.com
korthknives@terra.com.br
Reply With Quote
  #5  
Old 08-25-2002, 01:09 AM
D'Bem D'Bem is offline
Member
 
Join Date: Aug 2002
Location: S?o Paulo - Brazil
Posts: 20
Caro amigo Cabete,
voce pode acreditar com certeza doque disse, os bisturis, eram mesmo cromados, ou ainda niqueladoas, digo isto porque durante muito tempo esteve em meu poder uma caixa de instrumentos que pertenceu a meu falecido pai, que de profiss?o era farmaceutico, naqueles tempos em que farmaceutico era como hoje enfermiro padr?o em cidade que n?o tem medico, tinha que saber quase de tudo, nesta caixa aviam dois bisturis , e todos os dois com laminas n?o cambiaveis, e elas oxidavam.Sinto dizer mas elas se perderam no tempo, visto que concordamos digo concordamos pois eu meus irm?os em doar a caixa toda para um museu que estava sem montado. Hoje existe uma maneira de sabermos quais s?o os a?os com que s?o confeccionadas as laminas descartaveis, ? descobrir um contato com alguem d? Simens do Brasil e ver se consegue um analise em seu espectrometro de massa. Eu da minha parte concordo com o Ricardo quando diz que pode ser um a?o inox qualquer, dado a vida util que tem.
Sauda??es a todos.
Reply With Quote
  #6  
Old 08-25-2002, 05:08 PM
Ricardo Lala's Avatar
Ricardo Lala Ricardo Lala is offline
Moderator
 
Join Date: Jul 2002
Location: P. Prudente-Brazil
Posts: 1,016
Como disse o D'Bem, os instrumentais antigos eram todos em a?o carbono, com um bom banho de cromo, mas descascavam, e portanto oxidavam, at? surgirem os primeiros inox, talvez algo parecido ao 420, isto foi na d?cada de 40, por volta da segunda guerra, se n?o me engano, mas somente chegou ao mercado alguns anos depois, e causou muitas mudan?as na tecnologia em geral, e na utiliza??o dos utens?lios.


__________________
Ricardo Lala
Korth Knives
http://www.ikbsknifetech.com
korthknives@terra.com.br
Reply With Quote
  #7  
Old 04-16-2014, 08:33 PM
Brasiel Brasiel is offline
Enthusiast
 
Join Date: Mar 2012
Posts: 42
A?o Cir?rgico -De muitos a?os inoxid?veis dispon?veis, somente 316L e 316LVM s?o apropriados para o uso como a j?ia do corpo. O 316L ? uma variedade low-carbon de 316. 316LVM ? 316L que foram derretidos a v?cuo; o v?cuo impede qualquer o ar ou contaminadores transportados por via a?rea que se unam ?s mol?culas no metal, tendo por resultado um a?o mais consistente.

Achei esta explica??o convincente. oq acham?
Reply With Quote
  #8  
Old 04-17-2014, 01:56 PM
YuriAlexandre YuriAlexandre is offline
Steel Addict
 
Join Date: Aug 2010
Posts: 107
N?o sei se vale como refer?ncia, mas algumas linhas de l?minas de kits da Jantz, apresentam o a?o 440-C como a?o cir?rgico.

Est? no cat?logo e no site.

http://user-a01k56j.publ.com/CATALOG-50#8/z

Pelo visto n?o ? s? no Brasil que tem esta controv?rsia.

Tamb?m sou da opini?o que chamar um a?o de "cir?rgico" ? a mesma coisa de chamar um tipo de faca de EDC. Pode ser ou n?o... depende...
Reply With Quote
  #9  
Old 04-17-2014, 02:17 PM
Brasiel Brasiel is offline
Enthusiast
 
Join Date: Mar 2012
Posts: 42
como ta no texto que eu coloquei, acho que a quest?o da determina??o de a?o cirurgico n?o esta no a?o em si seja 440, 420, 316 etc, mas sim na forma como ele ? tratado a vacuo para evitar contamina??o...
Reply With Quote
Reply

Tags
a?o, carbon, edc, faca, kits, metal


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 03:31 PM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved