MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 04-22-2004, 10:34 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Z?io no dedo

Caros amigos, durante o 3? SCB, percebi uma coisa.

V?rias pessoas que l? estavam gostam de "olhar" com a m?o, isto ?, querem pegar o material e analisar com os dedos (Quem n?o quer manusear um balisong da Korth, por exemplo?)

Alguns expositores n?o gostam disto e outros n?o se importam. Particularmente gosto de pegar na m?o para ver a faca e gosto que as pessoas tb peguem minhas pe?as na m?o.

Pergunto ao pessoal que j? saiu fora do Brasil se nos Knife Shows da vida como ? esta pr?tica e o que acham disto?
Reply With Quote
  #2  
Old 04-22-2004, 11:51 AM
Ricardo Lala's Avatar
Ricardo Lala Ricardo Lala is offline
Moderator
 
Join Date: Jul 2002
Location: P. Prudente-Brazil
Posts: 1,016
Z?io, quando ainda tem dedo!!!

Ferrari meu amigo,
considerando que um dos cinco sentidos do ser humano ? o tato, ? natural querer pegar, amassar, sentir nas pr?prias m?os, mas ? necess?rio um certo cuidado, principalmente com as balis, para n?o ficar sem um peda?o, ou sem um dedo inteiro mesmo, na minha humilde opini?o, ? apenas um diferen?a de costumes, ou de se acostumar com facas, depois de mais alguns shows, eles se acostumam a pedir antes, e a n?o por a m?o na l?mina, ou pior, no FIO, o que al?m de ser um risco, ? falta de educa??o, ou conhecimento, pois ningu?m faria uma faca bonita e a deixaria sem afiar, certo...
N?is chega l?.!

Mas se algu?m quizer tentar, eu empresto duas balis....


__________________
Ricardo Lala
Korth Knives
http://www.ikbsknifetech.com
korthknives@terra.com.br
Reply With Quote
  #3  
Old 04-23-2004, 07:41 AM
Silvana's Avatar
Silvana Silvana is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Sep 2002
Location: S?o Paulo
Posts: 2,107
Sou iniciante na arte da cutelaria artesanal, mas considero-me experiente na arte da comercializa??o de facas e tenho total seguran?a em afirmar que se o objetivo ? a venda, n?o h? como vender sem permitir que haja o manuseio.

? obvio que existem os curiosos, que se bem orientados podem at? ser bons clientes no futuro.

Se o cliente pede licen?a para tocar a pe?a ? um ?timo sinal, mostra que al?m de educado ele sabe que uma l?mina normalmente ? afiada ? mercece cuidado no manuseio.

Eu particularmente gosto que as pessoas manuseiem bastante, gosto de sentir uma faca confortavelmente em minha m?o e tento passar isto para o cliente, j? aproveito para orient?-lo que ap?s o manuseio a pe?a precisa ser limpa, guardada fora da bainha ... para eveitar a oxida??o.

Outro detalhe ? que quando alguma pessoa pede para ver uma pe?a eu tento orient?-la a segurar de maneira correta e evitar tocar o fio com os dedos. Isto sim em minha opini?o ? desnecess?rio e perigoso.

Minha ?nica experi?ncia fora do Brasil foi no Blade ano passado, nada em especial chamou minha aten??o. Em algumas mesas minha express?o de admira??o era t?o grande que era convidada a manusear as pe?as, outras vezes pedia permiss?o para manusear e recebia consentimento e em algumas mesas havia o aviso para n?o tocar ou n?o tocar sem permiss?o.

Sauda??es,


__________________
Reply With Quote
  #4  
Old 04-23-2004, 04:36 PM
R.Sfreddo R.Sfreddo is offline
Skilled
 
Join Date: Aug 2002
Location: Porto Alegre,Brazil
Posts: 373
Eu acho que ? preciso segurar a faca para se poder apreciar o trabalho devidamente,desde que n?o se pegue pela l?mina. Os clientes l? fora costumam ser um pouco mais educados nesse respeito(natural,num mercado mais desemvolvido),mas mesmo assim volta e meia a gente tem que limpar as marcas de dedos das l?minas. Outra coisa que me incomoda ? o cliente que n?o quer pegar a faca,mesmo quando voc? diz que pode. Eu estudo e trabalho muito para poder fazer uma faca com uma boa ergonometria e balan?o perfeito,e se o cliente n?o segur?-la, nunca saber? disso. Ou seja,ele n?o ver? grande parte do planejamento e trabalho que voc? colocou na faca. Tenho uma preocupa??o muito grande em fazer uma faca que seja uma exelente ferramenta(e n?o s? bonita),e isso s? pode ser visto quando se manuseia a faca.
Reply With Quote
  #5  
Old 04-28-2004, 10:17 PM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
E a depila??o ???

Pior que passar o dedo no fio ? a se??o de depila??o jogando pelos sobre as outras facas !!!
Tem cidad?o que sai da feira totalmente depilado!!
Eu particularmente s? fa?o o teste do corte do papel e nem sempre uma faca bem afiada para cortar papel est? cortando p?los mesmo porque existem p?los e p?los mas acho horr?vel esta pratica, tem cara que fica parecendo aqueles cachorros sarnentos cheio de falhas nos bra?os. ? barbarie pura, falta de higi?ne e falta de respeito espalhar os p?los por todos os lugares.
O ideal seria testar o fio no material que se pretende cortar mas como isto ? imposs?vel acho que o teste do papel sulfite ? mais do que suficiente.
Dia destes ao entregar uma grande Bowie a um enorme cliente daqueles que a empunhadura tem que ser especialmente dimensionada ele perguntou-me:
- Pega mais afia??o? Ao que respond? que sim mas que deveria avaliar primeiro qual o maior uso que faria dela.
- Logo em seguida emendou: posso dar pancada ? vontade que n?o quebra??
Imaginei-o com a l?mina afiad?ssima para cortar bifes e cortando um grosso galho s?co na beira do rio !!!
Nestas horas tem que se contar at? mil e tentar explicar tudo ao cliente sem ofend?-lo.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
Reply

Tags
balisong, blade, butterfly knife, knife


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 04:58 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved