MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 08-03-2004, 01:02 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
SBC no Ig

Olha a? pessoal o Daniel Carelli e o Ricardo Vilar numa mat?ria no Ig:

http://farejador.ig.com.br/banner.cg...omain_mode%3D0

Last edited by Ferrari; 08-03-2004 at 01:05 PM.
Reply With Quote
  #2  
Old 08-04-2004, 10:43 AM
Jos? Marcio Cam's Avatar
Jos? Marcio Cam Jos? Marcio Cam is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2002
Location: Rio de Janeiro
Posts: 413
Gostaria de sugerir que alguns nomes fossem inclu?dos quando a SBC citasse os melhores cuteleiros, nosso tesouro Nacional vivo Roberto Gaeta (Bob G), Peter Hammer que formou v?rios cuteleiros famosos e Ricardo Romano, todos entre os dez melhores do Brasil.
Reply With Quote
  #3  
Old 08-04-2004, 01:21 PM
Hoffmann's Avatar
Hoffmann Hoffmann is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2002
Location: Bras?lia D.F
Posts: 738
Olha a Cutelaria a? novamente.
A cada dia que passa, cresce a difus?o e a divulga??o da nossa Arte pelas mais variadas formas poss?veis e isso ? o que importa. Citar ou deixar de citar nomes numa reportagem como essa ? um detalhe de n?o muita import?ncia at? porque, se fossem citados todos os grandes nomes da Cutelaria brasileira, a lista ficaria muito grande. Parab?ns pela iniciativa.
Hoffmann.


__________________
Milton Hoffmann
Bras?lia - D.F
Reply With Quote
  #4  
Old 08-04-2004, 01:39 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
?tima sugest?o Camacho! Com certeza quando esses grandes cuteleiros estiverem associados ser?o citados como parte da SBC.
Reply With Quote
  #5  
Old 08-04-2004, 02:02 PM
Jos? Marcio Cam's Avatar
Jos? Marcio Cam Jos? Marcio Cam is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2002
Location: Rio de Janeiro
Posts: 413
Amigos,

Desculpem mas discordo quanto a mencionar nomes, faz muita diferen?a sim. Quanto a filia??o ? SBC, muita gente n?o dever? se filiar devido a hierarquia do Estatuto que afeta diretamente os atuais cuteleiros.
Reply With Quote
  #6  
Old 08-04-2004, 02:04 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Blz Camacho, concordo com vc quanto a associa??o, pois ningu?m ? obrigado a se associar. Mas quanto a hierarquia, tudo est? totalmente dentro do previsto no Estatuto da SBC.
Reply With Quote
  #7  
Old 08-04-2004, 02:27 PM
Jos? Marcio Cam's Avatar
Jos? Marcio Cam Jos? Marcio Cam is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2002
Location: Rio de Janeiro
Posts: 413
Ferrari,

Concordo que esteja tudo dentro do Estatuto mas quem no Brasil j? possui os requisitos do Estatuto para ser um "Master Bladesmith"? Todos ter?o que forjar para serem mestres cuteleiros? O pr?prio Estatuto j? discrimina v?rios cuteleiros quando classifica que na passagem de n?vel o cuteleiro demonstre habilidade em forjar uma l?mina, existem v?rios cuteleiros excelentes que n?o forjam.
Reply With Quote
  #8  
Old 08-04-2004, 02:59 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Camacho, vamos ?s suas perguntas:

No momento n?o existe nenhum cuteleiro da SBC com o status de mestre ou intermedi?rio. Isto somente ser? poss?vel quando um cuteleiro da SBC alcan?ar o status de Master ou Jorneyman na ABS, o que j? vem sendo trabalhado a alguns anos. Como somos relativamente novos ainda, temos que aguardar algum tempo para que isto aconte?a, enquanto isto s? nos resta trabalhar para q isto ocorra. Quando um cuteleiro da SBC estiver nesse n?vel, a? sim a SBC poder? promover seus membros, pois este cuteleiro poder? aplicar os testes de mudan?a de n?vel.

Sim, todos os cuteleiros da SBC que quiserem mudar de status ter?o que forjar sua l?mina, mas a SBC n?o obriga o cuteleiro a trabalhar exclusivamente com forja, mas para os testes de mudan?a de n?vel, isto ? obrigat?rio (somente para os testes). Veja que a SBC possui cuteleiros que n?o trabalham com forja, como os Lala Brothers e o Ikoma.

Realmente existem v?rios cuteleiros excelentes que n?o forjam, mas eles s?o livres para aceitar, ou n?o, as normas da SBC. Ent?o a escolha ? do cuteleiro, ele se adapta ao nosso estatuto, o estatuto n?o se adapta ao cuteleiro, a n?o ser que a diretoria se re?na e decida mud?-lo.
Reply With Quote
  #9  
Old 08-04-2004, 03:29 PM
Jos? Marcio Cam's Avatar
Jos? Marcio Cam Jos? Marcio Cam is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2002
Location: Rio de Janeiro
Posts: 413
Ferrari,

Esse ? o problema, a SBC (Sociedade Brasileira dos Cuteleiros) est? disciminando os pr?prios cuteleiros (forjadores e n?o forjadores):

"Se??o 1 ? A SBC tem os seguintes objetivos:

............

D ? Informar e educar o p?blico sobre a arte da Cutelaria Artesanal em todos os seus aspectos;"
Reply With Quote
  #10  
Old 08-04-2004, 03:40 PM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Metendo a colher na conversa alheia.

Desculpem a intromiss?o mas gostaria de colocar minha opini?o.
Primeiramente meus parab?ns pela reportagem no ig. Estas conquistas de todas as m?dias s?o vitais para o crescimento da cutelaria e quem tem a oportunidade, ou pode criar a oportunidade, n?o pode deixar passar em branco.

Quanto a citar-se nomes de A ou B sou da opini?o de que quem est? fazendo a reportagem tem todo o direito ( e n?o poderia ser diferente ) de querer vender exclusivamente o seu peixe. Apenas acho que ? de bom tom e demonstra conhecimento da hist?ria da cutelaria brasileira, hist?ria esta que come?ou bem antes da SBC, da Guilda e de outras associa??es de pessoas que porventura existam, citar-se nomes que s?o os verdadeiros ?cones de nossa cutelaria mesmo que n?o fa?am parte de nosso grupinho de cumpadres.

Quem pode negar a import?ncia hist?rica do Roberto Gaeta, do Petean, do Ricardo Romano e de tantos outros cutelereiros, at? mesmo dos mais pol?micos como o j? citado Peter Hammer? Acho que citar certos nomes n?o desmerece os demais mas apenas demonstra nosso respeito pelas pessoas que vieram antes de n?s e com seus fac?es abriram as picadas que agora estamos trilhando e alargando. Reconhe?o e sempre que poss?vel falo sobre o Ricardo Vilar e seu trabalho no exterior, sei que nesta ?rea ele ? um dos precursores, um dos que foi na frente abrindo a picada mas sei tamb?m que o Romano e outros cuteleiros tamb?m s?o precursores nestes caminhos e os respeito muito por isto.

Quanto ao estatuto da SBC s? tenho a dizer que tentei entrar nesta associa??o por diversas vezes, e tentei at? mesmo participar daquele curso do Fisk mas a turma j? estava fechada, talvez se estivesse dentro poderia ter opinado e tentado influenciar naquilo que acho falho no estatuto, principalmente na discrimina??o que faz quanto aos cuteleiros desbastadores, assim como pude opinar e influenciar em algumas coisas quando da cria??o do estatuto da Guilda pois haviam opini?es tamb?m discriminat?rias que pretendiam colocar como crit?rio de avalia??o do cuteleiro o fato dele ter vendido um certo n?mero de facas por ano.

? ?poca achei absurdo pois creio que um cuteleiro se mede pela sua habilidade de fazer facas, n?o importando se ir? guardar suas facas em uma cole??o particular, se ir? presente?-las ou vend?-las, assim como acho que a forja ? um instrumento, assim como a lixadeira, que o cuteleiro usa ou n?o conforme o projeto que est? desenvolvendo e avaliar a pessoa pela sua capacidade ou decis?o de forjar ou n?o pareceu-me ? ?poca que tomei conhecimento deste estatuto ter sido algo que colocaram com a clara inten??o de deixar fora da associa??o algumas pessoas que sabidamente n?o forjam e nem pretendem forjar. Como n?o participei destas reuni?es pois como disse o grupo estava fechado, certamente esta vis?o que tenho dos fatos est? equivocada e a inten??o tenha sido outra.

Acabei, como sempre, alongando-me demasiadamente no texto mas para finalizar volto ao in?cio da conversa: Quem est? sob os holofotes ? que comanda o show e fala o que quer ou o que pode dentro do tempo/espa?o dispon?vel. O Peter foi pesadamente criticado quando esteve no J? Soares pelos mesmos motivos mas por pessoas que agora pertencem ? SBC e que fazem a mesma pr?tica, acho que ? assim mesmo, os interesses pessoais e associativos falam mais alto que a preocupa??o com a divulga??o da hist?ria mesmo porque a hist?ria tamb?m tem suas v?rias verdades, haja vista a inven??o do avi?o que alguns ( muitos ) juram que n?o foi de nosso Santos Dumont.

Apesar de toda a pol?mica que sempre surge ficam mais uma vez meus sinceros parab?ns a TODOS que conseguem um espa?o para n?s cuteleiros, forjadores ou desbastadores !!! PARAB?NS !!


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #11  
Old 08-04-2004, 06:15 PM
Lepazini Lepazini is offline
Skilled
 
Join Date: Aug 2002
Location: Foz do Igua?u - PR - Brazil
Posts: 412
Thumbs up ? uma pena

caros amigos:

Por ser um dos Membros e ter ajudado na id?ia da SBC acho que devo me pronunciar, n?o creio que desmere?amos algum dos companheiros que n?o forjam m?s mesmo la fora as leis s?o criadas com o intuito de agradar a gostos especificos? aqui na SBC sabemos que o Ikoma e os Lalas n?o forjam e nem por issu seus trabalhos n?o s?o excepcionais, mesmo assim tiveram boa vontade e participaram do curso e aceitaram forjar, acho que se eu quero passar em um concurso de Fisica n?o vou estudar Hist?ria, m?s oque custa se esfor?ar um pouco , acho que todos n?s da SBC tivemos custos de deslocamento , custos com hotel, comida, passagens, alem de que muitos deixaram seus afazer financeiros por 15 dias para estar l?, muitos nunca tinham visto uma forja , e mesmo assim se esfor?aram, acho que quando todos n?s estavamos sentados entorno do Fisk tinhamos s? um pensamento conseguir fazer algo para que a cutelaria nacional n?o passasse despercebido e sim se aprimorasse ; quanto a reportagens, acho que n?o importa quem seja entrevistado, o importante ? que n?o fa?a bobagens ou desmere?a algum companheiro, um bom exemplo foi o do meu amigo Mauricio Dobruski que fez uma bela reportagem para um jornal estadual mensionando a arte, ele n?o ? da SBC, n?o gosta de forjar, mas mesmo assim ? um excepcional cuteleiro,n?o quero criar intrigas com ninguem acho que os precursores da cutelaria nacional eram bons cuteleiros e com certesa foram importante para a cutelaria nacional, m?s acho que s? na SBC consegui aprender dicas e macetes pois n?s n?o escondemos segredo algum sempre que estamos nas exposi??es estamos conversando , aprendendo e ensinando dicas, isto ? fundamental para que se crie um vinculo de amizade, honestidade, e respeito, basta olhar para o forum, dicas de varios modos e de todos os estilos, agora vc imagine se n?o houvesse o forum e todos tivessemos que descobrir apenas com os propios erros, quantos deste novos cuteleiros teriam desistido da arte, acho que n?o apenas a SBC m?s tambem todos as outras associa??es e artes?es devem expor suas id?ias e descobertas, pois s? assim teremos uma mutua confian?a uns nos outros e deixaremos de fazer guerra por pouca coisa.


Leandro Pazini
Reply With Quote
  #12  
Old 08-04-2004, 08:49 PM
R.Vilar R.Vilar is offline
Steel Addict
 
Join Date: Jul 2002
Location: S?o Paulo - Brasil
Posts: 252
Ol? a todos,

Bom pelo que vejo exeiste muita polemica em volta da SBC ou pelo menos a vontade de fazer pol?mica ? grande.
? muito facil julgar dizer isto ou aquilo quando nem se participava da historia ou nem perto do ?grupinho de compadres ? se estava, ou nem se fazia facas na ?poca.
Mas s? para entender um pouco mais vamos ler com mais aten??o o texto da reportagem ?

? Nessas conven??es ? poss?vel entrar em contato com os grandes nomes da cutelaria nacional, COMO Luciano Dorneles, Rodrigo Sfredo, Milton Hoffman, Edson Vieira e Ricardo Vilar, presidente da Sociedade Brasileira dos Cuteleiros (SBC). ?

D? para notar que antes do primeiro nome existe a palavra ?como?, ou seja ?por exemplo?, em momento algum foi falado sobre um n?mero ?X? de primeiros cuteleiros, em momento algum foi falado algu?m ser melhor ou pior que fulano ou ciclano.
O que aparenta ? a pura gera??o de pol?mica .

? ?bvio que existe historia antes da SBC. Afinal como ? sabido a SBC foi fundada apenas em 2001, e ? ?bvio que os cuteleiros que vieram antes da SBC s?o realmente percussores de muita coisa. Mas tamb?m ? verdade que muitos destes cuteleiros famosos n?o gostavam muito de ensinar, fazendo com que a cutelaria demorasse a se desenvolver no pa?s.
Eu n?o seria louco de esquecer cuteleiros como Ricardo Romano por exemplo, quem o conhece pode perguntar a ele somos amigos e quando ele come?ou me visitou aqui na minha oficina e at? cheguei a ceder a?o para ele que preferiu comprar de mim , pois o que a Villares vendia era uma quantidade muito grande para ele.
Participei junto com outros nomes da cutelaria brasileira da primeira feira de cutelaria de S?o Paulo em 1993.
Isto s? para mostrar que existe sim hist?ria antes da SBC, ela jamais ser? esquecida pelos membros da SBC ou por mim, pois a VIVEMOS e n?o ouvimos falar !
O que acontece ? que a cita reportagem fala sobre a SBC e n?o sobre a historia da cutelaria brasileira. Quem j? deu alguma entrevista na vida sabe que a pauta ? quem manda .

Tamb?m s?o feitas acusa??es infundadas, de n?o se conseguir se filiar-se a SBC , ? verdade que durante algum tempo a SBC estava fechada n?o aceitando novos s?cios.
Mas j? ha algum tempo foi feito um convite aqui neste mesmo f?rum para que quisesse ler que a SBC ? uma associa??o aberta e aceita novos s?cios. N?o me lembro de ter visto sua ficha de inscri??o Sr. Cabete.

Tamb?m ? rid?culo dizer que a SBC discrimina quem forja ou quem n?o forja pois eu mesmo s? fazias facas por desbaste, durante quase 10 anos s? desbastei e acho que um cuteleiro que desbasta ? t?o habilidoso quanto um que forja .
? s? dar uma olhadinha no site oficial da SBC e ver que temos tr?s diretores que s?o expoente na cutelaria feita por desbaste.
Mais uma vez a vontade de fazer pol?mica ? maior que a realidade.
Caros senhores respeitamos a opini?o pessoal de todos mas express?-la de forma publica e sem fatos reais ? no m?nimo irrespons?vel.
Novamente convido a todos a se filiarem ? SBC , viverem a historia com ela, serem eleitos membros da diretoria e ent?o poder?o mudar o que n?o gostam

Abra?os
Ricardo Vilar
Presidente da SBC

Miltom Hoffman
Vice presidente da SBC


__________________
R.Vilar
S?o Paulo -Brasil
www.rvilarknives.com.br

Reply With Quote
  #13  
Old 08-05-2004, 06:29 AM
BrB's Avatar
BrB BrB is offline
Living Legend
 
Join Date: Sep 2003
Location: Brazil, Florian?polis SC
Posts: 1,599
Send a message via ICQ to BrB Send a message via MSN to BrB
Angry

Senhores,

Cabe citar que, durante a reuni?o da diretoria da SBC promovida em Bras?lia, em fun??o do Sal?o de Cutelaria de Bras?lia, da qual eu tive a oportunidade de ser convidado a participar por ser membro da associa??o e estar tamb?m hospedado na resid?ncia do Milton, foi proposto e aceito pela diretoria a pesquisa de testes de esfor?o e qualidade que possam dar respaldo ? cria??o de categorias para desbastadores. Ficou decidido que estas novas categorias seriam direcionadas para aqueles que trabalham com a?os tradicionalmente usados em desbaste e que n?o aceitam bem a t?mpera diferencial, sendo que os desbastadores que utilizam a?os carbono ou liga que aceitam tratamento t?rmico diferencial estariam submetidos aos mesmos padr?es de qualidade da faca forjada. Este ponto foi levantado e uma solu??o, sugerida e APROVADA justamente para tornar a associa??o mais democr?tica.

Os irm?os Lala, na ?poca, ficaram respons?veis por produzir corpos de prova com diversos a?os (inoxid?veis ou n?o) explorando o m?ximo do rendimento de cada um deles nas provas que acharem pertinentes (espero que ningu?m aqui tenha a cara de pau de questionar a capacidade t?cnica deles para isso) a fim de produzir dados para serem expostos em outra reuni?o que possam suportar o estabelecimento de crit?rios de avalia??o e a cria??o de novas categorias para a associa??o.

Este processo vai demorar muito, principalmente porque estamos, como o Ricardo Vilar explicou antes, procurando primeiro equiparar nosso quadro t?cnico aos padr?es da ABS, para que nossas avalia??es sejam consideradas, tanto aqui como no mercado externo, com a mesma seriedade e prest?gio que a ABS j? tem. Os ultra-nacionalistas podem achar ruim, e dizer que podemos ter nossos pr?prios crit?rios de avalia??o e questionar a inten??o de equipara??o com a ABS, mas para aqueles que tiram boa parte da sua renda das vendas externas isso faz uma diferen?a enorme.

Sobre o resto das bobagens quer foram escritas n?o vou me pronunciar, pois o Ricardo na qualidade de Presidente, e o Milton na qualidade de vice-presidente, j? deram as explica??es cab?veis.


__________________
Jeff Velasco

-------------------------------------------
Pesquise posts antigos antes de perguntar:
Use CKD Search
? mais r?pido e f?cil!

Last edited by BrB; 08-05-2004 at 06:34 AM.
Reply With Quote
  #14  
Old 08-05-2004, 08:09 AM
Jos? Marcio Cam's Avatar
Jos? Marcio Cam Jos? Marcio Cam is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2002
Location: Rio de Janeiro
Posts: 413
Senhores,

Quando sugeri que fossem inclu?dos alguns nomes dos melhores cuteleiros junto com alguns membros da SBC, que inegavelmente s?o excelentes, seria para justificar quem realmente introduziu no mercado uma fatia enorme de atuais cuteleiros que foram seus alunos, ajudante ou at? parceiros, totalmente esquecidos pela SBC.
Quanto a filia??o ? SBC, v?rias pessoas fizeram a inscri??o por e-mail, inclusive eu, na ?poca em que o Ivan mantinha o seu site, posteriormente, fomos informados que estar?amos todos inscritos, o que n?o ocorreu.
A informa??o de que ser? inclu?do uma nova faixa de cuteleiros que n?o sejam forjadores ? uma novidade.
Com rela??o ? discrimina??o ela existe, claramente, ABS ? s? para forjadores. A SBC se prop?em em seu Estatuto Se??o 1, item D ?Informar e educar o p?blico sobre a arte da Cutelaria Artesanal em todos os seus aspectos;? (grifo meu). N?o vejo a divulga??o em nenhum momento da cutelaria artesanal por desbaste.
Para terminar, ficou bem claro qual a atual fun??o da SBC ?renda das vendas externas isso faz uma diferen?a enorme?.
Reply With Quote
  #15  
Old 08-05-2004, 08:35 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
N?o minto nunca.

Prezado Vilar,
J? que citou-me nominalmente acho que devo retornar ao debate para esclarecer que n?o sou mentiroso.
Quando a SBC foi criada consultei por v?rias vezes o Sr. Ivan e sempre a resposta era de que a sociedade n?o estava aceitando novos s?cios. Quando soube da vinda do Fisk novamente consultei o Sr. Ivan de Campos que disse-me que s? estavam aceitando cuteleiros que j? tinham experi?ncia e que j? estavam fechando o grupo.
S? para esclarecer quando falo em grupinho de cumpadres n?o estou sendo pejorativo como voc? entendeu mas estou me referindo ao fato de ser um grupo que se conhece previamente, um grupo de amigos ou de pessoas que j? se relacionavam antes.
Se depois recentemente voc? n?o viu minha ficha de inscri??o ? porque eu n?o a fiz, ? obvio que n?o tendo participado da elabora??o do estatuto e contendo este artigos que considero discriminat?rios a outros cuteleiros eu n?o poderia afiliar-me sem ferir meus princ?pios.
Quanto ao restante acho que j? me expliquei em minha mensagem acima e s? quero ressaltar mais uma vez que acho plenamente normal que cada um cite o que bem entende em suas entrevistas como deixei bem claro a quem soube ler o que escrev?.
J? no tempo do Sotai muitos cuteleiros vieram a p?blico expor seus conhecimentos. Alguns preferiram se afastar dos foruns justamente por n?o gostarem destas pol?micas mas sei que muitos continuam ensinando a outras pessoas, eu mesmo venho ensinando e me gratificando em ver disc?pulos meus fazendo bel?ssimas facas mas existem tamb?m cuteleiros com os quais j? conversei que n?o ensinam por terem sofrido desilus?es no passado com disc?pulos que os trairam de uma forma ou outra. N?o concordo com eles neste asp?cto mas tenho que aceitar a opini?o d?les mesmo porque n?o tenho como obrig?-los a serem diferentes.
N?o sei se ainda tenho os e-mails que troquei com o Sr. Ivan de Campos ? ?poca em que cito os fatos pois muitos coisas j? ocorreram de l? pra c?, muitos virus j? passaram e formata??es das m?quinas foram necess?rias no entanto vou dar uma vasculhada em meu computador de casa e se encontrar algo lhe envio por mensagem privada para n?o alimentar mais a pol?mica.
Mais uma vez enfatizo meus parab?ns a todos os que conseguem algum espa?o na m?dia para divulgar a cutelaria pois sei o quanto isto ? valioso.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
Reply

Tags
forge


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 08:05 PM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved