MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 08-23-2005, 03:05 PM
Lobo Negro's Avatar
Lobo Negro Lobo Negro is offline
Steel Addict
 
Join Date: Feb 2005
Posts: 129
Smile Cabo de Couro, mais d?vidas

Boa tarde Amigos, estava lendo o t?pico do link abaixo quando me surgiu uma d?vida, eu tenho uma faca com cabo de an?is de couro que est? bem maltratadinha, coitadinha , eu usei essa lixa n?mero 500 como indicado no t?pico, ficou melhorzinho mas preciso trabalhar mais nela, o chato ? que ficou opaca, como que eu posso fazer para dar o polimento e deix?-la brilhando novamente igual aquela pequena skinner que o cabete fez?

http://www.knifenetwork.com/forum/showthread.php?t=9791

Abra??o para todos,
Alessandro.
Reply With Quote
  #2  
Old 08-24-2005, 09:40 AM
Perotti's Avatar
Perotti Perotti is offline
Steel Addict
 
Join Date: Jun 2005
Location: Ponta Grossa - PR - Brasil
Posts: 277
An?is de alum?nio

Sauda??es Amigos,

Aproveitando este t?pico, a uns dias atr?s reformei e fiz um cabo de sola para uma faca de um amigo. Utilizei chapinhas de alum?nio em an?is intercaladas com sola para dar um visual diferente, a? surgiu o problema, quando fui lixar, o alum?nio soltou um p? que deixou a sola totalmente preta, at? que ficou bom, mas a id?ia era deixar a sola na cor original. Algu?m sabe como evitar que isso aconte?a???????

Abra?os,


__________________
Leandro Perotti
lperotti1@interponta.com.br
Ponta Grossa - PR - Brasil
Reply With Quote
  #3  
Old 08-24-2005, 12:10 PM
Lobo Negro's Avatar
Lobo Negro Lobo Negro is offline
Steel Addict
 
Join Date: Feb 2005
Posts: 129
Mais perguntas sobre o t?pico

Amigos, no primeiro post do LePazini no t?pico do link ele citou o "pomo" e o "canh?o" para prensar o couro, algu?m poderia me dizer o que s?o para que eu possa ver se j? conhe?o ou se tenho como consegu?-los?

Tamb?m no mesmo t?pico tem uma quest?o interessante que n?o teve resposta, se algu?m souber, por favor, n?o deixe de postar, tenho certeza de que muita gente gostaria de saber , ? sobre o que o Josu? disse, "Qual o tempo de imers?o do couro para que ele possa ser bem tingido? A tinta deve ser colocada pura, ou com algum solvente? Com que tipo de solvente?


Alessandro.
Reply With Quote
  #4  
Old 08-24-2005, 06:06 PM
Rafael.XtZ's Avatar
Rafael.XtZ Rafael.XtZ is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2004
Location: Florianopolis - SC
Posts: 606
Send a message via ICQ to Rafael.XtZ
Tente (n?o ? garantido) colocar fita adesiva no couro. isso vai evitar que ele fique com o po do aluminio.
Pomo - Parte que fica na "culatra" de algumas facas. Geralmente de lat?o, ou a?o inox.
CANH?O - Um cano (de ferro galvanizado, por exemplo, s? evite PVC pois ? quebradi?o), com o diametro adequado, para que voce possa prensar os aneis de couro at? a cola secar.
PROVAVELMENTE variando o tempo de imers?o, vai variar de acordo com a tonalidade da cor que voce quer. Para osso, sei que se deixa secar (evaporar) toda a tinta (que no caso, pode ser anilida soluvel em alcool).
se n?o me engano, a tinta enigma ? diluida em alcool, mas geralmente tem instru??es nas embalagens.
Abra?os


__________________
Rafael Sch?tz
Palho?a - Praia de Fora
SC - Brasil
rafael.xtz@brturbo.com
www.duckxtz.cjb.net
Reply With Quote
  #5  
Old 08-24-2005, 11:55 PM
Lobo Negro's Avatar
Lobo Negro Lobo Negro is offline
Steel Addict
 
Join Date: Feb 2005
Posts: 129
Thumbs up Valeu Rafael!

O pomo relacionado ?s partes da faca eu j? conhecia, mas por se tratar de prensar o material, eu achei que era algum tipo de ferramenta ? parte usado apenas junto com o canh?o para prensar o couro, mas agora vejo mais uma d?vida, simples mas ? d?vida o canh?o deve ter o mesmo di?metro ou um pouco menor do que os an?is ainda brutos?

Reparei que no pomo da minha faca aparece a espiga e que esta ? quadrada, ou seja, creio que o pomo foi colocado ainda quente ao final da espiga para que ao esfriar se ajustasse com maior precis?o prensando o couro, j? que sendo quadrada obviamente n?o possui rosca ali. Bem, existem outras maneiras de fazer o pomo prensar o couro sem que seja colocado uma esp?cie de porca no pomo como ? feito em muitas facas, al?m da maneira como o pomo da minha faca foi montada? quais seriam?


Alessandro.
Reply With Quote
  #6  
Old 08-25-2005, 10:17 AM
Rafael.XtZ's Avatar
Rafael.XtZ Rafael.XtZ is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2004
Location: Florianopolis - SC
Posts: 606
Send a message via ICQ to Rafael.XtZ
Tente utilisar um cano com o diametro interno mais proximo possivel da espiga, e se possivel, coloque algum tipo de arruela, para prensar o coutro por igual.


__________________
Rafael Sch?tz
Palho?a - Praia de Fora
SC - Brasil
rafael.xtz@brturbo.com
www.duckxtz.cjb.net
Reply With Quote
  #7  
Old 08-25-2005, 01:20 PM
Lobo Negro's Avatar
Lobo Negro Lobo Negro is offline
Steel Addict
 
Join Date: Feb 2005
Posts: 129
Neste caso ent?o o cano deve ser baseado no di?metro da espiga e n?o dos an?is de couro? sendo assim n?o faltaria espa?o para os an?is dentro do canh?o? .

Alessandro.
Reply With Quote
  #8  
Old 08-25-2005, 02:46 PM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Brilho do couro.

Ap?s lixar o couro com lixas finas e em baixa velocidade para n?o queim?-lo pode dar brilho com roda de polimento de cizal ou de tecido passando cera de abelha na roda e depois o cabo de couro na mesma roda.

Antes do polimento pode promover um amassamento da superf?cie do couro passando al? uma ponta de chifre ou de osso arredondada imprimindo bastante for?a na ponta contra o couro.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #9  
Old 08-26-2005, 05:57 AM
Rafael.XtZ's Avatar
Rafael.XtZ Rafael.XtZ is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2004
Location: Florianopolis - SC
Posts: 606
Send a message via ICQ to Rafael.XtZ
o diametro do cano nunca pode ser maior que dos aneis.
caso contrario, ele passaria reto, ao invez de prensar os aneis de couro


__________________
Rafael Sch?tz
Palho?a - Praia de Fora
SC - Brasil
rafael.xtz@brturbo.com
www.duckxtz.cjb.net
Reply With Quote
  #10  
Old 08-27-2005, 10:17 AM
Lobo Negro's Avatar
Lobo Negro Lobo Negro is offline
Steel Addict
 
Join Date: Feb 2005
Posts: 129
Muito Obrigado Cabete! Eu vou tentar! Naquele t?pico que eu indiquei, cita apenas a lixa 500, mas e se eu quiser come?ar do zero, com um cabo novo, qual seria a melhor sequ?ncia de lixas para que eu utilizasse?

Valeu novamente Rafael! agora ficou bem claro!

Um Grande Abra?o!
Alessandro.
Reply With Quote
Reply

Tags
knife


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 10:40 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved