MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 04-15-2013, 06:27 PM
grampolla grampolla is offline
Enthusiast
 
Join Date: Oct 2010
Location: Imbituva-Pr
Posts: 99
marca por eletro corros

Ol? amigos, vi alguns videos e tutoriais falando sobre a eletro corros?o, pois bem, n?o sei se fiz algo errado (certeza) ou o problema estava no a?o.

Restaurei uma faca antiga de meu cunhado, ? uma faca em a?o inox, ela estava sem cabo e muito riscada, ent?o n?o mexi muito, apenas tirei os risos e coloquei o cabo, por?m o espirito de porco me pediu que gravasse sua marca, sempre fiz com percloreto, porem resolvi testar a eletro corros?o, porem no momento da corros?o me deu a impress?o de seria marcado numa boa, porem ao lava-l? sumiu toda a marca, minha pergunta, isso aconteceu por a faca j? estar temperada ou no inox a grava??o ? mais dif?cil, ou houve algo errado, fiz com o sal uma fonte de 12 volts, tudo como nos videos e tutoriais.... ajuda!!!
Reply With Quote
  #2  
Old 04-15-2013, 06:44 PM
Segantin's Avatar
Segantin Segantin is offline
Enthusiast
 
Join Date: Mar 2013
Location: Osasco SP
Posts: 94
Send a message via MSN to Segantin Send a message via Skype™ to Segantin
Ate onde eu sei todos os a?os sofre desgaste por eletroeros?o, no Senai faz?amos moldes pra forjaria de aluminio por eletro eros?o com condutor de grafite, alguns moldes eram usados um bloco de inox (e depois cortado no CNC no formato do molde) quando era mais de 5 pe?as por bloco.

Por ser um sistema caseiro o que nos usamos, tente uma fonte de 18V ou 20V que funciona bem

Por acaso n?o inverteu a polaridade? colocou o negativo na lamina e usou o positivos pra fazer o processo ?mido em ?gua com sal?


__________________
Markus Segantin
Osasco-SP
Contatos
Email: vsegantin@hotmail.com
Facebook AQUI
Reply With Quote
  #3  
Old 04-15-2013, 07:22 PM
Rsavoia's Avatar
Rsavoia Rsavoia is offline
Steel Addict
 
Join Date: Oct 2010
Location: Ribeir?o Preto - SP
Posts: 182
Ol?,
Tem diferen?a se voc? usar uma fonte de corrente cont?nua, DC, e uma de corrente alternada, AC. A DC faz marcas de baixo relevo, ela gasta o a?o e voc? tem que colocar o positivo na l?mina e o negativo na pe?a que vai a solu??o. A AC ela ir? fazer uma grava??o escura, s? ir? marcar a l?mina e n?o tem polaridade.
J? inverti a polaridade na grava??o DC, e quando coloco o negativo na l?mina e o positivo na solu??o, n?o gravou.
J? fiz, como experiencia, usando ?gua com sal, tem que colocar bastante sal, e n?o fica muito bom, o melhor ? usar uma solu??o pr?pria para eletro corros?o, e tem para a?o carbono e inox.
Sobre a voltagem, tamb?m usei varias, mas n?o notei muita diferen?a, eu uso uma fonte que fiz, ela ? de 12V e 2A, grava bem, e quando fa?o as grava??es as facas j? est?o temperadas.
Como ? a matriz que voc? usou? A minha ? feita de tela de silk. Eu ainda n?o testei, mas pode usar papel est?ncil em uma impressora matricial sem a fita de tinta, ela ir? picotar o papel e faz umas matrizes descart?veis.
Abra?o.


__________________
Rogerio Savoia
Ribeir?o Preto - SP - Brasil
rogeriosavoia@rsavoia.com.br
www.rsavoia.com.br
Reply With Quote
  #4  
Old 04-16-2013, 04:59 PM
grampolla grampolla is offline
Enthusiast
 
Join Date: Oct 2010
Location: Imbituva-Pr
Posts: 99
Ta?, de repente foi a posi??o dos fios,(polos) que estavam invertidas, quanto a matriz eu fiz com esmalte, transferi de um adesivo maior que ele tinha!!!
Reply With Quote
  #5  
Old 04-16-2013, 06:13 PM
Segantin's Avatar
Segantin Segantin is offline
Enthusiast
 
Join Date: Mar 2013
Location: Osasco SP
Posts: 94
Send a message via MSN to Segantin Send a message via Skype™ to Segantin
Ent?o faz o teste, inverte os fios e testa num peda?o pra ver se da certo

Talvez seja uma dica... tenta fazer tipo um carinbo com uma borracha velha com a sua marca/nome, faz em alto-relevo.
Ai vc passa o esmalte na pe?a e com ele ainda fresco aperta um pouco a borracha onde vai fazer a marca, fica bem padronizado


__________________
Markus Segantin
Osasco-SP
Contatos
Email: vsegantin@hotmail.com
Facebook AQUI
Reply With Quote
  #6  
Old 04-16-2013, 06:42 PM
Rsavoia's Avatar
Rsavoia Rsavoia is offline
Steel Addict
 
Join Date: Oct 2010
Location: Ribeir?o Preto - SP
Posts: 182
Eu fiz v?rios testes e com outros tipos de grava??es tamb?m.
Uma das mais f?cil ? usando aquelas letrasset. Passa as letras na l?mina e fecha o contorno com esmalte ou fita crepe, e coloca percloreto de ferro, deixa +/- de 40 a 60 minutos. Assim ir? ficar e alto relevo.
Se usar caneta para retroprojetor e com um ponteiro fino escreva e use o percloreto, assim ir? ficar em baixo relevo.
Tamb?m pode usar uma impressora a laser e imprimir espelho em um papel couche, recorte a logo prenda na l?mina com fita e usando um pano sobre a marca passe com ferro de passar, espere esfriar. Retire, com cuidado em baixa de ?gua ir? ficar somente a tinta e depois ? s? fazer igual aos outros.
Na eletro corros?o, eu uso um carimbo que em vez de borracha ? uma placa de inox, passo um peda?o de pano e molho na solu??o. Em vez do carimbo, pode usar um cotonete (sem uso rsrsrs). Voc? passa o fio da fonte em torno da haste at? que fique em contato com o algod?o, ? s? molhar e ir passando lentamente sobre a marca.

Abra?os.


__________________
Rogerio Savoia
Ribeir?o Preto - SP - Brasil
rogeriosavoia@rsavoia.com.br
www.rsavoia.com.br
Reply With Quote
  #7  
Old 04-17-2013, 12:02 AM
Segantin's Avatar
Segantin Segantin is offline
Enthusiast
 
Join Date: Mar 2013
Location: Osasco SP
Posts: 94
Send a message via MSN to Segantin Send a message via Skype™ to Segantin
Eu tenho usado o metodo da fonte com o cotonete e tem dado muito certo.

Pra padronizar um pouco a marca, eu peguei uma borracha e fui cortando ela ate ficar s? o que eu queria em alto relevo.
Passo o esmalte na pe?a e em seguida coloco a borracha encima e coloco um pouco de press?o nela, alguns segundos e retiro.
Aguardo o esmalte secar e ja parto pro cotonete

Deve funcionar com carimbo comum depois, vou mandar fazer um e posto aqui se fica bom ou n


__________________
Markus Segantin
Osasco-SP
Contatos
Email: vsegantin@hotmail.com
Facebook AQUI
Reply With Quote
  #8  
Old 04-17-2013, 11:52 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Talking E as cuteleiras???

No lugar do cotonete ser? que elas podem usar o OB??


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #9  
Old 04-17-2013, 12:22 PM
lmaresi's Avatar
lmaresi lmaresi is offline
Enthusiast
 
Join Date: Mar 2012
Location: Praia Grande/SP
Posts: 39
Send a message via MSN to lmaresi Send a message via Yahoo to lmaresi Send a message via Skype™ to lmaresi
E a cuteleira responde!!!

Alguns coment?rios, como este, s?o totalmente desnecess?rios!!!


__________________
Luciana Maresi
Praia Grande/SP
Reply With Quote
  #10  
Old 04-17-2013, 12:34 PM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Sera?

E se tiver que fazer a grava??o e os cotonetes tiverem acabado?
Qual o preconceito?


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #11  
Old 04-17-2013, 07:02 PM
grampolla grampolla is offline
Enthusiast
 
Join Date: Oct 2010
Location: Imbituva-Pr
Posts: 99
Talking

Quote:
Originally Posted by cabete View Post
E se tiver que fazer a grava??o e os cotonetes tiverem acabado?
Qual o preconceito?
exato Cabete, temos que ter um plano "B"
Reply With Quote
  #12  
Old 07-03-2013, 04:16 PM
anterof5's Avatar
anterof5 anterof5 is offline
Member
 
Join Date: Jul 2013
Location: Porto Velho - RO - Brasil
Posts: 14
Thumbs up

Quote:
Originally Posted by Segantin View Post
Eu tenho usado o metodo da fonte com o cotonete e tem dado muito certo.

Pra padronizar um pouco a marca, eu peguei uma borracha e fui cortando ela ate ficar s? o que eu queria em alto relevo.
Passo o esmalte na pe?a e em seguida coloco a borracha encima e coloco um pouco de press?o nela, alguns segundos e retiro.
Aguardo o esmalte secar e ja parto pro cotonete

Deve funcionar com carimbo comum depois, vou mandar fazer um e posto aqui se fica bom ou n?o
Pois gostei da dica, fiz uns testes com esmalte velho (vai por mim, nunca fa?a isso, fica parecendo borracha ? ? ruim pra desenhar em cima) vou ver se tiro uma foto e posto aqui.

Vou fazer um teste com esse m?todo e aplicar na minha primeira faquinha XD
Reply With Quote
  #13  
Old 07-05-2013, 02:37 PM
grampolla grampolla is offline
Enthusiast
 
Join Date: Oct 2010
Location: Imbituva-Pr
Posts: 99
Talking

cara nunca tentei com esmalte velho, geralmente eu pego os da minha mui? e espero um bom tempo para que sequem, ja me ocorreu isso quando nao deixei ele secar corretamente !!!
Reply With Quote
  #14  
Old 07-05-2013, 08:09 PM
Gerson's Avatar
Gerson Gerson is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2006
Location: Campina Grande - PB
Posts: 741
Ol? Mo?ada

Voc?s j? tentaram comprar uma m?scara (com seu nome ou marca) da empresa SINAIS E LETRAS?

N?o tem que carimbar, nem usar esmalte nem nada. Eu uso a mais de 2 anos e continuo a usar sem problema. Uso uma fonte de 12 Volts mas n?o sei qual a amperagem, a marca fica em baixo relevo bem profundo.
Reply With Quote
  #15  
Old 07-09-2013, 07:24 PM
anterof5's Avatar
anterof5 anterof5 is offline
Member
 
Join Date: Jul 2013
Location: Porto Velho - RO - Brasil
Posts: 14
Quote:
Originally Posted by Gerson View Post
Ol? Mo?ada

Voc?s j? tentaram comprar uma m?scara (com seu nome ou marca) da empresa SINAIS E LETRAS?

N?o tem que carimbar, nem usar esmalte nem nada. Eu uso a mais de 2 anos e continuo a usar sem problema. Uso uma fonte de 12 Volts mas n?o sei qual a amperagem, a marca fica em baixo relevo bem profundo.
KKKKKK disseste a palavra m?gica amigo! M?scara... pois eu n?o tinha esquecido que minha primeira profiss?o foi trabalhando com adesivos? Pois, vou fazer um na ploter de corte e aplicar sobre o metal!

?s um g?nio!
Reply With Quote
Reply

Tags
a?o, cnc, faca, l?mina


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump

Similar Threads
Thread Thread Starter Forum Replies Last Post
Grava??o por eletro-corros VictorCoelho SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 10 06-18-2008 02:11 PM
Cunho da Marca dzucherato SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 11 01-27-2008 07:51 AM
Alerta de corros Duque SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 5 09-21-2007 12:03 AM
Corros?o de metais ldgvoyage SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 4 08-25-2005 01:53 PM
Minha nova marca Ivan Campos SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 3 06-07-2005 11:16 PM


All times are GMT -5. The time now is 11:46 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved