MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 10-03-2013, 11:50 AM
valterfsj valterfsj is offline
 
Join Date: Oct 2013
Posts: 2
Por onde come?ar

Ol?, venho por meio deste requisitar a ajuda para a confec??o de minha primeira faca.
Eu estudo Eng. Mec?nica no IFSul, e estou pensando em fazer uma faca para aprendizado nas t?cnicas de encruamento, recozimento, t?mpera, austenitiza??o, martensitiza??o...

Pensando nisso, lembrei-me que no pr?ximo semestre terei a cadeira de Projeto Integrador, e como estudei somente materiais at? agora, gostaria de fazer uma bela faca. Para n?o fazer feio, penso que seria uma boa, este semestre, fazer uma faca teste, para aprendizagem.

Meu conhecimento nessa ?rea ? limitado ao te?rico. Sei que um bom a?o para esse fim seria o 5160(mais conhecido como mola de kombi, fusca...) ou 1090-1070 mas s?o mais f?ceis de estragar.

Penso em fazer uma faca ou um punhal m?dio(que eu possa levar para meus acampamentos e mostrar os frutos de meu estudo kkkk)

Disponho dos mais variados tipos de ferramentas, visto que estudo numa faculdade cujo campus ? espec?fico para Eng Mec?nica, T?cnico Mecanico, Tecn?logo Mec?nico...

Tenho a minha disposi??o:

Torno
Fresa
Furadeira de Bancada
Prensa Hidr?ulica(Consegue aplica 10-15ton de press?o)
Martelo Hidr?ulico
Serra Hidr?ulica
Forno el?trico (Mufla - atinge 1200 ?C, mas ele tem uma taxa de aquecimento bem baixa(eu acho))
Morsas
Bancadas
Martelos
Instrumentos de medi??o
Serras Manuais
Fluido de corte
Fluido de Arrefecimento
Material para soldagem(n?o fui ainda ver o que h? de material, pois passo meu tempo livre no lab de Usinagem, mesmo estando arrecem cursando Fundamentos de Usinagem)
Etc

? possivel comprar somente uma barra de uma kombi ou preciso comprar o feixe inteiro?

Devo iniciar como? Por desbaste ? mais facil? Ou devo fazer por forja?
S?o muitas perguntas, mas gostaria de aprender bem, fotografarei as etapas e ap?s tentarei montar um artigo explanando como ? o preparo e al?m de apresentar em algum futuro evento, colocarei aqui como um tutorial.
Reply With Quote
  #2  
Old 10-12-2013, 12:42 PM
Sergio Segre Sergio Segre is offline
Enthusiast
 
Join Date: Jun 2004
Posts: 73
Me parece que voc? dever? fazer a faca por desbaste. Com um forno el?trico levaria muito tempo para forjar. Provavelmente o a?o 5160 poder? ser obtido gratuitamente em algum posto de molas para caminh?es, recozido no forno el?trico, usinado na fresadora e com a lima etc.
Boa sorte
Sergio Segre
Reply With Quote
  #3  
Old 10-28-2013, 10:25 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Hist?rico do Forum

Valter,
Veja o ?ltimo t?pico nesta ?rea do forum, o Hist?rico deste forum. L? encontrar? tudo que conversamos por aqui de 2002 e com certeza todas suas d?vidas j? foram debatidas. Depois que navegar bastante por l?, satisfazer suas d?vidas atuais e ganhar novas volte a nos procurar que teremos grande prazer em auxili?-lo.
Informe sua cidade tamb?m para localizarmos se tem algum cuteleiro forjador por perto assim quando chegar a hora poder? pedir socorro pois forjar sem ver algu?m fazendo ? meio complicado.
Bom estudo.
Bom trabalho.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #4  
Old 11-19-2013, 04:45 AM
valterfsj valterfsj is offline
 
Join Date: Oct 2013
Posts: 2
Agrade?o as respostas e venho adicionar algumas outras informa??es.
Moro em Canoas-RS(Grande Porto Alegre)
Li bastante do f?rum e de outros f?runs, por?m em rela??o a forja estou um pouco perdido.

Ontem, montei um roteiro de faca por desbaste e conversei com professores sobre isso. Todos me explicaram que h? viabilidade de fazer, por?m, com uma t?mpera + - (deveria procurar uma empresa para fazer a t?mpera para mim) e que n?o seria o ideal fazer desbastada e sim forjada.

Conforme eu j? havia estudado, realmente o forjamento deve, em teoria, fazer facas muito melhores.
Por conta do encruamento, tensionamento interno, gr?os menores(logo maior densidade de contornos de gr?o), etc.

Ent?o, devo esquentar at? o vermelho cereja e descer o martelo para conformar no formato da faca, depois lixa??o, polimento e acabamento?(Sem T?mpera e Revenimento)
Iria fazer a metalografia a cada parte do processo, e no fim comparar com uma faca artesanal feita por algu?m experiente e com uma faca moderna industrializada.

Quote:
Faca por desbaste:
  1. Design da Faca
    • Comprimento a gosto
    • N?o muito larga, pois gasta muito a?o e pode fazer ficar sem muita usabilidade.
    • Deixar local para fazer o punho, ret?ngulo da mesma espessura da faca onde se colar? e rebitar-se-? a madeira ou outro material que pode ser feito em l?minas.
    • Fazer um molde de papel/papel?o do desenho da faca
  2. Material
    • Escolher o A?O.
      • Prefer?ncia 5160
      • N?o usar inox, muito dif?cil de trabalhar.
      • Outras op??es s?o o SAE 51200, 1090, 1070.
    • Conseguir uma l?mina, ou chapa, de ?? ou 1/8? de espessura e mais larga que a faca.
    • Material do punho
    • Desenhar a faca, com caneta permanente, na chapa.
  3. Usinagem
    • Cortar um ret?ngulo em torno do desenho da faca.
    • Esmerilhar at? atingir o formato final
      • Com cuidado para n?o errar, pois estraga toda a faca.
      • Delicadeza no final.
      • N?o esquecer onde ficar? o fio, preparar para afiar.
    • Fazer a fura??o nos pontos do punho.
    • Lixar TODA a faca, at? lixa de cerca de 220.
      • Ao se mudar a lixa, mudar a dire??o de trabalho.
  4. T?mpera
    • Selecionar a fonte de calor.
      • Forno
      • Forja
      • Lata com ma?arico
      • Churrasqueira
      • Etc.
    • Preparar um recipiente com ?leo de motor suficiente para submergir toda a faca.
      • Opcional: Colocar 6% diesel
      • Aquecer at? 70?C
    • Esquentar a faca inteira at? ficar na cor VERMELHO CEREJA.
      • Im? para de funcionar ao chegar nessa temperatura
      • N?o passar muito desse ponto, pois estraga.
    • Deixar a faca esfriar no ar/caixa com cinzas.
    • At? voltar a cor escura
    • Repetir o passo ?C? e ?D? 3 VEZES
    • Repetir o Passo ?C? e submergir totalmente a faca no recipiente com ?leo aquecido.
      • CUIDADO! Pegar? fogo.
      • Colocar a faca firmemente com a ponta para baixo
      • N?o movimentar
      • Deixar esfriar at? o fim
  5. Testar a l?mina
    • Passar uma lima no fio ela deve fazer barulho agudo e n?o comer material.
      • Caso falhe no teste, repetir item 4.
  6. Revenimento
    • Lixar a faca para retirar a carepa.
      • Pelo menos um lado completo.
    • Ligar o forno el?trico a 180-200?C
      • Colocar a faca durante 1 hora
    • Retirar a faca e deixar esfriar no ar
      • Deve ficar amarelada.
      • Caso n?o fique amarelado, repetir.
    • Lixar at? acabamento final da lamina.
      • i. Polir se necess?rio
  7. Montar o Punho
    • Montar duas ripas sim?tricas para o punho.
      • Bem lixadas
      • Furadas um pouco mais finas que a faca.
    • Colar sanduiche Madeira-Faca-Madeira com EPOXY
      • Deixar descansar ao menos 1 noite
      • Prensadas
    • Colocar pinos/rebites por press?o
    • Lixar, fazer acabamento final no punho.
  8. Afia??o
    • Umedecer, com ?leo de corte, o lado rugoso uma pedra de afiar grande.
    • Fazer movimento de corte com a l?mina inclinada 20? em rela??o ao plano horizontal da pedra
    • Repetir o passo ?B? na parte de gr?os finos da pedra.
      • Isso d? a afia??o final da faca


Reply With Quote
  #5  
Old 11-27-2013, 07:42 PM
LMatos LMatos is offline
 
Join Date: Nov 2013
Posts: 1
Cuteleiro Belo Horizonte

Quote:
Originally Posted by cabete View Post
Valter,
Veja o ?ltimo t?pico nesta ?rea do forum, o Hist?rico deste forum. L? encontrar? tudo que conversamos por aqui de 2002 e com certeza todas suas d?vidas j? foram debatidas. Depois que navegar bastante por l?, satisfazer suas d?vidas atuais e ganhar novas volte a nos procurar que teremos grande prazer em auxili?-lo.
Informe sua cidade tamb?m para localizarmos se tem algum cuteleiro forjador por perto assim quando chegar a hora poder? pedir socorro pois forjar sem ver algu?m fazendo ? meio complicado.
Bom estudo.
Bom trabalho.
Ol?,

sou de Belo Horizonte e come?o a me interessar pela arte da cutelaria. Por acaso conhe?em algum cuteleiro forjador aqui por perto?

Abs

Leo
Reply With Quote
Reply

Tags
5160, a?o, a?o 5160, cutelaria, desbaste, design, faca, forja, knife making, knife tutorial, material, motor, primeira, primeira faca, sbc, tutorial


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump

Similar Threads
Thread Thread Starter Forum Replies Last Post
Como come?ar a fazer facas - Ajuda Felipeer SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 19 06-19-2012 02:06 PM
Come?ar ? complicado... Hyotheangel SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 28 05-06-2010 02:04 PM
Cutucar e cortar ? s? come?ar, by Tio Meira S.Meira SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 18 05-03-2007 08:38 PM
Pronto para come?ar! Chico Queiroz SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 3 03-16-2006 07:29 PM
Preciso de ajuda para come?ar Hall Maru SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 5 02-03-2005 11:33 PM


All times are GMT -5. The time now is 05:20 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved