MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 04-06-2013, 07:33 PM
Francisco Francisco is offline
Member
 
Join Date: Nov 2011
Posts: 26
Primeira faca

Vou postar aqui as fotos da minha primeira faca. Na verdade a primeira depois de muitas tentativas frustradas, derretendo, quebrando, rachando, empenando, entre outras cagadas.
? uma faca de capa de roalmento, com uns 4mm de espessura e uns 21 cm de comprimento com o cabo.
O cabo ? de ita?ba e osso, com pinos em inox, eu acho.
Tem muitos defeitos nessa faca, nao quis lixar as imperfei??es da forja pra nao deixar a l?mina muito fina, deixei como se fosse um tipo de "brute de forge", se ? que se pode chamar assim...
O que conta pra mim ? ter a pe?a finalizada, e agora na pr?xima estou corrigindo os erros velhos e descobrindo novos erros, e assim vai indo. O meu maior problema ? achar TEMPO pra me dedicar nessa atividade.
Vou tentar colocar 2 fotos aqui, podem criticar a vontade.




Attached Images
File Type: jpg DSCN7083.JPG (294.6 KB, 214 views)
File Type: jpg DSCN7086.JPG (215.3 KB, 197 views)
Reply With Quote
  #2  
Old 04-09-2013, 12:05 AM
Segantin's Avatar
Segantin Segantin is offline
Enthusiast
 
Join Date: Mar 2013
Location: Osasco SP
Posts: 94
Send a message via MSN to Segantin Send a message via Skype™ to Segantin
Ficou muito bonita Francisco.

A combina??o madeira+osso ficou perfeita na minha opini?o.

S? uma pergunta, o cabo ? full tang? se for acho que os pinos est?o numa "distribui??o" desproporcional, dia ter colocado o primeiro(perto do osso mesmo) e o segundo mais pro final do cado e derrepente um terceiro pino no final.
Agora se for s? metade (meia tang se ? que pode chamar assim) o primeiro pino podia ter ido mais pra frente(mais perto do osso) e manter o segundo onde esta.

S?o s? opini?es, afinal a faca ? sua


__________________
Markus Segantin
Osasco-SP
Contatos
Email: vsegantin@hotmail.com
Facebook AQUI
Reply With Quote
  #3  
Old 04-12-2013, 01:27 PM
Francisco Francisco is offline
Member
 
Join Date: Nov 2011
Posts: 26
Valeu segantin! Obrigado por expor suas opni?es sobre a faca! ? fulltang sim. Eu cheguei a fazer os furos como vc mencionou, mas na hora de fazer a colagem eu resolvi mudar e colocar os 2 pinos na frente e s? pra ver como ficava.. achei que seria uma forma de testar algo diferente do usual, e at? que nao ficou feio, s? que da esta impress?o de ser desproporcional mesmo.
Valeu, abra?o!
Reply With Quote
  #4  
Old 04-12-2013, 03:25 PM
Segantin's Avatar
Segantin Segantin is offline
Enthusiast
 
Join Date: Mar 2013
Location: Osasco SP
Posts: 94
Send a message via MSN to Segantin Send a message via Skype™ to Segantin
Mas ai tem um porem Francisco.

O uso da faca!

Se for uma faca que n?o vai sofrer grandes impactos, cortar algo muito espesso que precise por muita for?a no cabo ou decorativa ela esta perfeita.

Agora ser for usar em um trabalho mais pesado talvez o refor?o dos pinos no final do cabo fa?am um pouco de falta

Mas como disse, a faca e sua hehe

Ab


__________________
Markus Segantin
Osasco-SP
Contatos
Email: vsegantin@hotmail.com
Facebook AQUI
Reply With Quote
  #5  
Old 04-12-2013, 05:01 PM
Gerson's Avatar
Gerson Gerson is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2006
Location: Campina Grande - PB
Posts: 741
Ol? Francisco

Seja bem vindo ? nossa confraria.
A primeira faca tem a principal fun??o de dar inicio ao vicio mais ben?fico que possa existir.
Como voc? mencionou que vai corrigir os erros antigo. fa?a o seguinte: Esque?a as capas de rolamento (pelo menos nesse inicio) e procure o a?o 5160. Ele ? o a?o do aprendiz. Ele tolera nossos primeiros erros, aprimora a nossa m?o do martelo, ? tolerante na t?mpera, e d? uma faca excelente.
Minha sugest?o ? refa?a essa mesma faca s? que com o 5160 e sinta a diferen?a. Perceber?s que os erros n?o s?o t?o terr?veis assim.
Reply With Quote
  #6  
Old 04-13-2013, 10:58 AM
Francisco Francisco is offline
Member
 
Join Date: Nov 2011
Posts: 26
Obrigado pela dica Gerson!
J? estou com outra faca em andamento que ? de mola de D-10, me disseram que ? 5160, e realmente ? muito melhor de se trabalhar! Ja fiz a t?mpera e o revenimento, e nesta eu tentei fazer um efeito brute de forge proposital, infelizmente quase nao me sobra tempo para terminar ela, mas assim que estiver pronta vou postar fotos! Como vc disse, ? um v?cio mesmo, s? que os vizinhos nao devem gostar muito.. hehe
Segantin, nao sei qual vai ser o uso da faca, dei ela para o meu pai, e acho que ele vai guardar ou usar para servi?os leves! Na proxima vou distribuir melhor os pinos para poder usar ela no servi?o mais pesado!
Abra?o!
Reply With Quote
  #7  
Old 04-13-2013, 08:04 PM
mbitten's Avatar
mbitten mbitten is offline
Skilled
 
Join Date: May 2007
Location: ALVORADA-RS
Posts: 482
Send a message via AIM to mbitten
Gostei, saiu do comum, PARAB?NS.


__________________
MARCIO BITTENCOURT[SIZE="2"]-[EMAIL="mbcuteleiro@hotmail.com"]http://knifenetwork.com/forum/album.php?albumid=20
Reply With Quote
  #8  
Old 04-17-2013, 12:05 PM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Tamb?m gostei.

Voc? inovou nos pinos e isto d? personalidade ? sua pe?a. O problema t?cnico dos esfor?os n?o creio que seja cr?tico pois a l?mina ? pequena e faz pouca alavanca mas voc? pode manter sua est?tica do casal de pinos e n?o comprometer a parte t?cnca, basta colocar pinos escondidos mais ? frente e mais atr?s. Fura o cabo por dentro mas sem vazar o furo para que fique escondido dentro do cabo e tenha o efeito estrutural desejado.

No meu in?cio na cutelaria perd? algumas l?minas por deix?-las finas demais comprometendo o projeto inicial como ocorreu em seu caso e como vem ocorrendo com um amigo e aluno por aqui na minha oficina.

Eu resolv? isto de uma vez por todas fazendo no mesmo dia tr?s l?minas iguais, uma ap?s a outra. Na primeira comet? todos os erros, na segunda eliminei alguns e na terceira acertei em tudo e aprend? muito com este exerc?cio onde logo na sequ?ncia eu tinha a oportunidade de corrigir minhas falhas.

Parab?ns pelo in?cio e mantenha sempre esta criatividade e experimentalismo que s?o muito importantes nas artes.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #9  
Old 04-18-2013, 08:58 PM
nzardo nzardo is offline
 
Join Date: Nov 2012
Posts: 8
Ficou muito bonita !!!! Parab?ns pelo trabalho.
Reply With Quote
  #10  
Old 04-19-2013, 10:29 PM
Segantin's Avatar
Segantin Segantin is offline
Enthusiast
 
Join Date: Mar 2013
Location: Osasco SP
Posts: 94
Send a message via MSN to Segantin Send a message via Skype™ to Segantin
Francisco,

Talvez essa ajude vc.
Eu tive o mesmo problema desses "furinhos" no dorso da faca, resolvi deixando o dorso um pouco mais espesso e retirando o excesso na lima/lixadeira/esmeril


__________________
Markus Segantin
Osasco-SP
Contatos
Email: vsegantin@hotmail.com
Facebook AQUI
Reply With Quote
  #11  
Old 04-20-2013, 07:18 PM
Francisco Francisco is offline
Member
 
Join Date: Nov 2011
Posts: 26
Marcio e nzardo muito obrigado, os coment?rios de vcs servem de incentivo para que eu termine minha proxima faca e siga com novos projetos!

Cabete, sobre esses pinos escondidos, eu tive esta ideia, depois de ter colado e finalizado o cabo.. fiquei preocupado com a parte do osso, que nao tem pino nenhum, apenas a cola passando de um osso para o outro por dentro de um furo no cabo.. ser? que dura?? o osso tbm esta colado atraves de ranhuras que fiz com uma lima onde ele econsta na madeira por dentro (ranhuras na madeira tbm). n?o sei quanto tempo vai durar o osso colado deste jeito..

nesta pr?xima faca que estou fazendo tive os mesmos problemas no dorso com esses "furinhos" da forja, mas acho que desta vez ? pq eu peguei um peda?o de mola muito enferrujado e ja meio corro?do, para disfar?ar sem lixar deixando a pe?a fina eu fiz uma textura "brute de forge" com um pequeno martelo com uma cabe?a de "bola".. particularmete, acho muito bonito este tipo de efeito.. para n?o ter riscos com a tra?ao do cabo ( j? que ? uma faca para o uso pesado) estou colocando 10 pinos e ja me arrependi, pq ? uma dor de cabe?a alinhar o ?ngulo de tantos furos perfeitamente com a pouca pr?tica de aprendiz.

em algumas semanas vou ter fotos da nova cria, estou ansioso para finaliza-la, tempo ? o que me falta!

Abra?o, obrigado pelos comentarios!
Reply With Quote
  #12  
Old 04-23-2013, 02:02 PM
Francisco Francisco is offline
Member
 
Join Date: Nov 2011
Posts: 26
Quote:
Originally Posted by Segantin View Post
Francisco,

Talvez essa ajude vc.
Eu tive o mesmo problema desses "furinhos" no dorso da faca, resolvi deixando o dorso um pouco mais espesso e retirando o excesso na lima/lixadeira/esmeril
segantin, vou fazer isso nas pr?ximas, tirar com a esmerilhadeira e depois na lixadeira! tbm acho que estou esquentando demais o metal, talvez por isso estejam se formando esses buracos..
Reply With Quote
  #13  
Old 04-23-2013, 03:49 PM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Se o osso "cola" ou n?o depende da idade.

Ja avisei minha sogra: se quebrar algo eu mando sacrific?- la!!
Mas falando da faca, como ? a?o carbono o cr?tico ? se houver entrada de agua sob o osso. Enferruja e na ferrugem nada se segura.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #14  
Old 04-23-2013, 05:29 PM
Segantin's Avatar
Segantin Segantin is offline
Enthusiast
 
Join Date: Mar 2013
Location: Osasco SP
Posts: 94
Send a message via MSN to Segantin Send a message via Skype™ to Segantin
Quase perdi 3 laminas por causa desses "furinhos" hj.

Forjei as 3 ontem e deixei pra lixar hj, s? n?o esperava que estavam t?o profundos
As 3 v?o ter que ficar num estilo brute de forja polido hehe, ainda bem que eram facas pra casa mesmo e todos gostaram.

E um casalzinho que saiu semana passada eu vou postar as fotos mais tarde.

Ab


__________________
Markus Segantin
Osasco-SP
Contatos
Email: vsegantin@hotmail.com
Facebook AQUI
Reply With Quote
  #15  
Old 04-26-2013, 03:48 PM
Nereu Nereu is offline
Member
 
Join Date: Aug 2012
Location: Gravatai RS
Posts: 15
Send a message via MSN to Nereu
ola francisco bela faca mas tenho uma pergunta passou algum verniz ou anelina no cabo para deixa-lo desa cor meio avermelhada porque o itauba tende a ser escuro pra n?o dize preto
Reply With Quote
Reply

Tags
5160, abs, a?o, a?o 5160, cutelaria, faca, forge, forja, full tang, knife, l?mina, man, tang, tanto


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump

Similar Threads
Thread Thread Starter Forum Replies Last Post
Primeira Faca Do Ano FABIO SOUZA SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 12 01-07-2009 04:01 AM
primeira faca EDESIEL SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 10 08-18-2007 11:44 AM
Primeira Faca!! DJobim SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 26 08-16-2007 09:42 PM
Primeira Faca gcassetari SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 3 02-20-2005 08:14 AM
Primeira Faca chuky_cps SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 5 12-13-2004 04:54 AM


All times are GMT -5. The time now is 06:31 PM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved